Arqueologia da Cidade de Palmyra


Templo de Baal-Shamin

Palmyra foi uma antiga cidade na Síria central. Na antiguidade, era uma importante cidade localizada em um oásis de 215 km a nordeste de Damasco e 180 km ao sudoeste do Eufrates em Deir ez-Zor. Tinha sido uma parada da caravana vital para os viajantes que atravessam o deserto da Síria e era conhecida como a Noiva do Deserto. A primeira referência documentada para a cidade pelo seu nome semita Tadmor, Tadmur ou Tudmur (que significa "a cidade que repele" em amorreu e "a cidade indomável" em aramaico) é gravada em tabletes babilônicos encontrados em Mari.
Embora o sitio antigo caiu em desuso após o século 16, ainda é conhecida como Tadmor em árabe (aka Tedmor), e há uma nova cidade com o mesmo nome ao lado das ruínas. O Palmyrenes construiu uma série de grandes monumentos contendo arte funerária, tais como lajes de calcário com bustos humanos, representando o falecido.


Cultura
Os habitantes Palmyra eram de descendência sírio; eles tinham nomes em aramaico, e adoraram uma variedade de divindades da Mesopotâmia (Marduk e Ruda), Síria (Hadad, Ba ʿ al, Astarte), Saudita (Allat ) e Grécia (Athena). Palmyrans foram originalmente falantes de aramaico, mas depois mudou para a língua grega. Na época da conquista islâmica Palmyra era habitada por várias tribos árabes, principalmente os Qada'ah e Kalb.



A etimologia exata do nome "Palmyra" é desconhecida, embora alguns estudiosos acreditam que foi relacionado ao palmeiras na área. Outros, no entanto, acreditam que pode ter vindo de uma tradução incorreta do nome "Tadmor". A cidade foi mencionada pela primeira vez nos arquivos de Mari no segundo milênio aC. Era uma cidade de comércio na rede extensa de comércio que ligava a Mesopotâmia e norte da Síria. Tadmor é mencionado na Bíblia hebraica (Segundo Livro de Crônicas 8:4) como uma cidade construída no deserto (ou fortificada) pelo Rei Salomão da Judéia:
Tinha havido um templo em Palmyra em 2000 anos antes dos romanos nunca viu. Sua forma, uma grande pedra com paredes de câmara com colunas de fora, é muito mais próximo do tipo de coisa atribuída a Salomão do que a qualquer coisa romana. Ela é mencionada na Bíblia como parte do Reino de Salomão. Na verdade, ela diz que ele construiu.
-Terry Jones e Alan Ereira, Barbarians Terry Jones ', p. 183
Flavius ​​Josephus também atribui a fundação da Tadmor a Salomão em sua Antiquities of the Jews (Livro VIII), juntamente com o nome grego de Palmyra, embora esta deve ser uma confusão com bíblica "Tamara". Diversas citações na tractates do Talmud e do Midrash também se referem à cidade no deserto da Síria (às vezes trocando as letras "d" e "t" - "Tatmor" em vez de "Tadmor").




períodos Greco-romana 
Inscrição da rainha Zenobia em Palmyra.
Quando os selêucidas assumiu o controle da Síria, em 323 aC, a cidade foi entregue a si mesmo e tornou-se independente, florescendo como uma parada da caravana no século 1 aC. Em 41 aC, Marco Antônio enviou um grupo de ataque para Palmyra, mas o Palmyrans tinha recebido a inteligência da sua abordagem e fugiu para o outro lado do Eufrates, demonstrando que, naquela época ainda era Palmyra um assentamento nômade e seu valor pode ser removido em curto prazo.

Em meados do século 1, Palmyra, uma cidade rica e elegante, localizado ao longo das rotas de caravanas ligando a Pérsia com os portos do Mediterrâneo romano da Síria e da Fenícia, passou ao controle romano. Um período de grande prosperidade seguiram.
Jones e Erieira nota que os comerciantes Palmyran propriedade navios em águas italianas e controlavam o comércio da seda indiana. "Palmyra se tornou uma das cidades mais ricas do Oriente Próximo". "O Palmyrans tinha realmente um grande truque, eles eram as únicas pessoas que conseguiram viver ao lado de Roma sem ser romanizado. Eles simplesmente fingiu ser romanos."
Palmyra foi feita parte da província romana da Síria durante o reinado de Tibério (14-37 dC). Ele foi crescendo em importância como uma rota de comércio ligando a Pérsia, Índia, China, e do Império Romano. Em 129, Adriano visitou a cidade e ficou tão encantado com ela que ele proclamou uma cidade livre e rebatizou-Palmyra Hadriânia.

Início em 212, o comércio Palmyra diminuiu como os sassânidas ocuparam a foz do Tigre e do Eufrates. Septimius Odaenathus, um príncipe de Palmyra, foi nomeado pelo Valerian como o governador da província da Síria. Depois de Valeriano foi capturado pelos sassânidas e morreu em cativeiro em Bishapur, Odaenathus campanha, tanto quanto Ctesiphon (perto moderna Bagdá) para a vingança, invadindo a cidade duas vezes. Quando Odaenathus foi assassinado por Maconius seu sobrinho, sua esposa Zenobia Septimia tomou o poder, governando Palmyra em nome de seu filho, Vabalathus.

Zenobia se rebelou contra a autoridade romana, com a ajuda de Cassius Longinus e assumiu Bosra e terras, tanto para o oeste como o Egito, que institui o Império Palmyrene de curta duração. Em seguida, ela tomou seções Antioquia e grande parte da Ásia Menor ao Norte. Em 272, o imperador romano Aureliano finalmente restaurada Roman e controle de Palmyra foi sitiada e saqueada, para nunca mais recuperar sua antiga glória. Aureliano capturou Zenobia, trazendo de volta a Roma. Ele desfilou-la em correntes de ouro, na presença do senador Marcelo Petrus Nutenus, mas permitiu-lhe retirar-se para uma villa em Tibur, onde tomou parte ativa na sociedade por anos. Uma fortaleza legionário foi criada em Palmyra e embora deixou de ser um importante centro de comércio, não obstante, permaneceu um importante entroncamento de estradas romanas no deserto sírio.

Diocleciano expandiu a cidade para abrigar legiões ainda mais e paredes em tentar salvá-lo da ameaça Sassânida. O período bizantino após o Império Romano só resultou na construção de algumas igrejas, grande parte da cidade foi para a ruína.


Temple of Baal-Shamin, Palmyra

O edifício mais impressionante em Palmyra é o grande templo de Baal, considerado "o mais importante edifício religioso do primeiro século dC no Oriente Médio". surgiu como um templo helênico, dos quais apenas fragmentos de pedras sobreviver . O santuário central (cella) foi adicionado no início do século 1 dC, seguido por um pórtico de casal grande com colunas em estilo coríntio. O pórtico da entrada oeste e data (propylaeum) a partir do século 2. O templo medidas 205 x 210m.


A partir do templo, uma rua com colunatas, correspondente ao decumanus antigo, leva para o resto da cidade antiga. Tem um arco monumental (que datam do reinado de Septímio Severo, AD século 3), com rica decoração. Em seguida foram um templo de Nabu, da qual pouco resta hoje em dia para além do pódio, e os banhos chamados de Diocleciano.



O segundo mais notável permanecer em Palmyra é o teatro, hoje com nove fileiras de assentos, mas muito provavelmente originalmente ter até doze com a adição de estruturas de madeira.Foi datado do século 1 dC. Atrás do teatro foram localizados num edifício do Senado pequeno, onde a nobreza local discutidas as leis e tomou decisões políticas, e os chamados "Tribunal da pauta", com uma inscrição que sugere que era um lugar para caravanas para fazer pagamentos. Perto está o grande ágora (medindo 48 x 71 m), com restos de uma sala de banquetes (triclínio); entrada a ágora era decorado com estátuas de Septímio Severo e sua família.

A primeira secção das escavações termina com uma grande parte Tetrapylon restaurado ("quatro colunas"), uma plataforma com quatro conjuntos de quatro colunas (apenas um dos originais em granito egípcio ainda é visível). Uma rua transversal leva para o Campo de Diocleciano, construído pelo governador da Síria, Sosianus Hierocles, com os restos das grandes centrais principia (hall de habitação as legiões). Estão perto do templo da deusa síria Allat (2 º século dC), o Portão de Damasco e do Templo de Baal-Shamin, erguido em 17 dC e mais tarde expandida sob o reinado de Odenato. Restos incluem um pórtico notável levando à cella.

Recentemente, arqueólogos em trabalhar na região central da Síria desenterraram os restos de uma igreja de 1.200 anos de idade, acredita-se ser o maior já descoberto na Síria, em um sítio de escavação na antiga cidade de Palmyra. Esta igreja é o quarto a ser descoberto em Palmyra. Funcionários descreveu-o como o maior de seu tipo a ser encontrado até agora - a sua base de medição de um impressionante 51 por 30 jardas. As colunas da igreja foram estimadas em 20 pés de altura, com a altura do tecto de madeira mais de 49 pés. Um pequeno anfiteatro foi encontrado no pátio da igreja onde os especialistas acreditam que alguns rituais cristãos eram praticados.Em novembro de 2010 austríaca media manager Helmut Thoma admitiu saques um túmulo Palmyrian, onde ele roubou peças arquitectónicas, apresentou hoje em sua vida privada quarto. arqueólogos alemães e austríacos protestou contra este crime.

Vista panorâmica de Palmyra, fundada por Salomão, rei de Israel. Os seus monumentos
surpreendem pela sua extensão. Reconstruída pelo imperador Diocleciano, foi tomada pelos árabes

Túmulo de Elabel, no Vale dos Mortos, em Palmyra





Nenhum comentário:

Postar um comentário