Reflexão do Dia - Evangelho Segundo Mateus 5:12

Paz, graça e bem,

A reflexão de hoje é sobre o texto de Mateus 5:1-12, mais conhecido como as bem-aventuranças e, certamente, um dos trechos mais lidos de todo o Novo Testamento, apreciado por cristãos e não cristãos. Mahatma Gandhi definiu as bem-aventuranças como “as palavras mais altas que a humanidade já escutou”.  As bem-aventuranças representam a síntese do programa de vida de Jesus e de seus seguidores de todos os tempos. É um texto belo e revolucionário.

"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;" Mateus 5:3
Tem sido essa a bem-aventurança que tem recebido as interpretações mais equivocadas ao longo da história, infelizmente. O convite de Jesus é para que não desanimem, mas coloquem-se em marcha para alcançarem o Reino que foi criado para eles, o Reino dos Céus, mas não no céu, aqui mesmo na Terra, reino como sinônimo de uma vida plena e digna.  Jesus convida a perder o medo, buscar seus direitos de herdeiro do Reino e jamais se dobrar ao sistema opressor.

"Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados" Mateus 5:4. 
jamais será consolado o aflito que se fecha em suas aflições, mas sim aquele que consegue mover-se, apesar do sofrimento. A implantação do Reino dos Céus num mundo hostil traz  aflições para os discípulos de Jesus. Mesmo assim, devemos avançar, sem recuar diante das dificuldades.

"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;Mateus 5:5
O termo manso é equivalente a humilde, significa reivindicar alguma coisa sem violência. A luta sem violência é mais lenta e mais difícil de conseguir o objetivo. Por isso, Jesus encoraja e pede paciência, é como se ele dissesse: “não parem, continuem lutando”.

"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;" Mateus 5:6. 
O alimento e a bebida são essenciais para a vida, e assim deve ser a luta por justiça entre seus seguidores, devemos ter diariamente fome e sede justiça social. Onde não há justiça, não há paz. 

"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;"
Mateus 5:7. 
É importante recordar que misericórdia, na Bíblia, não é um sentimento, mas uma ação em favor dos pobres e necessitados. A misericórdia é uma das principais características de Deus e por isso, deve ser também para os seus seguidores.

"Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;" Mateus 5:8
A lei mosaica e os antigos ritos de purificação do judaísmo tinham escondido o rosto verdadeiro de Deus. Jesus proclama a nulidade daquelas leis e ritos e pede para seus discípulos caminharem em outra direção, avançarem por outro caminho que não seja o da religião que divide, mata e exclui. Só há um tipo de pureza: a interior, essa não é proporcionada por nenhum rito.

"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;" Mateus 5:9. 
Na marcha da comunidade formada por discípulos e discípulas de Jesus, a promoção da paz é requisito básico e essencial. Não se trata de uma falsa paz como aquela imposta por Roma, intitulada “pax romana”. A paz que Jesus propõe não é uma mera ausência de conflitos, mas um retorno ao ideal hebraico expresso pela palavra (שלום) shalom: paz como bem-estar total do ser humano, harmonia com Deus, com o próximo e consigo mesmo. É por essa paz que a comunidade de discípulos e discípulas deve lutar enquanto caminha, fazendo dessa paz o rumo da caminhada. Não há prêmio para quem caminha promovendo a paz, mas há consequências: ser chamados filhos de Deus. Na tradição bíblica, ser filho é ser parecido com o pai. Quando alguém caminha promovendo a paz, se torna parecido com Deus, por isso, será chamado seu filho.

"Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;" 
Mateus 5:10
A justiça é a prática bem-aventuranças anteriores. A quem adere plenamente à lógica do Reino de Deus não há outra consequência que não ser a perseguição pelo sistema religioso e político. Mas, mesmo diante da perseguição, a palavra de Jesus continua sendo de encorajamento: continuem marchando em busca do Reino.

Viver as bem-aventuranças é abraçar um projeto de sociedade alternativa que entra em conflito com os sistemas dominantes baseados na no lucro e na exploração,. Mas é diante desse conflito que a devemos avançar, seguir em frente sem desanimar. Por isso, Jesus reforçou "Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós." Mateus 5:11,12. 

Para seguir Jesus é preciso estar em estado de caminhada contra tudo o que impede o advento do Reino aqui na Terra. A mensagem libertadora das bem-aventurança é um convite a lutarmos por um mundo melhor, mais fraterno e mais justo.

Paz, graça e bem,
Renato Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário