Reflexão do dia - Evangelho segundo Mateus 4:1-11

O relato do evangelista é marcado por forte simbologia e está intrinsecamente relacionado ao relato do batismo. João havia anunciado Cristo como o Messias, em sua pregação e no batismo o Espírito Santo desceu sobre Jesus e o próprio Pai o declarou como o seu Filho. E como filho amado do pai permanecerá fiel aos propósitos do Pai, rejeitando todas as propostas que não condizem com os valores do Reino, sintetizadas aqui pelas três tentações apresentadas pelo diabo. Portanto, temos aqui um ensinamento a toda a comunidade cristã de como deve agir e resistir ao mal quem se deixa conduzir pelo Espírito Santo.

“O Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, sentiu fome” (Mateus 4.1-2). 👉👉Aqui, o deserto não é um indicativo geográfico, mas teológico. A ida de Jesus ao deserto, em primeiro lugar, indica que ele está inserido na história do povo de Israel e, portanto, estará sujeito aos mesmos riscos pelos quais Israel passou, desde a saída do Egito até a conquista da terra. Logo, também o caminho de Jesus até a conquista do reino por ocasião de Sua ascensão será marcado por riscos, perigos e provas, uma vez que Ele é verdadeiramente ser humano, assumiu a humanidade em todas as suas dimensões e implicações.

O deserto é um lugar que apresenta privações e perigos, mas também é também o lugar ideal para o bom relacionamento com Deus, por isso, quando o povo demonstrava infidelidade, os profetas apresentavam a necessidade de retornar ao deserto. Aquele que tem a sua vida conduzida pelo Espírito não está imune aos perigos da vida. O autor das tentações é o diabo, a antiga serpente , ele representa tudo o que se opõe à concretização do Reino de Deus e ao caminho de Jesus. Logo, o diabo não é uma pessoa ou um ser específico, mas todo percalço posto diante dos objetivos de Deus, muitas vezes é a própria estrutura das comunidades cristãs que teimam em ofuscar o Evangelho.

Toda a vida de Jesus foi marcada pela prova e, assim, é também a vida da comunidade cristã, a Igreja não pode, em momento algum da história aceitar qualquer benefício ou apoio, principalmente quando ofertado pelos detentores do poder.

“Então, o tentador aproximou-se e disse a Jesus: “Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães! Mas Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 3-4) 👉👉A primeira tentação diz respeito à maneira como nos relacionamos com as coisas e á lógica do consumismo e satisfação dos desejos. Embora faminto, Jesus percebe que não é suficiente saciar-se de pão naquele momento, pois a vida pede muito mais do que pão, uma vida plena e digna depende de todos os valores do Reino contidos na Palavra que sai da boca de Deus.

“Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo, e lhe disse: “Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo! Porque está escrito: ‘Deus dará ordens aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, mas para que não tropeces em alguma pedra’. Jesus lhe respondeu: ‘Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus” (Mateus 5-7) 👉👉 A segunda tentação chama a atenção para a relação com Deus, Jesus rejeito o Deus pregado pelo templo. O Deus de Cristo não é aquele que distribui anjos por todas as partes para guiar e proteger os seus filhos "bons" e castigar os "maus", como afirmava a religião da época e a de hoje.

“Novamente, o diabo levou Jesus para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória, E lhe disse: “Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar”. Jesus lhe disse: ‘Vai-te embora, Satanás, porque está escrito: ‘Adorarás ao Senhor, teu Deus, e somente a ele prestarás culto” (Mateus 8-10). 👉👉 A terceira tentação diz respeito à relação com o próximo, sobretudo quanto à maneira de conceber como exercemos o poder e o domínio sobre o outro. Para decepção dos religiosos Jesus de Nazaré se apresentou como messias servo e sofredor, rejeitando toda e qualquer forma de poder, pois, mesmo que esse seja exercido em nome de Deus( Deus acima de todos e outros chavões políticos) ele será sempre de origem diabólica, uma vez que impede a concretização de uma fraternidade universal. jesus anuncia um Reinomarcado pelo amor, pelo serviço, a justiça e a fraternidade.

“Então o diabo o deixou. E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus” (v. 11). 👉👉O diabo se afastou porque não encontrou em Jesus um aliado.

As três tentações são a proposta e a contraproposta de como nós devemos nos relacionar com as coisas, com Deus e com o próximo. São como uma parábola da vida de Jesus. O diabo apresenta a lógica da ordem vigente, seja religiosa ou política, e Jesus propõe um caminho alternativo, o que vai caracterizar o Reino dos Céus como uma sociedade alternativa a todas formas de organização social até então experimentadas pela humanidade, amparadas ou não pela religião. Também há uma clara denúncia ao perigo do uso fundamentalista das Escrituras e tradições religiosas é um alerta de que o mal age na história camuflado de diversas aparências, inclusive de pessoas muito religiosas.

Paz, graça e bem da parte do Cristo de Nazaré,
Renato Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário