Tesouro arqueológico descoberto no porto de Cesareia Marítima

mergulhadores
O tesouro do fundo do mar: estatuetas e moedas descobertas no porto de Cesareia
Dois mergulhadores amadores descobriram um tesouro no porto de Cesaréia, ele era parte da carga transportada por um navio mercante que afundou há 1.600 anos, com milhares de moedas e estatuetas de bronze.
Segundo a Autoridade de Antiguidades, este é o maior tesouro descoberto nos últimos 30 anos
Imediatamente após sairem da água, os mergulhadores chamaram a Ron Ofer Feinstein da Autoridade de Antiguidades de Israel, e informaram sobre a descoberta e remoção de uma série de artefatos do mar. Os mergulhadores compartilharam com os membros do site da Autoridade de Antiguidades que descobriram em uma grande área do fundo do mar e que o restante permanece vulnerável: âncoras de ferro, restos de âncoras de madeira e acessórios utilizados na construção do navio e seu funcionamento. Segundo o levantamento de salvamento subaquático, realizado nas últimas semanas com a ajuda de muitos mergulhadores e voluntários da Autoridade de Antiguidades de Israel, usando equipamentos avançados, foram resgatados muitos itens que foram encontrados na carga.
Muitas das descobertas são feitas de bronze e estão bem preservadas: Lâmpada de Bronze decorada na forma do deus do Sol, Ornamento (estatueta) da Deusa da Lua, uma vela em forma africana, três esculturas concebidas sob a forma de animais como baleias,  javali e cisne, e muito mais. Além disso, muitos fragmentos de grandes jarros usados ​​para o transporte de água potável para uso da tripulação e transporte do navio no mar. Uma das maiores surpresas foi a descoberta de dois blocos de moedas que consistem em milhares de moedas, pesando 20 libras, dada a forma da cerâmica em que transportou.
De acordo com Jacob Wand, diretor da Unidade de Fuzileiros da Autoridade de Antiguidades de Israel e Dror plaina, vice-diretor da unidade, “Esses resultados são excitantes para além da beleza, têm importância histórica. A localização das descobertas do fundo do mar de objetos antigo e a dispersão indica que era um navio mercante com grande quantidade de metais, e, aparentemente, encontrou uma tempestade na boca do porto e derivou batendo no quebra-mar e nas rochas “.
De acordo com a Autoridade de Antiguidades, “Nos últimos anos temos assistido as revelações aleatória do Porto de Cesareia, essas descobertas são o resultado de dois fatores principais:.. A falta de areia ,causando a exposição de fósseis antigos, bem como local reservado para a prática do mergulho, os quais demonstraram bom meritório de cidadania e emitiremos um certificado de apreciação e . serão convidados a visitar os tesouros do estado.
A Autoridade de Antiguidades acrescenta que “é obrigação pela lei relatar quaisquer descobertas a Unidade Marinha da Autoridade de Antiguidades de Israel imediatamente após encontrá-lo no chão, a fim de maximizar o conhecimento do sítio arqueológico e preservar o relato histórico.”
Fotos: Clara Amit, cortesia da Autoridade de Antiguidades de Israel

Nenhum comentário:

Postar um comentário