Encontrado artefato com a inscrição do rei persa Dario I


Arqueólogos russos descobriram algumas partes de um monumento de mármore com uma inscrição do influente rei persa Dario I (que governou entre 522-486 a.C.) durante as escavações no local onde a antiga cidade grega de Fanagoria estava na atual região de Krasnodar, no sul da Rússia

Os arqueólogos estimam que a descoberta pode ser uma sensação em todo o mundo devido ao seu valor para a ciência, uma vez que se refere à figura de Dario I, que consolidou e expandiu o território do Império Persa.

As escrituras no monumento estão na antiga língua persa. De acordo com a avaliação preliminar, a descoberta data da primeira metade do século V a.C.

Além do monumento, os arqueólogos encontraram os restos de antigas fortificações da cidade, construídas com tijolos, provavelmente entre os séculos VI e V a.C.

Vladimir Kuznetsov, diretor do museu histórico-arqueológico de Fanagoria, disse que a singularidade da descoberta consiste em que as fortificações que datam dos períodos Clássico e Arcaico são extremamente raras, não só na região do Mar Negro, mas também no mar Mediterrâneo, já que as cidades gregas normalmente não tinham paredes, até o século VI a.C.

Kuznetsov também opinou que “a descoberta em Fanagoria das fortificações da cidade, especialmente a partir de um projeto tão incomum, é um dos mais importantes eventos de arqueologia em toda a bacia do Mediterrâneo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário