Arqueólogos podem ter encontrado parte de um prego da cruz de Jesus

 Uma equipa de arqueólogos descobriu o pedaço de um prego de seis centímetros que pode ser proveniente da chamada Vera Cruz, a cruz na qual Jesus Cristo foi crucificado.

A equipa de arqueólogos estuda há vários meses o mosteiro de Milevsko (Milevský Premonstratensian). Esta primavera, os investigadores conseguiram encontrar uma passagem secreta no edifício e descobriram uma caixa na cavidade de uma das salas, com 26 centímetros de largura e 16 centímetros de comprimento.

No interior, estava o prego recém-descoberto, cuja autenticidade será verificada no próximo ano por outros especialistas.

De acordo com a Czech News Agency, a tampa original estava coberta de ouro de 21 quilates e tinha a inscrição IR, letras “que podem ser entendidas como a abreviatura em latim de Iesus Rex, ou seja, Jesus Cristo”, explicou o arqueólogo Jiri Sindelar.

Uma análise dendrológica aos materiais que selam a caixa revelou que o objeto é feito de lariço, uma árvore do género Larix que não cresce nas florestas de Israel.

A datação por radiocarbono determinou que o material data do período entre 1290 a 1394 d.C., enquanto que o carvalho, outro material utilizado na confeção da caixa, foi datado entre 260 a 416 d.C..

A descoberta é de grande importância tanto para a ciência arqueológica como para os cristãos. “Do ponto de vista histórico e do ponto de vista simbólico, é ainda mais importante do que a relíquia de São Mauro, uma caixa lindamente decorada com mais de um metro de largura”, comentou Sindelar.

O relicário de São Mauro foi descoberto em 1985 sob as placas de uma capela na mesma região, e foi considerado a segunda relíquia histórica mais importante do país, depois das joias da coroa.

O Milevský Premonstratensian é o mosteiro mais antigo do sul do país, tendo sido construído no final do século XII. Na Idade Média, era uma das instituições mais ricas do território que agora corresponde à República Checa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário