Ur Na Caldéia - Parte 3 - O crescente Fértil


Se traçarmos uma linha curva a partir do Egito ,passando pela Palestina e a Síria mediterrâneas,seguindo depois até o Tigre e o Eufrates, através da Mesopotâmia,e descendo até o Golfo pérsico,teremos uma meia - lua razoavelmente perfeita.

Há 4.000 anos , esse poderoso semicírculo ao redor do deserto da Arábia - denominado crescente fértil - abr
igava grande número de culturas e civilizações,ligadas umas às outras como pérolas de um colar. Ali foi o centro da civilização, desde a idade da pedra até a idade do ouro da cultura greco - romana .

Por volta do ano 2.000 a. C ,quanto mais o olhar se afasta do Crescente fértil, mais esparsos são os vestígios de vida civilizada e de cultura. Dir - se - ia que os povos dos outros continentes dormiam como crianças prestes a despertar.

No Mediterrâneo oriental já cintila o clarão cultural. Em Certa floresce o domínio dos reis minóicos ,fundadores da primeira potência marítima historicamente conhecida . Há mil anos já que a cidade de Micenas defende seus habitantes,e uma segunda Tróia se ergue há muito sobre as ruínas da primeira. Nos Bálcãs, entretanto,apenas começava a primitiva idade do Bronze.

Na Sardenha e na região ocidental da França,os mortos eram inumados em túmulos de pedras gigantescas , os Megalitos , a derradeira manifestação considerável da idade da Pedra.


Dr Sandro Barbosa
Arqueólogo Bíblico

Nenhum comentário:

Postar um comentário