Lyon, Lyon moderno
Milênios de História
A moderna cidade de Lyon se espalha pela área onde os rios Saône e Rhône se encontram. Esta área parece ter sido ocupada desde antes da Idade do Ferro, e no período romano era conhecida como Lugdunum. Depois que os romanos assumiram o controle desta região no século I aC, a cidade de Lugdunum tornou-se a capital da nova província romana. Rapidamente se tornou um grande centro urbano, com intenso tráfego fluvial e comércio dando-lhe um caráter multicultural.
O Aqueduto Gier
Ao longo da vida de Lugdunum, quatro aquedutos diferentes foram construídos, provavelmente para acomodar uma população em expansão. Os restos fotografados aqui são uma seção do Aqueduto Gier, que é o mais bem preservado dos quatro. Esses restos em pé e acima do solo do Aqueduto Gier representam apenas uma porção relativamente pequena do que era um sistema de 85 km de comprimento, mais da metade do qual era subterrâneo.
O teatro
Apesar de ser um teatro romano, essa estrutura foi construída em um estilo mais associado aos gregos, sendo construída na lateral de uma encosta e não autônoma. Este pode ser um produto da sua antiguidade, pois este teatro é o mais antigo exemplar conhecido na região, com o seu primeiro palco datado de finais do século I aC. No entanto, seu estado atual é em grande parte o produto da reconstrução do século XX; a estrutura original foi quase completamente destruída pelos antigos esforços das pedreiras.
Os Mártires de Lyon
Lyon é considerada a cidade cristã mais antiga da França. A área sofreu um intenso episódio de perseguição em 177 dC, e foi durante este evento que Potinus (o primeiro bispo de Lyon) e outros 47 santos foram martirizados. Este vitral retrata um desses mártires: uma escrava chamada Blandina. Ela é geralmente retratada com animais selvagens, tendo sido lançada a eles no final de seu cativeiro.
O anfiteatro dos três gauleses
O anfiteatro de Lugdunum, o Anfiteatro dos Três Gauleses, foi construído em 19 dC. Seu nome vem da conexão da estrutura com o culto de Roma e Augusto. Não era um exemplo particularmente grande de um anfiteatro em sua primeira fase, com capacidade para menos de 2.000 espectadores. (Isso foi expandido para 20.000 no século 2.) Este anfiteatro é mais famoso por sua associação com a perseguição de 177 dC, pois acredita-se que pelo menos alguns dos 48 mártires foram executados aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário