Reflexão do Dia - Evangelho Segundo Marcos 9:2-10

A reflexão de hoje é o texto tradicionalmente chamado de “Transfiguração do Senhor”. Utilizarei o relato do Evangelho segundo Marcos. A transfiguração é um episódio de grande relevância para a vida das comunidades cristãs de todos os tempos. Podemos dizer que é uma das páginas mais ricas de teologia dos evangelhos.
Para uma correta compreensão é necessário situar o seu contexto, trata-se do episódio que sucede à profissão de fé de Pedro na região de Cesareia, e imediatamente ao primeiro anúncio da paixão. Daí, podemos concluir que se trata de uma resposta de Jesus à incompreensão dos discípulos em relação ao seu caminho de doação da vida.

Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou a um alto monte, onde ficaram a sós. Ali ele foi transfigurado diante deles. Marcos 9:2
O indicativo “seis dias depois” faz referência ao último acontecimento narrado, isto é o primeiro anúncio da paixão seguido da contestação de Pedro. “Seis dias depois” de ter anunciado a sua morte, Jesus mostra aos discípulos a vida em plenitude; o homem e a mulher foram criados no sexto dia agora Jesus manifesta o ser humano em sua máxima dignidade e plenitude.
Jesus levou três discípulos: Pedro, Tiago e João, os mais próximos e íntimos.
No alto da montanha, Jesus “transfigurou-se diante deles” , ou seja, Jesus passou por uma metamorfose, diante da incredulidade em aceitar a morte, Jesus antecipa para eles o resultado da paixão: a manifestação gloriosa do Filho do Homem.


Suas roupas se tornaram brancas, de um branco resplandecente, como nenhum lavandeiro no mundo seria capaz de branqueá-las. Marcos 9:3
Não apenas o rosto brilhou, mas todo o seu ser, inclusive suas roupas A luz é sinal do que é novo, à medida em que o Reino ai sendo implantado, tudo se renova.

E apareceram diante deles Elias e Moisés, os quais conversavam com Jesus. Marcos 9:4
Esses personagens representam a Lei e os profetas, respectivamente. Os discípulos contemplam, mas somente Jesus conversa com Moisés e Elias. Esse detalhe é importante pois indica que a partir de Cristo a Lei e os profetas encerram-se, chegam ao fim. Jesus é o único critério de interpretação da Escritura: o Antigo Testamento só tem sentido se passar por Ele. Por isso, Moisés e Elias nada tem a nos dizer devemos escutar somente a Cristo.


Então Pedro disse a Jesus: "Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias" Marcos 9:5

Pedro comete dois erro, pois novamente procura uma maneira de tirar a cruz do caminho de Jesus e mostra apego à tradição mosaica ao afirmar que faria três tendas "uma para ti, uma para Moisés, e outra para Elias”.
Pedro insiste com a antiga tradição, está seguindo Jesus, mas ainda coloca a Lei no centro da vida.

A seguir apareceu uma nuvem e os envolveu, e dela saiu uma voz, que disse: "Este é o meu Filho amado. Ouçam-no! Marcos 9:7
O imperativo “escutai-o” é dirigido principalmente a Pedro, ainda propenso a escutar mais a Moisés e a Lei que a Jesus. Moisés e Elias, ou seja, a Lei e os profetas, já disseram o que tinham a dizer. De agora em diante, só o Evangelho deve falar à comunidade cristã.


Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do homem tivesse ressuscitado dos morto.Marcos 9:9
A ressurreição não pode ser compreendida sem antes ser experimentada e celebrada. De fato, compreender o significado de “ressuscitar dos mortos” para quem tem dificuldade de conviver com a morte e a dor é um grande desafio. A ressurreição não pode ser descrita, pode apenas ser experimentada. Para isso, é necessário fazer a experiência do amor profundo e do conhecimento da Escritura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário