Ron Wyatt: Êxodo e a Travessia do Mar Vermelho

Êxodo e a Travessia do Mar Vermelho a Ron Wyatt

                 beach5Faraó alcançou o povo de Deus quando eles já estavam acampados na praia. O exército daquela época, a história indica que era aproximadamente 20 mil soldados (Alguns dizem que o número chega até 250 mil soldados o que é bem provável). Faraó trouxe todo o exercito dele atrás dos israelitas, E os egípcios perseguiram-nos, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros e o seu exército, e alcançaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom”, Êxodo 14:9.
           O que poderia ser uma batalha bem fácil para Faraó, não aconteceu assim. Deus interferiu e parou Faraó e seu exército e eles não capaz de pegar os Israelitas na praia, E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles. E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era trevas para aqueles, e para estes clareava a noite; de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro”, Êxodo 14:19,20.
Moisés estendeu a mão pelo mandamento de Deus e um vento soprou naquela noite que dividiu o mar e secou o chão. Isso possibilitou para o povo de Deus escapar cruzando o mar a noite.
 Evidências achadas pelo trabalho de arqueologia de Ron Wyatt
Solomon column
Os pilares de Salomão

Na primeira viagem de Ron a essa praia de Nuweiba, ele viu um pilar que não tinha inscrições. Esse  pilar estava deitado com uma boa parte dele na água. Não tinha nada escrito nele por causa da corrosão da água.  Após avisar uns soldados que trabalhavam nessa praia, eles pegaram o pilar e o levantaram, colocando-o um pouco longe da praia. Esse pilar está do lado do Egito nessas coordenadas: 28°58’11.24°N, 34°38’32.69°E.
Pilar do lado da ArabiaColoque essas coordenadas no Google Mapa ou Earth e o verá.
Quando Ron foi do outro lado do Mar Vermelho, também encontrou o mesmo pilar, 29° 1’48.21°N, 34°51’22.64°E, mas dessa vez tinha inscrição como Faraó, Egito, Moisés, morte, água, Yahweh (Deus), Salomão, Etã. Depois de ter falado para o governo da Arábia Saudita, eles pegaram o pilar e colocaram somente um marca em seu lugar.
Os das marcas localizadas colocadas lá por Salomão estão dos dois lados do mar, na praia do Egito e na praia da Arábia… Veja no mapa…
Crossingcomdetalhes cópia
NewCrossing
A dimensão da passagem no Mar Vermelho
As dimensões aproximadas dessa passagem:
13 km de comprimento.
1 km de largura.
300 metros de profundidade, em alguns pontos. 
Suave inclinação de 6 graus.
Veja a outra ilustração no mapa abaixo. Tenha em consideração que dos dois lados, há um precipício 1,5 Km.
A passagem atravessando de um lado a outro está bem definida na ilustração abaixo. Olha dos dois lados e vê o buraco de um abismo bem profundo. Deus construiu essa “ponte” para Seu povo passar. Quem sabe quando que Ele construiu isso, talvez até mesmo antes de criar o homem.
As ondas gigantescas, terríveis e aterrorizantes
Nos dados especificados acima, podemos calcular que a parede de água chegava a uma altura de 300 metros. Se calcular que cada andar em um prédio tem 2,8 metros, então calculamos que a parede de mar chegou a uma altura de um prédio de 107 andares. Imagina isso. A altura é realmente assustadora. Imagina agora quando as águas foram liberadas. A velocidade que essa parede de água chega a você depois de percorrer a uma distância de 1 km – vindo dos dois lados.
Israelitapassando

O exército do Faraó faleceu quando essas ondas fecharam sobre eles. Estavam sego de ódio dos israelitas com certeza por perder o primeiro filho deles.
Quando estavam dentro deste corredor de 13 quilômetros de comprimento, eles acordaram finalmente e perceberam que Deus estava lutando contra eles, E tirou-lhes as rodas dos seus carros, e dificultosamente os governavam. Então disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o Senhor por eles peleja contra os egípcios”, Êxodo 14:25.
 Evidências dentro do mar
Nas viagens de Ron, e outros arqueólogos, eles acharam muitas evidências. Em menos de 10 minutos foram achados rodas de carruagens, casco de cavalos assim como outros objetos da roda.

Wheel4WheelChariot wheel







 Wheel2
 O vento que congelou o mar
Muitos como nós pensamos que o vento que separou o mar é com certeza muito forte, então porque as pessoas não foram levadas pelo vendaval. Com certeza o vento os arrancaria e os jogariam quilômetros de distância. Note por exemplo os redemoinhos fortíssimos que derrubam casas destroem bairros inteiros e até outros que arrancam o asfalto do chão. Mas, porque o vento não perturbou o povo. Passaram numa boa de um lado a outro, “Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas”,Êxodo 14:21.
Notemos, com certa felicidade, que Deus nos dá a reposta disso nas próprias escrituras sagradas, E com o sopro de tuas narinas amontoaram-se as águas, as correntes pararam como montão; os abismoscoalharam-se no coração do mar”, Êxodo 15:8.
A palavra do Hebreu que é a linguagem original do Antigo Testamento da palavra “coalharam-se” é:  קפא. No Léxicon é o número1087. Uma das definições dessa palavra é água congelada.
Então podemos entender claramente que Deus mandou um vento forte do oriente e esse vento congelou a água criando um muro enorme dos dois lados de água congelada. Aqui está à razão do por que o vento não carregou o povo. Não precisava, pois as muralhas de água dos dois lados estavam congeladas.
 O lado do oriente foi mais congelado
 Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar”, Êxodo 14:27.
Vento descongelou
 “Assim o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípciosmortos na praia do mar”, Êxodo 14:30.
Sabemos que Deus mandou um vento forte do oriente, do lado da Arábia Saudita. Esse vento tinha de trabalhar mais para começar a dividir a água de cima para baixa. Então houve uma maior concentração de vento no começo da divisão da água do lado oriente.
A água começou a dividir do lado da Arábia Saudita para onde o povo estava indo. A água mais congelada estava do lado da Arábia e a parede de água mais fina estava do lado do Egito, na praia de Nuweiba.
Quando a água começou a voltar ao normal, percebam que a escritura fala que os egípcios deram de cara com à água (foram de encontro a ele”) quando estavam tentando voltar para o lado do Egito. A água os pegou e os carregou até a praia do lado da Arábia e é por isso que os israelitas viram os corpos dos egípcios mortos na sua frente.
A água carregou Faraó e seus soldados 13 km até a praia na Arábia. Podemos ver com certeza que nenhum ser humano conseguiria viver depois que uma muralha de água igual a um edifício de 100 andares ficasse carregando a pessoa por mais digamos 10 km debaixo da água.
Referência:
Este estudo não poderia ser feito sem os esforços e os trabalhos de Ron Wyatt juntamente com a benção do nosso Deus.
WyattMuseu
De Etã até a praia de Nuweiba
         ETãaPraia
  O povo acampou em Etã e depois Deus os instruiu para virar e irem para a praia de Nuweiba. Deus poderia tê-los direcionados ao redor do Mar Vermelho mas em vez disso, os livro para as montanhas fechadas. Note as instruções de Deus…
embaraçados
           “E partiram de Etã, e voltaram a Pi-Hairote, que está defronte de Baal-Zefom, e acamparam-se diante de Migdol”, Números 33:7Como a própria palavra indica, eles ‘voltaram’ ou seja, tiveram de mudar a rota deles de seguir em frente e contornar o Mar Vermelho. Mas, Deus tinha outros planos. Deus queria levá-los para a praia, através das montanhas fechadas…
           “Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar. Então Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou”, Êxodo 14:1-3.
          A razão da qual Deus disse Estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou é por causa do terreno mesmo. Observe como é o caminho através dessas montanhas – não há para onde escapar. Uma vez que você entrou nesse caminho não há mais saída a não ser chegar na praia.
Pelo mapa mostrado pelo quadrado branco vemos com facilidade porque o Faraó diria que o povo estava ‘embaraçado’ pela terra, como Deus disse que ele pensaria. Olha como as montanhas são fechadas. Uma vez que a pessoa esta dentro, não poderá ir para lugar nenhum a não ser seguir até a praia de Nuweiba.
entangle2
Faraó viu aqui uma grande oportunidade para pegar o povo de Israel. Observe as montanhas de outro ângulo, como são altas dos dois lados do caminho estreito.
           “Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus servos contra o povo, e disseram: Por que fizemos isso, havendo deixado ir a Israel, para que não nos sirva? E aprontou o seu carro, e tomou consigo o seu povo; E tomou seiscentos carros escolhidos, e todos os carros do Egito, e os capitães sobre eles todos”, Êxodo 14:5-7.
 A praia de Nuweiba
 A foto mostra a saída das montanhas e a entrada da praia. Observe como em algumas passagens são bastante apertadas.beach3
Em 1978, Ron chegou nessa praia pela primeira vez. Essa praia é com certeza bastante grande para acomodar todo o povo de Israel como também seus animais.
beachmeasure3
O povo de Israel chegou aqui no sexto dia da jornada deles. A bíblia fala claramente que eles chegaram aqui com tempo suficiente para preparar o acampamento, E os egípcios perseguiram-nos, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros e o seu exército, e alcançaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom”, Êxodo 14:9.
           map1
E partiram de Etã, e voltaram a Pi-Hairote, que está defronte de Baal-Zefom, e acamparam-se diante de Migdol”,Números 33:7.
Então os Israelitas cobriram toda a distância com tempo de sobra, pois eles acamparam em Etã e agora em Nuweiba. Portanto a todos o que pensam que é impossível a eles fazerem essa jornada de Sucote a raia em seis dias.

 Ron Wyatt: O Êxodo e a Travessia do Mar Vermelho
NovoMapa

 O mapa da região onde tudo acontecerá! Vemos aqui a região do Egito, a passagem do povo de Israel no deserto do Sinai, a travessia do Mar Vermelho, e o monte de Deus, Monte Sinai localizado na Arábia Saudita.

Há muitos é claro que duvidam que até mesmo o povo de Israel fossem escravos no Egito. Essas pessoas não procuram na realidade saber da verdade, pois há estudos sobre isso em todas as livrarias e amplamente achados na internet.
A Saída do Egito para Sucote (Thaku)
           Por 430 anos (Gên. 11:17; Êxo 12:40-41) o povo estava sendo escravo no Egito. E depois das 10 pragas que Deus colocou em Faraó, ele deixou o povo sair do Egito, “Assim partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, à entrada do deserto”, Êxodo 13:20. Deus não levou eles pelo caminho ao redor da costa, o caminho dos filisteu porque certamente haveria guerra entre eles e eles poderiam até voltar ao Egito. O nosso próprio Deus disse isso, E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito”, Êxodo 13:17.
Usando Google Mapa, você vê claramente até hoje em dia os caminhos que teriam sido usados por eles naquela época. Essa parte do Egito e cheia de montanhas e deserto e não há quase rodovias.
O Google Mapa quando você coloca um ponto de partida e uma de chegada, ele acha o caminho que é oferecido para fazer a viagem. Até mesmo o calculo é feito e lhe dirá o tempo que você faria se fizer a viagem de ônibus, carro, bicicleta e até caminhando. Fizemos isso e colocamos a partida onde achamos que seria o ponto de partida do povo que foi “Sucote” até a praia onde foi o ponto de chegada deles.
Foi o Google Mapa que criou o caminho que acreditamos ser muito bem o caminho que eles andaram. Eles fizeram todo esse caminho em seis dias. Google Mapa calculou o tempo que demoraria o que dois milhões de pessoas cobririam facilmente já que eles andaram de dia e de noite, E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite”, Êxodo 13:21.
Então o povo partiu de um lugar chamado Sucote acamparam em Etã. De lá Deus mandou eles “virarem” e em ver de contornar o Mar Vermelho por terra, Deus lhes disse para seguirem até a praia em Baal-Zefom – em frente ao mar. Essa viagem aconteceu na noite seguinte da Páscoa. Aconteceu na Festa de Pães Asmos que é uma das Festas Santas de Deus. Por favor, estude neste blog sobre as Festas Santas de Deus.
  O que mostra este mapa?
          Mapa3
Esse é um Google Map. Colocamos um ponto de partida e de chegada e o próprio Google Mapa acha o caminho para você. No Google Mapa também tem a opção de viagem; você pode escolher entre ônibus, carro, bicicleta como também caminhar. Nesse mapa escolhemos caminhar. O mapa mostra uma distância de 388 Km mas não sabemos exatamente o lugar.
           Nota: Ron Wyatt acha que a distância de Sucote até Nuweiba é de 226 Km e que eles caminharam isso nos dias da Festa de Pães Asmos que são de seis dias. Então, eles teriam de somente caminhar 1.6 quilômetros por hora. É claro que caminhando de dia e noite ele percorreram absolutamente muito mais do que isso deixando até horas de sobra para acampar – e a bíblia diz que eles acamparam em Etã.
1. O que sabemos por certo da história do Êxodo?
Comentário: A bíblia nos indica, ou nos dá informação do seguinte:
* Sabemos que os Israelitas se ajuntaram em Sucote antes da partida deles, Êx. 13:20; Núm. 36:5.
* Sabemos que eles saíram do Egito no primeiro dia, ou seja, na noite anterior também conhecida como Noite Memorável, da Festa de Pães Asmos (lição 13) – esta Festa tem a duração de sete dias, Êx. 13:3; Núm. 33:3.
* Sabemos que o destino deles era a praia de Nuweiba, Êx. 14:2.
* Sabemos que Deus fez o povo mudar de direção e em vez deles andarem ao redor do Mar Vermelho, Deus os levou para as montanhas, Núm. 33:6.
* Na sexta-feira à noite, o Senhor mandou um forte vento que separou o mar e secou o chão. No mesmo dia à noite os Israelitas atravessaram o mar, Êx. 14:21-22.
* Faraó atravessou o mar no amanhecer do sétimo dia, Êx. 14:24.
 Noite a Ser Observada
           No primeiro dia da Festa de Pães Asmos, começa na noite anterior (O dia para Deus é do pôr-do-sol ao pôr-do-sol) que é a noite seguinte da Páscoa, o povo começou sua jornada para sair do Egito. Essa noite está bastante explicada por Deus, Esta noite se guardará ao Senhor, porque nela os tirou da terra do Egito; esta é a noite do Senhor, que devem guardar todos os filhos de Israel nas suas gerações”,Êxodo 12:42.
           “Partiram, pois, de Ramessés no primeiro mês, no dia quinze do primeiro mês; no dia seguinte da páscoa saíram os filhos de Israel por alta mão, aos olhos de todos os egípcios”, Números 33:3.
 De Sucote até Etã – durou e dias e noites
           Quando Faraó acordou e viu seu filho morto, ele deu liberdade para o povo de Israel para sair do Egito. Isso aconteceu depois da noite da Páscoa. No dia seguinte.
O povo começou a sair do Egito e a se reunir num lugar chamado Sucote, Partiram, pois, os filhos de Israel de Ramessés, e acamparam-se em Sucote”, Números 33:5. Todo o dia o povo saiu do todos os lugares do Egito para Sucote. Com certeza Moisés precisava reunir o povo para organiza-los a saírem juntos do Egito. Esse lugar foi Sucote.
O dia inteiro, o povo veio chegando de vários lugares do Egito e se reunirão em Sucote. E na noite do primeiro dia dos Pães Asmos eles começaram a jornada deles, E partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, que está no fim do deserto”, Números 33:6.
          O que é interessante observar que a Bíblia só menciona que eles acamparam depois que chegaram a Etã. Então eles caminharam dia e noite para dormir, descansar e outras coisas, mas não chegaram a acampar. Isso certamente leva muito mais tempo para levantar um acampamento e muito tempo para desmontar um acampamento. O que parece indicar é que as paradas deles foram de certa maneira rápidas.
 O Vamos deixar Google Mapa calcular para nós
O Google Mapa calcula para nós quanto tempo uma pessoa caminhando duraria para cobrir a distância marcada.
Google Mapa calcula que demoraria uma pessoa 66 horas para fazer toda essa jornada. Pelo Mapa vemos que um pessoa, sem parar, poder fazer esse percurso em menus de 3 dias. Mas, o Mapa não calcula parada.
Isso deixa bastante viável que um povo de dois milhões de pessoas passam fazer toda esse trajeto em 6 dias, descansando e andando dia e noite. A bíblia mostra que a primeira parada deles depois de Sucote foi Etã, acamparam-se em Etã”.
Deus carregou o povo “com asas como águias”
           Quando calculamos a caminhada do povo muitos de nós esquecemos que foi deus que os tirou do Egito. Foi Deus que estava com eles operando muitos milagres. Simplesmente esquecemo-nos de Deus quando tentamos imaginar como foi a caminhada deles. Será que um povo de 2 milhões de pessoas mais seus animais fizeram este trajeto sozinhos sem ajuda de Deus? É claro que não.
Mas há na Bíblia indicações da intervenção direta de Deus com eles. Observe… “Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, enão se fatigarão”, Isaías 40:31.
          Não somente isso observe o que mais a bíblia nos diz,Feriu também a todos os primogênitos da sua terra, as primícias de todas as suas forças. E tirou-os para fora com prata e ouro, e entre as suas tribos não houve um só fraco”, Salmos 105:36, 37.
Podemos ver aqui que não somente Deus tirou o sentimento de cansaço deles como também todo o tipo de desconforto que poderiam ter nessa longa viagem.
           A bíblia nos diz claramente que todos eles eram fortes de saúde e vigor o que geralmente não é o caso de uma multidão de dois milhões de pessoas. Deus já estava trabalhando como todo o povo os deixando fortes para essa viagem muito antes da viagem ter acontecido. Que maravilhoso é o nosso Deus! Que lindos são Seus caminhos!

5 comentários:

  1. parabéns pelo trabalho, è de suma importância apoiar aquilo que temos por fé através de fatos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo magnífico trabalho glórias ao nosso Deus

    ResponderExcluir
  3. Amei o estudo! Edificoume em conhecimentos e Fé!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo estudo Deus é mesmo maravilhoso

    ResponderExcluir