PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO PENTATEUCO – UNIDADE IV – NÚMEROS

Pr. Carlos Antonio Dias Pereira, Pastor IBFé e Prof. de Teologia Sistemática do CETEVAP
IV – NÚMEROS – 1a. Aula
 Esses estudos têm o objetivo de fornecer um Panorama do Antigo Testamento iniciando pelo Pentateuco, também conhecido como os Livros de Moisés ou ainda Torah (Lei).

O primeiro livro que estudamos Gênesis nos forneceu em seus primeiros capítulos a descrição da origem de todas as coisas e as primeiras informações de quem as criou. Nos demais capítulos vemos as origens do povo de Israel e como fora escolhido por Deus para ser o seu povo.


Já em Êxodo temos a escravidão do povo hebreu, o nascimento e formação de Moisés, a libertação do povo hebreu das mãos do Faraó, sua caminhada até o Sinai, o recebimento dos 10 mandamentos e as instruções para construção do tabernáculo.
Em Levítico encontramos o relato daquilo que ocorreu no 1o. Mês do 2o. ano após a saída do Egito, que se resume a Deus, por meio de Moisés e Arão ensinando o povo sobre como deveriam ter uma vida santa e se relacionar com Ele, Deus. Nele está registrado como foram instituídos os sacerdotes e quais eram as regras para os sacrifícios pelos pecados e para adoração.
Agora veremos o 4o. Livro de Moisés, Números. O nome, da mesma forma que os 3 primeiros livros, no hebraico segue o início do escrito, mas nesse caso, apenas a expressão “...no deserto…” encontrada no vs. 1 do Cap. 1, sem ignorar que alguns Pais da Igreja preferiam adotar a expressão “e ele falou”.
 Na Septuaginta o nome dado foi arithmoi, que encontramos por exemplo no texto de Atos 6:7 e que deu origem à nossa palavra aritmética (matemática). Na versão latina recebeu o nome de “numeri”, vindo então as versões portuguesas a assumirem o nome “Números”.
O nome “Números” foi dado bem provavelmente em razão das contagens (censo) do povo que foram feitas na capítulos 1 a 4 e 26.
 Quanto a DATA E AUTORIA
         Não há nenhuma controvérsia no sentido de que foi Moisés que escreveu o livro de Números, o que o próprio livro reivindica no Cap. 33:2 e 36:13.
        Acredita-se que o livro tenha sido escrito no último ano da vida de Moisés, o qual morreu com 120 anos (Dt 34:7), o que apontaria para seus 118 anos de idade. Isso teria sido por volta de 1405 a.C.

Em Dt 1:3 é dito que a narração tem início no 1o. dia, do 11o. mês do 40o. Ano. Dessa forma a partir de Nm 20:1 até o seu final são fatos que ocorreram no 40o. ano depois do êxodo.

Quanto ao CENÁRIO E CONTEXTO

O cenário geográfico predominante é o deserto, aliás essa palavra surge no texto por 48 vezes e indica um local ermo de vegetação escassa e com pouquíssimas chuvas.

1.      Nm 1:1 a 10:10 – Acampados no deserto do Sinai;
2.      Nm 10:11 a 12:16 – viagem do Sinai para Cades;
3.      Nm 13:1 – 20:13 – Cades e seus derredores (Deserto de Parã e Deserto de Zim);
4.      Nm 20:14 a 22:1 Viagem de Cades para as campinas de Moabe
5.      Nm 22:2 ao final – Acampado nas campinas ao norte de Moabe, uma área plana e fértil no deserto conforme descrito em Nm 21:20, 23:28 e 24:1.
-----------------------------------------
Pastor Carlos Antonio Dias Pereira, Pastor IBFé e Prof. de Teologia 
Sistemática do CETEVAP
*Aula ministrada na Escola Dominical da Igreja Batista da Fé de Sâo 
José dos Campos - SP
**material elaborado com base na obra -Manual Bíblico - MacArthur - 
Editora Thomaz Nelson, Rio de Janeiro - 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário