Zona Rochosa do Rio Jordão

Templo em Pella
Pella (Pehel) era uma cidade importante durante o final do período do Bronze, liderando uma revolta contra os egípcios no final do século 14 a.C. O local foi ocupado continuamente por vários milénios, mas nunca entra no registo bíblico. Eusébio, no entanto, regista que os cristãos judeus fugiram de Jerusalém para esta cidade durante a revolta judaica em 66-70 dC.














Sucot a Leste
A identificação de Tell Deir Alla é contestada por estudiosos, mas a maioria acredita que é Sucot bíblica. Jacob deu o nome a este lugar quando ele parou aqui e erguido cabines (succoth; Gn 33). Mais tarde Gideon perseguiu os midianitas, mas não recebeu a ajuda dos anciãos da cidade (que mais tarde se arrependeram da sua decisão). Uma importante descoberta arqueológica encontrada aqui é uma inscrição BC século 8, que menciona o profeta Balaão (cf. Nm 22-24).












Planícies de Moab, com o Monte Nebo
Pouco antes de entrar na Terra Prometida, as doze tribos de Israel acampados nas planícies de Moab "" no lado leste do rio Jordão, na altura de Jericó. Aqui Moisés entregou as suas últimas mensagens (o livro de Deuteronómio). Após a sua morte, o país permaneceu aqui durante um mês para lamentar sua morte. Esta é também a área onde Elias foi levado ao céu num redemoinho (2 Rs 2).



Monte Nebo
O Senhor proibiu Moisés de entrar na Terra Prometida, mas concedeu-lhe uma vista espetacular antes da sua morte. Escalando o Mt. Nebo, Moisés foi capaz de ver o comprimento e a largura da terra de Canaã. Quando Moisés morreu, as Escrituras nota que o Senhor o sepultou e ninguém sabia exatamente onde ele foi colocado (Dt 34).
Bab edh-Dhra sepultura de eixo
Um sítio arqueológico interessante perto da costa sudeste do Mar Morto é Bab edh-Dhra. Mais de 20.000 túmulos eixo (!) São estimados para ter sido cavados neste local durante a Idade do Bronze inicial, espaço suficiente para 500 mil pessoas. Aparentemente, este era um centro enterro regional. O local foi destruído no final deste período, e alguns estudiosos acreditam que este lugar é a Sodoma bíblica.















Nahal Arnon
Embora o Nahal Arnon deja vale-largura seja de duas milhas para o interior (ver Moab), ele sai para o Mar Morto, em um estreito desfiladeiro. Com paredes de rocha vermelha várias centenas de metros de altura e água que flui através dele, este desfiladeiro é um dos melhores lugares para caminhar e nadar em todo o Médio Oriente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário