Arqueólogos descobrem novas evidências do êxodo hebreu perto do rio Jordão

Evidências históricas para o relato bíblico do Êxodo podem estar localizadas em um local próximo ao rio Jordão, de acordo com uma descoberta recentemente anunciada.

Êxodo, o segundo livro da Bíblia, tem sido um assunto de muito debate sobre a sua precisão histórica, como alguns estudiosos têm questionado a alegação de que os antigos israelitas imigraram do Egito durante esse período de tempo.

No entanto, na localidade de Khirbet el-Mastarah, no Vale do Jordão, os arqueólogos Ralph K. Hawkins e David Ben-Shlomo disseram que há evidências de ruínas de um povo nômade que se acredita serem os hebreus vindos do Egito.

Ben-Shlomo disse em comentários citados pelo jornal britânico Daily Express, na terça-feira, que as ruínas oferecem possíveis evidências para o relato bíblico.

“Nós não provamos que esses campos são do período dos primeiros israelitas, mas é possível”, observou Ben-Shlomo.

“Se forem, isso pode se encaixar na história bíblica dos israelitas vindos do leste do rio Jordão, depois cruzando o rio Jordão e entrando na região montanhosa de Israel mais tarde”.
Ben-Shlomo e Hawkins tiveram suas descobertas publicadas na edição de julho / agosto de 2018 da Biblical Archaeology Review, observando que as ruínas parecem datar da Idade do Ferro, que seria na época do Êxodo.

Em comentários feitos à Sociedade de Arqueologia Bíblica durante o verão, Ben-Shlomo e Hawkins disseram que suas descobertas vieram da pesquisa realizada no verão de 2017.

Em Khirbet el-Mastarah, encontraram, entre outras coisas, ruínas de pedra e fragmentos de cerâmica que datam da Idade do Bronze Final (1400–1200 aC) ou da Idade do Ferro (1200–1000).

“Até o final de nossa temporada de 2017, ficamos impressionados com a fascinante imagem que começou a surgir no Vale do Jordão, uma região que até recentemente era praticamente desconhecida arqueologicamente”, disseram Ben-Shlomo e Hawkins.

“Dentro de um intervalo de apenas alguns quilômetros, poderemos ver a evolução do início de Israel de uma cultura de escala doméstica [em Khirbet el-Mastarah] para uma cultura de escala política [em Khirbet ‘Auja el-Foqa] “

O já mencionado Khirbet ‘Auja el-Foqa foi identificado por pesquisadores da antiga cidade de Ataroth, conforme mencionado em Josué 16:5.

Com informações The Chrisian Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário