Arqueólogos marítimos escavaram parcialmente a embarcação a dois metros de profundidade, próximo ao antigo porto de Barbir, no município de Sukošan
A uma profundidade de apenas dois metros, no mar de Sukošan, na Croácia, arqueólogos encontraram um barco romano de madeira datado em mais de 2 mil anos. A descoberta foi divulgada no último sábado (5), no Facebook, pelo Centro Internacional de Arqueologia Subaquática em Zadar (ICUA Zadar).
Segundo publicação na rede social, de 10 a 21 de outubro de 2022, uma equipe de especialistas do centro, em cooperação com a Comissão Romano-Germânica de Frankfurt, na Alemanha, escavou parcialmente a embarcação romana de madeira perto da zona portuária de Barbir.
“O antigo porto de Barbir, perto de Sukošan, foi descoberto em 1973 e, por muito tempo, foi documentado apenas na superfície, graças à pesquisa do arqueólogo Boris Ilakovac”, contou Mladen Pešić, diretor da ICUA Zadar, em entrevista a Agência Nacional de Notícias da Croácia (Hina).
Segundo o diretor, em 2017, iniciaram-se obras mais profundas na área, paralelamente à pesquisa de uma vila romana no continente, que foi significativamente danificada devido a construções modernas. “Felizmente, parte do local sob o mar está bem preservado”, disse Pešić, que também é o chefe do extenso projeto de pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário