Pedreira com 2 mil anos é descoberta em Jerusalém


Alguém disse certa vez que cada buraco que se abra em Israel traz à luz alguma surpreendente descoberta relacionada com os tempos bíblicos. E assim aconteceu mais uma vez perto de Jerusalém.
Arqueólogos que se encontram escavando em Jerusalém descobriram uma pedreira com cerca de 2 mil anos, juntamente com uma chave de ferro e ferramentas utilizadas nessa mesma época - anunciou ontem a Autoridade para as Antiguidades de Israel. 

Segundo os arqueólogos, a enorme pedreira está próxima ao moderno bairro de Ramat Shlomo, em Jerusalém, data do 1º século d.C., e deveria estar em funcionamento durante o período do Segundo Templo.

Algumas das pedras escavadas da rocha tinham um comprimento de mais de 2 metros e eram provavelmente descidas por uma antiga estrada descoberta por perto até à cidade a sul, onde seriam depois usadas na construção de edifícios monumentais.

Junto a esta pedreira foi também descoberta uma chave de ferro. 
Segundo declarações prestadas à Autoridade para as Antiguidades de Israel pela arqueóloga responsável por esta escavação, Irina Zilberbod, "A chave que foi encontrada, e que foi provavelmente usada para abrir uma porta há 2 mil anos atrás, era encurvada e tinha dentes. O que é que ali fazia esta chave? Só podemos especular que ela terá caído do bolso de algum dos pedreiros."
Os arqueólogos também encontraram picaretas e calços usados para partir as pedras dos rochedos.

A escavação foi consequência da abertura de uma nova estrada. 
Ramar Shlomo, é um bairro ultra-ordodoxo construído em parte da terra anexada por Israel ao município de Jerusalém após a Guerra dos Seis Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário