A cidade de Ur na Caldéia - Parte 2 : Harã

A Bíblia afirma que Abraão e sua família saíram de Ir e foram morar em Harã( Gn 11.31 ). Essa cidade chamada Harã, era , até pouco tempo, desconhecida e não havia nenhum documento antigo que comprovasse sua existência,mas em 14 de dezembro de 1933 iniciou - se as escavações no " TELL HARIRI " e já em 23 de janeiro de 1934 foi retirada dos escombros uma estátua com um texto gravado no ombro direito . A frase , em escrita cuneiforme, foi traduzida pelo professor Parrot e dizia : " " EU SOU LAMEI - MARI ,REI DE MARI ".

Essa cidade chamada Mari ,era capital do Reino que tinha o mesmo nome ,cujos Arquivos resgatados afirmavam que as cidades de Harã e Naor eram cidades prósperas,isto por volta de 1900 a.C .

Só para se ter uma idéia do número de informações que nos chegaram graças às escavações arqueológicas em busca da cidade de Harã, foram descobertos 23.600 documentos escritos em tábuas de argila ,em escrita cuneiforme, e uma imensa fila de caminhões se formou para transportá - Las .

Essa cidade de Mari era o centro cultural na época de Abraão, e certamente influenciou muito na vida do patriarca. Inclusive, várias inscrições da Assíria e da Babilônia declaram que Mari foi a décima cidade a ser fundada depois do dilúvio.

Abraão, já velho , mandou seu servo El' azar ( Eliezer, Eleazar ) trazer uma mulher do reino de Marin,mais propriamente da cidade de Naor ( Gn 24.10 ) . Entre os nomes comuns no reino de Mari ,um nome é muito conhecido de todos nós : Abraão.
Mesmo que não se refira ao Abraão bíblico,isso vem comprovar que este nome era comum e liga o personagem bíblico àquelas terras de fato.

Dr Sandro Barbosa
Arqueólogo

Um comentário:

  1. ... se ''não'' era o Abrão (que inclusive era filho de Terah) bíblico e era sacerdote de Enlil, o bíblico fazia o que?

    ResponderExcluir