Tiberíades

Tiberias é chamada a pérola do Mar da Galiléia, na Baixa Galiléia, uma cidade no distrito norte de Israel que é reconhecida uma das cidades santas do judaísmo junto com Jerusalém e Hebron.
Tiberíades é a cidade mais visitada em férias de Israel na região Norte do país. Tiberias foi estabelecida por volta do ano 20 da Era Cristã por Herodes Antipas sobre uma pequena aldeia judaica. Herodes Antipas tornou-a a capital de seu reino, a Galiléia.
Seu nome foi dado em homenagem ao imperador romano Tibério, amigo de Antipas. Existe um uma lenda de que o local foi construído sobre a aintiga e destruída aldeia de Rakkat. Flávio Josephus descreveu sua construção por Herodes Antipas próximo de uma aldeia chamada Emaús pelos antigos judeus da região.
Tiberias seria seu nome no Império Romano (e, consequentemente, a forma mais utilizada em Inglês) era a sua forma grego, Τιβεριάς (Tiberias, grego moderno Τιβεριάδα Tiveriáda), em Hebraico Tiveryah טבריה. Com o decurso do tempo, os judeus recusaram-se a manter ali, a presença de um cemitério que era utilizado para rituais impuros. Antipas cuidava de manter uma população predominante de não-judeus, fazendo que este vivessem em outras partes do seu domínio, a fim de preencher a sua nova capital com gentios, onde construiu um palácio sobre a acrópole. O prestígio de Tiberíades foi tão grande que o mar da Galiléia logo veio a ser chamada ao mar de Tiberíades.
A cidade foi dirigida por um conselho da cidade com 600 membros, uma comissão que regeu de 10 até 44 na era cristã. Foi quando foi posto um Procurador Romano sobre a cidade após a morte de Herodes Agripa. Em 61 da era cristã, Agripa II anexou à cidade como parte de seu reino cujo capital era Cesaréia de Felipe, mais ao norte, junto ao Monte Hermon. O mais famoso personagem de Tiberíades foi Pedro, o principal apóstolo de Jesus, e segundo muitos, seu discípulo mais amado. Durante a primeira guerra entre judeus e romanos, Flavius Josephus assumiu o controle da cidade de Herodes, mas os romanos destruíram palácio, e Flávio Josephus os convenceu a renderem-se.
Quando a maioria das outras cidades da Terra de Israel foram arrasadas, Tiberiades foi poupada e seus habitantes permaneceram fiéis a Roma. Flavius Josephus submeteu a cidade ao imperador romano Vespasiano. Após este fato, a cidade tornou-se um mista após a queda do Jerusalém, com o sul da Judéia subjugado migrou para a população judaica para a Galiléia. Em 145 da era cristã, o Rabino Shimon Bar Yochai “expurgou” os rituais impuros da cidade permitindo que os judeus se instalacem na cidade em grande número.
Tiberíades é o mais importante balneário às margens do Mar da Galiléia, e esta cidade atrai milhões de pessoas todos os anos, tanto israelenses quantos turistas de todas as partes do Mundo chegam para conhecer uma importante cidade no ministério de Yeshua – Jesus. O visitante pode optar pelo passeio em pequenas lanchas ou em grandes barcos apropriados para caravanas de peregrinos. O passeio pelas águas do Mar da Galiléia é simplesmente indispensável, prazeroso e esclarecedor da geografia bíblica da região e melhor compreensão do cenário do Novo Testamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário