Moabe - Desejo ou Terra Fértil

 
Moabe é o nome de um filho de Ló, resultante de um incesto Ló com a sua filha mais velha (Gén. 19:17). Os moabitas tiveram alianças com os amonitas (Gén. 19:37,38). Ramsés II conquistou os moabitas. Segundo se lê na inscrição da base da estátua de Luxor. Formavam um povo numeroso antes dos Israelitas passarem o Mar Vermelho (Êxodo 15:15). Ocupavam o país desde as planícies de Hesbom até ao wady Kurahi, que emerge no extremo sul do Mar Morto e formava na linha divisória entre Edom e Moabe.
Moabe é também aparentemente a terra de Ruth. Ela casou com um dos filhos de Elimelec que tinha emigado da terra de Efrata - Belém com a sua esposa Noemi e com os seus dois filhos, Malon e Quilion. Um deles casa-se com Rute. Depois da morte do sogro, cunhado e marido acompanha a sua sogra Noemi de retorno à sua terra. Agora, terra próspera.
Nahal Arnon
Arnon é um vale com uns dois quilómetros de largura que divide a terra entre as tribos de Israel, ao norte e a terra de Moabe, para o sul (Nm 21:13, Dt 3:16). Os moabitas antigos disputavam essa fronteira, e isso aconteceu algumas vezes na história bíblica, os moabitas cruzaram Arnon para capturar a tribo de Gad no Planalto Medeba. O Arnon é mencionado muitas vezes na Bíblia por causa da sua importância geográfica. 

Capital de Moabe
Conhecido na Bíblia como Kir, Kir Moab, Quir-Heres e Hereseth, este lugar (Kerak moderna) foi a capital de Moabe. Ele está situado numa colina isolada, com vista em todas as direções. Os cruzados reconheceram este lugar como um bom lugar de defesa. No ano 1140 AD eles transformaram Kerak numa das suas fortalezas mais fortes no Médio Oriente. As ruínas do castelo dos cruzados podem ver-se nesta foto.

Castelo de Kerak
No total, o castelo tem sete níveis. Foi construído na forma de um A, com a ponta estreita na extremidade do sul. Um fosso protege o castelo do lado norte por este ser acessível. O fosso que antes era de 27 m de profundidade.
Aqui está retratada a cozinha, que continha um lagar de azeite e um grande forno de tijolos.

Rabá Moabe Templo Romano
A moderna cidade de er-Rabá preserva o antigo nome de Rabá Moabe. No período romano e bizantino, a cidade era conhecida como Areopolis (Cidade do [Deus] Marte). De acordo com uma inscrição, este templo romano foi dedicado aos imperadores Diocleciano e Maximiano, que governaram em conjunto a partir de AD 286-305.

Balu Ruínas
Localizado acerca 10 km ao sul do vale do Arnon, Balu é o maior cidade da Idade do Ferro na região. Era parte do reino de Moabe. Este local foi habitado desde o período do Bronze até ao período mameluco. O interesse foi despertado pelo achado da Estela de Balu em 1930. É possível que a "Cidade de Moabe" bíblica ("Ar de Moabe") estivesse localizada aqui (Nm 21:28, Is 15:01).

Nenhum comentário:

Postar um comentário