Persépolis - Centro Cerimonial do Império Persa

 

Persépolis

Centro Cerimonial do Império Persa

O Coração da Pérsia

A cidade de Babilônia pode ter sido o centro administrativo do Império Aquemênida, mas o verdadeiro centro da nação residia em Persépolis. A construção da cidade começou em algum lugar entre 520 e 515 aC, durante o reinado de Dario I. Ela viria a ser admirada como uma das maravilhas arquitetônicas do mundo e o auge da obra aquemênida.

O Tesouro

Persépolis era uma cidade imensamente rica com um tesouro adequadamente maciço. Isso se devia em parte à celebração anual do Dia de Ano Novo, quando oferendas de tributo seriam trazidas ao rei reinante. Infelizmente, Alexandre, o Grande, fugiu com a maior parte do saque armazenado aqui, deixando pouco para os arqueólogos descobrirem.

Palácio de Xerxes

Embora Dario tenha sido o responsável pela fundação de Persépolis, foi seu filho Xerxes que realmente a tornou uma maravilha arquitetônica, expandindo alguns dos projetos de construção de Dario e iniciando muitos de sua autoria. Apropriadamente, o próprio palácio privado de Xerxes era impressionante tanto pelo seu tamanho como pela qualidade dos seus materiais.

A Apadana

Das várias salas de audiência da cidade, a Apadana foi uma das primeiras a iniciar a construção. Dario morreu antes que pudesse ser concluído e Xerxes assumiu o projeto. Ao todo, levou cerca de 30 anos para que este magnífico salão fosse concluído, e nenhuma estrutura posterior em Persépolis jamais rivalizou com seu escopo.

Relevos Apadana

Persépolis é talvez mais conhecida agora por seus relevos impressionantes, sendo os mais significativos aqueles que decoram a escadaria oriental da Apadana. Aqui, numerosas delegações estrangeiras são mostradas trazendo homenagem ao rei, cada uma retratada com roupas e bens distintos. Nesta foto, por exemplo, um dignitário armênio de turbante é mostrado carregando uma embarcação ornamentada.

Tumba Real

Embora vários dos reis aquemênidas tenham sido enterrados no vizinho Naqsh-e Rostam , dois túmulos foram encontrados com vista para o terraço. Acredita-se geralmente que pertencem a Artaxerxes II e III, mas os dois túmulos são tão semelhantes que é difícil dizer qual túmulo pertence a qual rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário