A cidade de Roma - Romanos 2

No primeiro século d.C., Roma tinha cerca de um milhão de habitantes. A cidade era lar de vários templos, tais como o templo de Concorde, o de Castor e o de Vesta. 0 último era uma estrutura modesta, porém antiga, dedicada à deusa do lar e servido pelas virgens vestais. 0 antigo centro da vida religiosa, cultural, comercial e política era o Fórum, embora no primeiro século houvesse outros fóruns (como o Fórum de Augusto e o Fórum de Júlio César) ali perto.

César Augusto e seu tenente M. Vespasiano Agripa haviam comandado várias construções em Roma um século antes.1 Suas obras incluíam o Panteão (templo dedicado a todos os deuses de Roma), o Altar da Paz, residência imperial na colina Palatina, o templo de Júlio César, um arco do triunfo, aquedutos e sistemas de esgoto e várias outras estruturas. Augusto gabava-se de que havia encontrado Roma como uma cidade de pedra e que a deixou como uma cidade de mármore. Ainda assim, muitos dos, moradores de Roma viviam na miséria. Massivas construções de apartamentos chamados insulae (lit. "ilhas") estavam espalhadas pela cidade.

Além de serem infestadas de delinquentes, essas construções eram áreas de alto risco de incêndios: em 64 d.C., um incêndio devastou três dos catorze bairros da cidade, deixando apenas quatro incólumes. Nero, imperador na época, usou a terra desnudada pelo fogo para construir uma extravagante residência para si, que denominou Domus Aurea ("casa dourada"). 0 famoso Coliseu, anfiteatro com capacidade para 50 mil pessoas sentadas, foi dedicado em 80 d.C. 
0 arco de Tito, construído em 81 d.C., comemora o saque de Jerusalém pelos romanos.

Roma era lar de uma população etnicamente misturada, inclusive de um número significativo de judeus. Os grupos étnicos tendiam a se agrupar em bairros diferentes, e a cidade era caracterizada por severa diferença de classes. Entre um terço e metade dos moradores de Roma eram escravos ou escravos recém-libertos, embora aqueles não estivessem necessariamente na base da hierarquia social. É provável que os pobres livres experimentassem a sina mais difícil e vivessem nas condições mais difíceis. Os necessitados dependiam do donativo do governo e podiam rapidamente se tornar uma turba (daí o ditado de que o povo exigia "pão e circo").

 Roma, o centro de comércio do império, era facilmente acessível por meio de uma rede de estradas e canais. Como as vizinhanças étnicas, o mercado era organizado em quarteirões agrupados de acordo com as categorias comercializadas. Isso facilitava ao visitante estrangeiro o encontro com outros de sua confraria e aos consumidores a localização rápida dos itens que desejavam comprar. Os que compartilhavam de determinada profissão geralmente formavam clubes e associações, o que lhes permitia uma vida social em comum e uma comunidade de negócios afins.8 
A Basílica de São Pedro está localizada no sítio tradicional (mas não comprovado) em que o apóstolo Pedro foi sepultado, enquanto a Basílica de São Paulo, fora dos muros da cidade, marca o local de sepultamento tradicional desse apóstolo. Uma placa encontrada ali, datada do período de Constantino, contém a inscrição PAULO APOSTOLO MARTIYRI ("Ao apóstolo Paulo, mártir").

A COLINA PALATINA , ROMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário