Chogha Zanbil - Um zigurate elamita

 Chogha Zanbil

Um zigurate elamita

Dur Untash

Chogha Zanbil fica a cerca de 30 km a sudeste de Susa , na província de Khuzestan. É considerado pela UNESCO o exemplo mais bem preservado de um zigurate de pirâmide escalonada. Foi originalmente chamado Dur Untash em homenagem ao rei elamita Untash-Napirisha, que começou a construí-lo por volta de 1250 aC.

As Fortificações

O zigurate central e seus templos circundantes eram cercados por três paredes concêntricas, com portões como este permitindo a entrada nas áreas internas. Mas mesmo essas fortificações redundantes não foram suficientes para deter o rei assírio Assurbanipal, que destruiu o local em 640 aC.

Templos Auxiliares

Embora as duas divindades adoradas no zigurate aparentemente ocupassem um lugar de destaque especial, os elamitas adoravam muitos outros deuses nos vários templos do complexo. A estrutura retratada aqui é uma das três que ficam a noroeste do zigurate; eles foram dedicados às divindades Ishniqarab, Kiririsha e Napirisha.

Escadas Zigurate

Em cada lado do zigurate, uma grande escadaria dá acesso aos níveis superiores da estrutura. A estrutura era originalmente mais que o dobro de sua altura atual, e no nível superior os visitantes encontrariam um par de templos dedicados às duas divindades mais importantes de Chogha Zanbil: Inshushinak e Napirisha.

Inscrições Elamitas

Pesquisadores descobriram milhares e milhares de tijolos inscritos em Chogha Zanbil. De facto, a fachada exterior do zigurate tem uma linha de tijolos inscritos a cada dez fiadas, envolvendo todo o seu exterior com informações sobre a origem da cidade e os deuses que ali eram cultuados.

Marco antigo

Por causa de sua localização na estrada entre Susa e Persis, esse marco seria familiar para muitos viajantes - incluindo Ciro e Alexandre, o Grande. No momento em que o viram, no entanto, Chogha Zanbil já era uma casca em ruínas e abandonada de sua antiga glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário