Bíblia rara de ouro maciço é encontrada

 



A enfermeira Buffy Bailey, de 48 anos, e seu marido, Ian, caminhavam numa zona rural de York, uma cidade inglesa, quando seu detector de metais disparou. Eles descobriram uma Bíblia de ouro que pode valer mais de R $700 mil.

Especialistas consideraram o item “excepcionalmente único”, ou seja, o único que existe no mundo. A escultura mede 1,5 centímetros de ouro maciço de 22 ou 24 quilates, pesa cerca de 5 gramas e pode ter mais de 600 anos.

Os estudiosos acreditam que essa peça rara é do século 15 e que tenha pertencido ao rei Ricardo III. Eles também compararam a réplica da Bíblia à Jóia de Middleham, um pingente de ouro também encontrado por detector de metaias a 64 km de distância onde Bailey encontrou o item.

O local fica perto do Castelo de Middleham, casa da infância de Ricardo III.

Sobre o achado

A pequena Bíblia tem gravuras de santos padroeiros medievais relacionados ao parto, incluindo Santa Margarida de Antioquia. Quem analisou a peça acredita que tanto o pingente como a pequena Bíblia foram feitos pelo mesmo ferreiro e oferecidos a uma parente do rei que estava grávida.

“Eu e meu marido vamos por todo o país detectando metais. Decidimos visitar York porque sabíamos que tinha muita história. Chegamos na fazenda e o proprietário perguntou se queríamos sair imediatamente, dissemos que sim, por favor”, comentou a enfermeira.

Quando encontrou a peça, Baily achou que seria uma etiqueta de orelha de ovelha ou um anel, logo viu que era algo diferente, só que ela não imaginava que realmente estava com um tesouro em suas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário