Tessalônica

 

Tessalônica

Vista com vista para uma cidade densa com muitos telhados alaranjados, no canto esquerdo há ruínas de pedra e tijolo, ao longe está o mar com céu azul com algumas nuvens

Contexto histórico

Tessalônica estava localizada na interseção de duas principais estradas romanas, uma que levava da Itália para o leste (Caminho de Ignatia) e a outra do Danúbio ao Egeu. A localização e o uso de Tessalônica como porto a tornaram uma cidade proeminente. Em 168 aC tornou-se a capital do segundo distrito da Macedônia e mais tarde tornou-se a capital e principal porto de toda a província romana da Macedônia (146 aC). Em 42 aC, após a batalha de Filipos , Tessalônica tornou-se uma cidade livre. Hoje, a moderna cidade de Thessaloniki é a segunda cidade mais importante da Grécia e abriga um milhão de habitantes.

Escavações

Muito pouco foi descoberto na antiga Tessalônica porque Tessalônica fica no topo dos restos mortais. A área retratada acima e à direita era anteriormente uma estação de ônibus; quando foi movido em 1962, este fórum do século 1 ou 2 dC foi revelado. Escavadores encontraram uma casa de banhos e uma casa da moeda que datam do século I d.C. abaixo do pavimento em torno de um odeum. Uma inscrição (30 aC a 143 dC) do portão de Vardar traz a palavra politarches, a palavra que Lucas usou em referência aos oficiais da cidade diante dos quais Jasão foi trazido pela multidão ( Atos 17 :6). A palavra não aparece em nenhuma outra literatura grega, mas corresponde à arqueologia do local.

Uma estrutura semicircular com bancos de pedra em camadas que olha para uma área de palco vazia

Significado Bíblico

Paulo (com Silas e Timóteo) veio a Tessalônica de Filipos em sua segunda viagem missionária, parando em Anfípolis e Apolônia antes de chegar aqui ( Atos 17 ). Ele pregou na sinagoga da cidade, a principal sinagoga da região, por pelo menos três semanas. Seu ministério foi forte, e ele estabeleceu uma igreja judaico-gentia, embora fosse mais fortemente gentia (1Ts 1:9). Quando Paulo enfrentou grande perseguição nas mãos da turba, ele fugiu para Beréia, mas os tessalonicenses eventualmente o forçaram a sair de lá também (Atos 17:13-14).

Igreja de São Demétrio

St. Demetrios era um nativo de Tessalônica quem Galarius matou. Esta igreja basílica foi construída pela primeira vez no século 5 dC e lembra St. Demetrios como o santo padroeiro da cidade. A maior igreja da Grécia, esta basílica foi destruída por um incêndio em 1917 e desde então foi reconstruída. Sob as escavações da igreja revelaram restos do período romano, incluindo uma casa de banhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário