Mais um selo escaravelho raro foi descoberto em Israel. Provavelmente de um alto funcionário pertencente ao reino dos faraós do Egito na Dinastia 13 (17-18 séculos AC) foi encontrado em Tel Dor no litoral da Terra Santa. O selo foi descoberto por um ornitólogo amador chamado Alexander Tarnopolsky, que entregou a descoberta aos arqueólogos da equipe de escavação no local.
“O escaravelho era parte de personalidade nobre no reino, talvez até mesmo um vice-rei, que era responsável pelo tesouro real. Um escaravelho que demonstra que seu papel era semelhante ao de José no reino de Faraó, depois de interpretar seus sonhos”, declarou Dra. Ayelet Gilboa do Departamento de Arqueologia da Universidade de Haifa, que em conjunto com o Prof. Ilan Sharon, da Universidade hebraica de Jerusalém, que lidera a geração de escavações na antiga cidade bíblica de Dor.
Tel Dor, a Dor da Bíblia está localizada na costa, no sopé do Monte Carmelo, e ela foi habitada por milhares de anos, era um importante porto marítimo. Na verdade, até a construção de Cesaréia Marítima pelos romanos, a cidade era o centro do comércio e dos produtos que eram exportados ou importados por muitas milhares de pessoas ao longo de muitos períodos na história mais importante da região. A cidade é mencionada nos escritos egípcios a cerca de 3.000 anos atrás, e nos livros de Josué, Juízes e Reis na Bíblia.
Porque em Issacar e em Aser tinha Manassés a Bete-Seã e as suas vilas, e Ibleã e as suas vilas, e os habitantes de Dor e as suas vilas, e os habitantes de En-Dor e as suas vilas, e os habitantes de Taanaque e as suas vilas, e os habitantes de Megido e as suas vilas; três outeiros.
Josué 17:11
O sítio arqueológico de Tel Dor começou a ser escavado somente em meados do século passado, e desde 2002 pelos diretores de escavação Prof. Gilboa e Prof. Sharon, período nos quais foram revelados entre outras os assentamentos da Idade do Bronze tardio (período cananeu, do segundo milênio AC); um assentamento fenício, um assentamento israelense na Idade do Ferro, ou seja , no período bíblico e um assentamento posterior da civilização assíria; a Cidade e o Palácio do período helenístico que conta com um magnífico mosaico; E os restos monumentais do período romano, incluindo dois templos, um que poderia ter sido dedicado ao deus do mar Poseidon, e muitas outras descobertas muito interessantes.
“As escavações ainda não atingiram a camada de assentamento do século 17 AC, pelo que esta descoberta é muito importante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário