Simão, o leproso ? Ou fabricante de jarros?

Estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso, aproximou-se dele uma mulher que trazia um vaso de alabastro cheio de bálsamo precioso, e lho derramou sobre a cabeça, estando ele reclinado à mesa.

Simão era um leproso ou um fabricante de jarros, se era leproso não poderia morar em Betânia, devido aos costumes e discriminações da época ele viveria isolado, ou a tradução está errada, em aramaico leproso é Gar’ba e fabricante de jarros é Garaba, notem que a semelhança nas palavras e também na mesma casa uma mulher derramou de um jarro bálsamo no Senhor Jesus.

A LETRA FAZ A DIFERENÇA

No evangelhos,de Mateus e Marcos,diz que JESUS, HOSPEDANDO na casa de um serto Simão LEPROSO,
Mas no (grego)MT.26:6,e MC.14:3,sabemos que pela LEI
Estabelecida pelo ETERNO um LEPROSO não poderia ter contato com outra pessoa leia(NUM.5:2).Naõ poderia viver
Em uma casa, nem em uma aldeia,já que este vivia em BETANIA.;YESHUA (JESUS) ;o visitou e ele continuou
SIMÃO o LEPROSO,Como lidar com esse problema?
E ainda aquela geração LEGALISTA nunca iria permitir
Que um LEPROSO,permanecesse dentro da ALDEIA, nem
Dentro de casa,e nem em contato com outras pessoas.
A explicação esta no( ARAMAICO) ;as palavras que indicam
LEPROSO,=A FABRICANTE DE JARROS
POIS NO ARAMAICO SÃO SEMELHANTES. EX:

GAR’BA = LEPROSO( MAT.8:2;LC.427)
GARBA = FABRICANTE DE JARROS(MT.26:6,MC.14:3)
(LC.22:10),Uma vez que o ARAMAICO é escrito sem VOGAIS
As duas palavras são idênticas;repare no TEXTO que logo na
Sequencia há uma mulher trazendo um jarro. A conclusão é óbvia:( SIMÃO ERA FABRICANTE DE JARRO,E NÃO LEPROSO) O que caracteriza as LINGUAS SEMÍTICAS,PRINCIPALMENTE A LINGUA SAGRADA O (HEBRAICO).É QUE ELA REVELA SEGREDOS DE D’US ALELUIA.


24 comentários:

  1. Esclarecedora observação. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive dúvida nesta parte. Pois se ele era leproso o Senhor não o curou por que? Se ele já era curado por que teria o nome de Leproso? Então com a sua explicação ficou claro. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  3. Há possibilidade de que ele ter sido curado. Observem Lc 7.
    Geralmente leproso era como ele era conhecido por ter tido a doença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu ponto de vista vai ate ai

      Excluir
    2. Verdade...pode ter sido conhecido assim apossua cura,mas faz sentido a colocação das escritas.

      Excluir
  4. O novo testamento foi escrito em Grego, não em aramaico.

    ResponderExcluir
  5. Oliveira Lyra · Journalist em Radio
    A PASSAGEM CONTIDA EM LUCAS 12 NÃO AFIRMA QUE O BANQUETE FOI NA CASA DE LÁZARO É ESTRANHO DOIS BANQUETES E DUAS UNÇÕES QUANDO CRISTO DISSE QUE AQUELA UNÇÃO SERIA PARA SEMPRE LEMBRADA. 1- MARIA 2- PECADORA 3- MULHER = UMA MULHER PECADORA CHAMADA MARIA, QUAL A DÚVIDA? FOI UM SÓ BANQUETE EM BETÂNIA NA CASA DE SIMÃO O FARISEU QUE FORA CURADO DE LEPRA,E MARIA AQUELA QUE MARTA SUA IRMÃ RECLAMOU COM JESUS, UNGIU JESUS E ISTOU FICOU REGISTRADO PARA TODO O SEMPRE. 3 PESSOAS PODEM CONTAR O MESMO ACONTECIMENTO COM DETALHES DIFERENTES, EXEMPLO: VOCÊ DIZ QUE MARIA ESTEVE NO BANQUETE PORQUE VC SABE O NOME DELA, EU DIGO UMA MULHER PORQUE FOI DO SEXO FEMININO, MAS SEU JOÃO DIZ QUE FOI UMA PECADORA PORQUE CONHECE A FAMA DELA. ESPERO TER TIRADO SUA DÚVIDA. HOUVE APENAS UM BANQUETE OFERTADO A JESUS EM BETÂNIA NA CASA DE SIMÃO O FARISEU CURADO DE LEPRA, CASO FOSSEM DOIS NÓS TERÍAMOS A DISTINÇÃO E NÃO A COINCIDÊNCIA DOS FATOS QUE FORAM CONTADOS DE MODO DIFERENTE. ESSA UNÇÃO FOI ÚNICA E O PRÓPRIO CRISTO DISSE: EU LHES ASSEGURO QUE ONDE QUER QUE ESTE EVANGELHO FOR ANUNCIADO, EM TODO O MUNDO, TAMBÉM O QUE ELA FEZ SERÁ CONTADO, EM SUA MEMÓRIA.ELE NÃO SE REFERIU A OUTRO EPISÓDIO DE UNÇÃO, MAS A ESTE ÚNICO. OS DISCÍPULOS FORAM REPREENDIDOS, SIMÃO TEVE SEUS PENSAMENTOS DESCURTINADOS, POIS ERA UM FARISEU QUE SE ACREDITACA TER SANTIDADE, EMBORA TIVESSE SIDO CURADO POR CRISTO DE UMA MOLÉSTIA. QUANTO O BANQUETE TER SIDO EM NAIM, PELA NARRATIVA O TEMPO PASSOU E OUTRAS COISAS ACONTECERAM, OU SEJA, O ASSUNTO FOI PARA OUTRO LADO, CORTADO, ENTÃO NÃO HÁ UMA SEQUENCIA EM UM LOCAL ÚNICO. IMAGINA RELATAR DUAS UNÇÕES, COM RIQUEZAS DE COINCIDÊNCIAS? PARA QUE? OUTRO ERRO QUE VEJO CONSTANTE É AFIRMAR QUE O JANTAR FOI NA CASA DE LÁZARO E AINDA USAM JOÃO 12. ONDE ESTÁ ESCRITO QUE FOI LÁ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito coerente e bem explicado a dívida do texto.
      Sabemos que cada escritor escreveu a msm no história de um forma diferente...
      Como o cego de Jericó foi curado não é maia cego..
      Como Maria Madalena adúltera não é mais adúltera.
      Mas o apelido sempre fala mais alto que o nome da pessoa ..pelas suas ações.

      Excluir
    2. Nessa questão de ser a mesma casa, eu digo que não, pois alguns argumentos revela que não era a mesma casa ..pois em uma leitura, pode notar que em Mateus descreve essa situação 5 dias antes da festa, e na outra cituaçao são dois dias antes da festa,, as duas unção seria para a preparação de Jesus, mas outra questão é que uma unge a cabeça e outra cituaçao outro lugar são os pés de Jesus que são ungido, e outra,, os pés de Jesus Cristo são enchogado com os cabelos, onde não seria a cabeça de Jesus, pois os cabelos da mulher séria com os cabelos de Jesus, onde traria uma confusão tremendo.. não sou sábio..mas só uma colocação para meditação

      Excluir
    3. O mesmo jantar foi um só na casa do fariseu e não na casa de Lázaro porque Lázaro também estava presente Lá no banquete

      Excluir
  6. SIMÃO JÁ TINHA SIDO CURADO POR JESUS, PORTANTO NENHUM IMPEDIMENTO PARA QUE ESTIVESSE JUNTO AS PESSOAS, E ESSE BANQUETE FOI UMA FORMA DE AGRADECIMENTO. OS ESCRITORES SE REFERIAM A SIMÃO O LEPROSO, FICOU A LEMBRANÇA, O APELIDO, NÃO A DOENÇA, MAS ISSO ERA PARA REAFIRMAR E LEMBRAR O PODER CURADOR DE JESUS.

    ResponderExcluir
  7. Não entendi . Simão o leproso....era leproso(curado por Jesus Cristo ou era o fabricante de jarros?????

    ResponderExcluir
  8. Deve-se lembrar que o NT foi confeccionado na língua grega. O aramaico somente foi usado no livro de Daniel e alguns outros pontos do AT.

    ResponderExcluir
  9. Mas qual a vertente verdadeira da escrita de Matheus. Grega,haramaica ou hebraica...
    Porq tem um sentido.
    Barba e garaba

    ResponderExcluir
  10. Lendo a palavra eu entendi que aquele banquete estava sendo feito em agradecimento pela cura da lepra só que eles não esperavam uma mulher chegar e entrar e um dia cabeça de Jesus porque eles não teve esse ato porque na época que podia um girassol o homem e quando era ungido era para ser apresentado como rei o como líder e aquela mulher um joelho naquele momento porque já tinha chegado a hora

    ResponderExcluir
  11. Provavelmente esse foi o leproso que Jesus Cristo curou S.Mateus .8:1-4

    ResponderExcluir
  12. O texto sagrado foi escrito em grego, mas a história foi contada e recontada em aramaico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concluindo,...jesus curou um leproso que vivia em lugar isolado fabricando vasos para sobreviver, e que agradescido por sua cura, convidou Jesus para um jantar em sua casa. E assim surge a mulher de forma inedperada a ungí-lo.

      Excluir
    2. Boa. Louvado seja Deus.

      Excluir
  13. E onde diz que Lázaro estava na casa de Simão?

    ResponderExcluir