Simão, o leproso ? Ou fabricante de jarros?

Estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso, aproximou-se dele uma mulher que trazia um vaso de alabastro cheio de bálsamo precioso, e lho derramou sobre a cabeça, estando ele reclinado à mesa.

Simão era um leproso ou um fabricante de jarros, se era leproso não poderia morar em Betânia, devido aos costumes e discriminações da época ele viveria isolado, ou a tradução está errada, em aramaico leproso é Gar’ba e fabricante de jarros é Garaba, notem que a semelhança nas palavras e também na mesma casa uma mulher derramou de um jarro bálsamo no Senhor Jesus.

A LETRA FAZ A DIFERENÇA

No evangelhos,de Mateus e Marcos,diz que JESUS, HOSPEDANDO na casa de um serto Simão LEPROSO,
Mas no (grego)MT.26:6,e MC.14:3,sabemos que pela LEI
Estabelecida pelo ETERNO um LEPROSO não poderia ter contato com outra pessoa leia(NUM.5:2).Naõ poderia viver
Em uma casa, nem em uma aldeia,já que este vivia em BETANIA.;YESHUA (JESUS) ;o visitou e ele continuou
SIMÃO o LEPROSO,Como lidar com esse problema?
E ainda aquela geração LEGALISTA nunca iria permitir
Que um LEPROSO,permanecesse dentro da ALDEIA, nem
Dentro de casa,e nem em contato com outras pessoas.
A explicação esta no( ARAMAICO) ;as palavras que indicam
LEPROSO,=A FABRICANTE DE JARROS
POIS NO ARAMAICO SÃO SEMELHANTES. EX:

GAR’BA = LEPROSO( MAT.8:2;LC.427)
GARBA = FABRICANTE DE JARROS(MT.26:6,MC.14:3)
(LC.22:10),Uma vez que o ARAMAICO é escrito sem VOGAIS
As duas palavras são idênticas;repare no TEXTO que logo na
Sequencia há uma mulher trazendo um jarro. A conclusão é óbvia:( SIMÃO ERA FABRICANTE DE JARRO,E NÃO LEPROSO) O que caracteriza as LINGUAS SEMÍTICAS,PRINCIPALMENTE A LINGUA SAGRADA O (HEBRAICO).É QUE ELA REVELA SEGREDOS DE D’US ALELUIA.


38 comentários:

  1. Esclarecedora observação. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive dúvida nesta parte. Pois se ele era leproso o Senhor não o curou por que? Se ele já era curado por que teria o nome de Leproso? Então com a sua explicação ficou claro. Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa explicação, porém quero destacar a possibilidade da Bíblia mencionar como as pessoas são preconceituosa, oi seja, as pessoas nos identificam por nossos defeitos, por exemplo, João o "ceguinho" José, o "Manquinho".

      Apenas uma observação. E o jantar ali foi em agradecimento pela ressurreição de Lázaro e quem sabe pela cura do ex leproso, que era conhecido como Simão o Leproso.

      Foi apenas uma observação minha. Não sou teólogo, mas gosto dos detalhes que tem na bíblia.
      Mas a explicação foi excelente.

      Excluir
  3. Há possibilidade de que ele ter sido curado. Observem Lc 7.
    Geralmente leproso era como ele era conhecido por ter tido a doença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu ponto de vista vai ate ai

      Excluir
    2. Verdade...pode ter sido conhecido assim apossua cura,mas faz sentido a colocação das escritas.

      Excluir
  4. O novo testamento foi escrito em Grego, não em aramaico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Jesus.
      Como é do conhecimento dos estudantes da Sagradas Escrituras, a língua falada por Jesus e seus discípulos era o Aramaico.
      Por mais que o Novo Tratamento tenha sido escrito em grego, existem versões autênticas sobre as mesmas passagens.
      A Versão da Bíblia Siríaca (Peshita) é uma delas.

      Excluir
  5. Oliveira Lyra · Journalist em Radio
    A PASSAGEM CONTIDA EM LUCAS 12 NÃO AFIRMA QUE O BANQUETE FOI NA CASA DE LÁZARO É ESTRANHO DOIS BANQUETES E DUAS UNÇÕES QUANDO CRISTO DISSE QUE AQUELA UNÇÃO SERIA PARA SEMPRE LEMBRADA. 1- MARIA 2- PECADORA 3- MULHER = UMA MULHER PECADORA CHAMADA MARIA, QUAL A DÚVIDA? FOI UM SÓ BANQUETE EM BETÂNIA NA CASA DE SIMÃO O FARISEU QUE FORA CURADO DE LEPRA,E MARIA AQUELA QUE MARTA SUA IRMÃ RECLAMOU COM JESUS, UNGIU JESUS E ISTOU FICOU REGISTRADO PARA TODO O SEMPRE. 3 PESSOAS PODEM CONTAR O MESMO ACONTECIMENTO COM DETALHES DIFERENTES, EXEMPLO: VOCÊ DIZ QUE MARIA ESTEVE NO BANQUETE PORQUE VC SABE O NOME DELA, EU DIGO UMA MULHER PORQUE FOI DO SEXO FEMININO, MAS SEU JOÃO DIZ QUE FOI UMA PECADORA PORQUE CONHECE A FAMA DELA. ESPERO TER TIRADO SUA DÚVIDA. HOUVE APENAS UM BANQUETE OFERTADO A JESUS EM BETÂNIA NA CASA DE SIMÃO O FARISEU CURADO DE LEPRA, CASO FOSSEM DOIS NÓS TERÍAMOS A DISTINÇÃO E NÃO A COINCIDÊNCIA DOS FATOS QUE FORAM CONTADOS DE MODO DIFERENTE. ESSA UNÇÃO FOI ÚNICA E O PRÓPRIO CRISTO DISSE: EU LHES ASSEGURO QUE ONDE QUER QUE ESTE EVANGELHO FOR ANUNCIADO, EM TODO O MUNDO, TAMBÉM O QUE ELA FEZ SERÁ CONTADO, EM SUA MEMÓRIA.ELE NÃO SE REFERIU A OUTRO EPISÓDIO DE UNÇÃO, MAS A ESTE ÚNICO. OS DISCÍPULOS FORAM REPREENDIDOS, SIMÃO TEVE SEUS PENSAMENTOS DESCURTINADOS, POIS ERA UM FARISEU QUE SE ACREDITACA TER SANTIDADE, EMBORA TIVESSE SIDO CURADO POR CRISTO DE UMA MOLÉSTIA. QUANTO O BANQUETE TER SIDO EM NAIM, PELA NARRATIVA O TEMPO PASSOU E OUTRAS COISAS ACONTECERAM, OU SEJA, O ASSUNTO FOI PARA OUTRO LADO, CORTADO, ENTÃO NÃO HÁ UMA SEQUENCIA EM UM LOCAL ÚNICO. IMAGINA RELATAR DUAS UNÇÕES, COM RIQUEZAS DE COINCIDÊNCIAS? PARA QUE? OUTRO ERRO QUE VEJO CONSTANTE É AFIRMAR QUE O JANTAR FOI NA CASA DE LÁZARO E AINDA USAM JOÃO 12. ONDE ESTÁ ESCRITO QUE FOI LÁ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito coerente e bem explicado a dívida do texto.
      Sabemos que cada escritor escreveu a msm no história de um forma diferente...
      Como o cego de Jericó foi curado não é maia cego..
      Como Maria Madalena adúltera não é mais adúltera.
      Mas o apelido sempre fala mais alto que o nome da pessoa ..pelas suas ações.

      Excluir
    2. Nessa questão de ser a mesma casa, eu digo que não, pois alguns argumentos revela que não era a mesma casa ..pois em uma leitura, pode notar que em Mateus descreve essa situação 5 dias antes da festa, e na outra cituaçao são dois dias antes da festa,, as duas unção seria para a preparação de Jesus, mas outra questão é que uma unge a cabeça e outra cituaçao outro lugar são os pés de Jesus que são ungido, e outra,, os pés de Jesus Cristo são enchogado com os cabelos, onde não seria a cabeça de Jesus, pois os cabelos da mulher séria com os cabelos de Jesus, onde traria uma confusão tremendo.. não sou sábio..mas só uma colocação para meditação

      Excluir
    3. Exatamente, tá aí a explicação, uma unge a cabeça e a outra o pé , pronto simples e objetivo , para tirar a dúvida, desde que li os textos não tive mais dúvida nenhuma sobre os momentos totalmente destintos

      Excluir
  6. SIMÃO JÁ TINHA SIDO CURADO POR JESUS, PORTANTO NENHUM IMPEDIMENTO PARA QUE ESTIVESSE JUNTO AS PESSOAS, E ESSE BANQUETE FOI UMA FORMA DE AGRADECIMENTO. OS ESCRITORES SE REFERIAM A SIMÃO O LEPROSO, FICOU A LEMBRANÇA, O APELIDO, NÃO A DOENÇA, MAS ISSO ERA PARA REAFIRMAR E LEMBRAR O PODER CURADOR DE JESUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, bela resposta

      Excluir
    2. Onde está o texto que Jesus curou esse Simão?

      Excluir
    3. Se Jesus estava com Simão e os demais na mesa com certeza ele já era curado , ou Jesus deixaria doente ?.

      Excluir
    4. Tds os comentários tem sentido.
      Mas tenho uma curiosidade .será que Jesus tocava nos leprosos para cura-los?
      Sim porque leprosos não podia. Conviver com. As pessoas

      Excluir
  7. Não entendi . Simão o leproso....era leproso(curado por Jesus Cristo ou era o fabricante de jarros?????

    ResponderExcluir
  8. Deve-se lembrar que o NT foi confeccionado na língua grega. O aramaico somente foi usado no livro de Daniel e alguns outros pontos do AT.

    ResponderExcluir
  9. Mas qual a vertente verdadeira da escrita de Matheus. Grega,haramaica ou hebraica...
    Porq tem um sentido.
    Barba e garaba

    ResponderExcluir
  10. Lendo a palavra eu entendi que aquele banquete estava sendo feito em agradecimento pela cura da lepra só que eles não esperavam uma mulher chegar e entrar e um dia cabeça de Jesus porque eles não teve esse ato porque na época que podia um girassol o homem e quando era ungido era para ser apresentado como rei o como líder e aquela mulher um joelho naquele momento porque já tinha chegado a hora

    ResponderExcluir
  11. Provavelmente esse foi o leproso que Jesus Cristo curou S.Mateus .8:1-4

    ResponderExcluir
  12. O texto sagrado foi escrito em grego, mas a história foi contada e recontada em aramaico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concluindo,...jesus curou um leproso que vivia em lugar isolado fabricando vasos para sobreviver, e que agradescido por sua cura, convidou Jesus para um jantar em sua casa. E assim surge a mulher de forma inedperada a ungí-lo.

      Excluir
    2. Muitas deduções sem base bíblicas...hermenêutica não fundamentais na palavra..Jesus cura o leproso sem alusão alguma festa referência..nomeiam a mulger como se fosse Maria irmã de Lazaro sem nenhuma alusão...so comprometem o que a biblia não diz...simplesmente fazem uma eisegese poder e corrompida.

      Excluir
  13. Fica difícil dizer com exatidão sobre esses textos citados, pois sabemos que as pessoas geralmente eram chamadas pelo nome e oque seria o sobrenome, era a cidade ou a profissão, Maria de Betânia (cidade), Maria Madalena (de Magdala- cidade), Simão o curtidor (profissão).
    Mas não duvido que Simão o leproso, tenha cido um dado por ele ter tido lepra, mas foi curado por Jesus, pois realmente ninguém com lepra podia ficar na cidade.

    ResponderExcluir
  14. A minha maior duvida é pq tem essa tradução em aramaico se o NT foi escrito em Grego? era comum os gregos usarem palavras de outra língua ?

    ResponderExcluir
  15. Eu como leitora da Bíblia creio que ele(Simão),fora sim, um leproso,mas, porém acredito que antes(sem registro na bíblia),Jesus já o havia curado, e as pessoas continuaram a chamar-lo de Simão o leproso,já que ele era fazedor de vaso!

    ResponderExcluir
  16. termo leproso,seria uma forma de o reconhecer.../ex leproso...cristo como nmedico o cura ,como sumo sacerdote o restabelece na sociedade

    ResponderExcluir
  17. Em João cap.: 12 você vai encontrar as seguintes descrições :
    • Jesus foi à Betânia onde estava Lázaro
    • Marta servia ( Marta , irmã de Lázaro e de Maria )
    • Lázaro era um dos convidados, por isso a casa não era dele!
    • Vai dizer que a mulher que pegou o vaso e derramou o bálsamo de nardo puro sobre os pés de Jesus , chamava-se de “Maria” - se tem Marta e se tem Lázaro e BETÂNIA, essa Maria é a irmã deles .
    • No versículo 7 , Jesus vai dizer a mesma coisa que está escrita nos evangelhos de Mateus 26:6-13 e em Marcos 14:3-9 , que ela tinha guardado aquilo para o dia da sua sepultura.
    Em Mateus e Marcos vai descrever que ela tinha derramado sobre a cabeça.
    Em Mateus Jesus fala que ela derramou sobre o seu corpo . Corpo não é só pé e não é só cabeça !
    Em Marcos vai dizer que era na casa de Simão, que era conhecido como Simão o leproso, vamos ter relatos em Marcos 1.40, Mt 8.1-4;Lc 5.12-16- sobre a cura de um homem da lepra , não fala o nome mas, que foi curado da lepra , e como vemos que era costume as pessoas receberem nomes e descrição daquilo que eram , que são , ou onde moram ou moravam .
    Sobre a unção ser aos pés de Jesus descrita por João e nos outros dois serem na cabeça de Jesus, isso é algo muito simples , Jesus falou sobre o corpo dele todo ! Mateus e Marcos preferiram descrever por onde ela começou derramar o bálsamo , já João enfatizou o ato simbólico de lhe ungir os pés , o que já Jesus já havia ensinado ! Mas o corpo todo de Jesus foi ungido !
    * A história que acontece em Lucas 7: 36-50 , não é a mesma história , esse argumento nem deve ser sustentado ! Podem ler os textos e comparem! Aqui é na casa de um fariseu, foi convidado por um fariseu, é destacado as lágrimas da mulher pecadora aos pés de Jesus , a narrativa é diferente , Jesus indaga a Pedro por a atitude dela ter sido diferente da de Pedro , pois como era de costume lhe serem lavados os pés , o beijo de cumprimento e a unção da cabeça com óleo, e a mulher em um gesto só fez tudo isso aos pés de Jesus . Não há como dizer que é a mesma história .
    Sobre o que Jesus falou a Maria “ Com toda a certeza vos afirmo: Em todos os lugares do mundo, onde este evangelho for pregado, igualmente será contado o que essa mulher realizou, como um memorial a ela”
    Aqui eu pergunto - Aonde que está escrito que só foi ela quem fez isso ?! Ela foi honrada, e a mulher pecadora foi salva de seus pecados . Maria sempre que estava com Jesus , ela estava aos pés de Jesus , na história de “Marta e Maria” aonde Marta estava ansiosa cuidando das coisas da casa e Maria estava aos pés de Jesus lhe ouvindo. Na morte de seu irmão Lázaro , quando o mestre mandou chamá-la sua atitude foi diferente da de Marta , pois ela lançou-se aos pés de Jesus e chorou e aqui na unção de Jesus . E detalhe , nós três evangelhos a história está mais ao final de cada livro , pois é aonde vai estar a crucificação de Jesus , o bálsamo possuía efeitos medicinais , podem pesquisar , por isso jesus diz que ela tinha guardado aquilo para o momento em especial! Preparando o corpo de jesus para a crucificação .
    Espero ter ajudado .

    ResponderExcluir
  18. O importante que Jesus foi adorado ontem casa de Simão leproso ou fariseu não importaa a cena e sim adoração

    ResponderExcluir
  19. Ainsa querem empurrar a teologia grega goela abaixo, se pesquisarem direitinho verão que o Senhor era Hebreu e sua cultura quase nunca é respeitada pela teologia. Se aceitarem logo que as escrituras foram feitas na língua hebraica e porções do aramaico, muitas das confusões cessarão, mas a maioria ainda não está preparada para esta conversa.....

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, e a paz de Jesus o nosso cristo
    Transborde em cada coração
    Não podemos nos esquecer, de que mesmo as transcrições no novo testamento em grego, algumas palavras, textos, frases e até contextos tinham cunho cujo o seu sentido em aramaico, era evidente, a sua vasta nessecidade de não trazer um sentido único, mas o real e aplicado, podemos verificar na na teansliteracao e semelhança, haja vista na palavra "" leproso ""na realidade a escrita fora difundida, para não haver equívoco quanto a pronúncia, exemplo claro em nossa gramática, uma vírgula ou a falta dela altera todo um contexto, assim como Jesus disse :: que não se esconde o que tem que esta patente aos olhos" bem como linguagem e escrita, não poderia ser diferente com os judeus da época, por isso não podemos deixar de associar o aramaico, embora sabendo e concordando que se fosse leproso , de forma alguma estaria sendo sinalizado no meio da sociedade, e por haver a facilidade de encontrar fabricantes de jarro, por ser também um dos maiores oficios daquela região

    ResponderExcluir
  21. Quanto ao que Jesus disse se refere ao ao "velador e à candeia"

    ResponderExcluir
  22. Já li algo sobre a cidade de Betsaida, mencionados no achado arqueológico de Qumran (mar morto), aonde Betsaida seria cidade refúgio de pobres e leprosos. Sendo assim, faz sentido Jesus se hospedar numa casa de um leproso

    ResponderExcluir