A cidade perdida de Atlântida na China

  1. Resultado de imagem para atlantida china
  2. Um labirinto de templos em outros tempos brancos (hoje, meio amarelados), arcadascom inscrições em alto relevo, muralhas, estradas pavimentadas de pedras e casas… Você pensou em um sítio arqueológico na Grécia, Itália ou Turquia? Não, este cenário é na China. E detalhe: a 40 metros debaixo d’água.Shi Cheng 2
  3. Mergulhador contempla as figuras em alto relevo de um das construções da cidade submersa.
  4. Conhecida como a “Atlântida da China“, em referência a lendária ilha descrita pelo filósofo grego Platão, a antiga Shi Cheng (Cidade dos Leões) está submersa há 57 anos no lago artificial de Qiandao, próximo a Montanha Wu Shi (dos Cinco Leões) e a 400 kmChangai. Agora, a cidade de 600 anos se tornou um destino turístico de aventura para viajantes e mergulhadores. O mês de maio, inclusive, marca o começo da temporada de mergulhos exploratórios para conferir as espetaculares ruínas do país asiático.Shi Cheng 5
  5. A beleza dos motivos chineses que podem ser apreciados e que se mantêm intactos.
  6. Shi Cheng foi o centro da política e da economia da província de Zhejiang por 600 anos. Em 1959, no entanto, o governo da China construiu sua primeira usina hidrelétrica no condado de Chun’na para abastecer Changai e Hangzhou. Com isso, a antiga metrópole foi afundada no Lago de Qiandao, junto com cerca de 27 aldeias e mil vilas. Por conta disso, 290 mil habitantes tiveram que migrar da região.
  7. Shi Cheng 13
  8. Ilustração mostra como era Shi Cheng, que foi o centro da política e da economia da província de Zhejiang por 600 anos.
  9. Atualmente, a Usina de Xin’anjiang está quase inativa e o lago perdeu seu sentido como fonte de energia elétrica. Chegou-se a sugerir que o nível do lago fosse baixado para trazer a cidade novamente à tona, mas como ela está debaixo d’água há 57 anos, especialistas creem que as construções de Shi Cheng não resistiriam à mudança do ambiente. Protegida do vento, da chuva e do sol, a “Atlântida da China”  é considerada uma verdadeira “cápsula do tempo”, pois boa parte da arquitetura permanece intacta, incluindo vigas de madeira e escadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário