Naqsh-e Rostam - A Necrópole Real

 Naqsh-e Rostam

A Necrópole Real

Um enterro no penhasco

Ao norte de Persépolis há um imponente conjunto de túmulos esculpidos na rocha, conhecido agora como Naqsh-e Rostam. A maioria dos reis aquemênidas foram enterrados aqui, começando com Dario I. Seu filho Xerxes I e seu neto Artaxerxes I seguiram seu exemplo. Até o usurpador Dario II escolheu ser enterrado aqui, dando continuidade à tradição.

Tumba de Dario I

Os túmulos são todos de estilo semelhante, com a entrada da câmara funerária cercada por relevos. A análise sugere que esses relevos foram originalmente pintados. A tumba retratada aqui pertence a Dario I; aliás, o seu é o único túmulo a ter uma inscrição que nomeia explicitamente o ocupante.

Relevos Reais

O painel superior de cada fachada do túmulo mostra o rei de pé sobre uma plataforma escalonada. Esta plataforma fica em uma base apoiada por 28 figuras, que simbolizam as 28 nações do Império Aquemênida.

Imagens da Investidura Sassânida

Vários relevos em Naqsh-e Rostam datam muito mais tarde que os túmulos, pertencentes ao século III dC. Este exibe imagens de investidura semelhantes aos famosos relevos de Bishapur. Ardashir I (224–242 d.C.) é retratado aceitando um anel real de Ahuramazda, o deus zoroastriano.

Torre Kabah-i Zardusht

Uma torre misteriosa fica perto das falésias, aparentemente construída no início do século VI aC. Pode ter funcionado como um templo de fogo, ou pode ter sido outro túmulo. De qualquer forma, mais tarde foi embelezado com uma inscrição de Shapur I, detalhando suas vitórias sobre Roma.

Altares de fogo

Altares de fogo como esses eram usados ​​para manter um fogo sagrado, possivelmente em uma tigela de metal ou barro. Os fogos sagrados foram significativos na religião persa desde a dinastia aquemênida até o período sassânida. Eles são geralmente associados à religião zoroastrista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário