Carta aos Gálatas - A Lei de Moisés - Reflexão do Dia

Bom dia,

Paz, Graça e bem da parte de Jesus Cristo de Nazaré!


"Por que a lei?" (Gal 3:19). 

Esta é a questão, que segundo Paulo, devemos nos aprofundar para seguirmos em novidade de vida em Cristo, guiados pelo Espírito Santo.

Mas se existe o Espírito Santo, se existe Jesus que nos redimiu, por que a Lei? 

Vamos fazer refletir sobre isso hoje!

Gálatas 5:18:
Se vos deixais guiar pelo Espírito, já não estais debaixo da lei.

Quando Paulo fala da Lei, via de regra ele se refere à Lei mosaica, ou a Lei de Moisés, isto é, os Dez Mandamentos. Foi em relação a Aliança que Deus estabeleceu com seu povo, uma forma de preparar esta Aliança. Segundo vários textos do Antigo Testamento, a Torá - que é o termo hebraico com o qual a Lei é indicada - é a coleção de todas as prescrições e normas que os israelitas devem observar, em função dessa aliança com Deus:

“O Senhor se alegrará novamente por vocês, fazendo-os felizes, como se alegrou por seus pais, quando vocês obedecem à voz do Senhor, seu Deus, observando seus mandamentos e decretos, escrito neste livro da lei, e quando te converteres ao Senhor teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma” (Deuteronômio 30:9-10). 

A observância da Lei garantiu ao povo os benefícios da Aliança e garantiu o vínculo particular com Deus. Ao fazer a aliança com Israel, Deus ofereceu a Torá, a Lei. Naquela época havia necessidade de uma Lei, e foi um grande presente que Deus deu ao seu povo, pois havia paganismo em toda parte. 

À luz de tudo isso, podemos entender como aqueles judeus se infiltraram na comunidade de Gálatas para ensinar que eles deveriam observar a Lei Mosaica. Em sua carta aos Gálatas, Paulo aponta que a Lei, não dá vida e não oferece o cumprimento da promessa, porém Paulo usa uma palavra muito importante, a Lei é o “pedagogo” para Cristo, isto é, aqueles que buscam a vida precisam olhar para a promessa e seu cumprimento em Cristo.

Nessa primeira parte da reflexão a Carta aos Gálatas cabe destacar a novidade radical da vida cristã: todos os que têm fé em Jesus Cristo são chamados a viver no Espírito Santo, que nos liberta da Lei de Moisés e ao mesmo tempo ao único mandamento: o amor. 

Se você deixar de lado o encontro com Jesus e quiser voltar ao velho homem e dar mais importância aos mandamentos, isso não é bom. E esse era precisamente o problema desses judeus fundamentalistas que se envolveram entre os gálatas para confundí-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário