O ensino de Jesus sobre as parábolas do Reino


Vamos ler as parábolas como Jesus ensina sobre o mistério do reino. Observe Mateus 13:11 . Jesus diz aos seus discípulos: "A vós foi dado conhecer os segredos do reino dos céus".

Mais adiante, veja os versículos 16–17: “Bem-aventurados os vossos olhos, pois eles vêem, e os vossos ouvidos, porque eles ouvem. Em verdade vos digo: muitos profetas e justos desejavam ver o que vês, e não o fizeram. vê-lo e ouvir o que você ouve e não o ouviu. "

Você está vendo o cumprimento de coisas que eles desejavam ver. O reino chegou, mas há um mistério. Nem todo mundo está reconhecendo isso. Não é o que eles esperavam. Está aqui, mas o jeito que está aqui é um mistério. Esse é o mistério. É isso que essas parábolas em Mateus 13 devem mostrar.

A parábola do semeador

Em primeiro lugar, a parábola do semeador: versículos 18-19: "Escutai vós, pois, a parábola do semeador.
Ouvindo alguém a palavra do reino ..." 


quatro coisas diferentes podem acontecer:
Satanás pode arrebatá-lo;
o calor do problema pode chamuscar;
os espinhos (cuidado das coisas mundanas) podem sufocá-lo;
ou pode dar frutos em bom solo.

O mistério aqui é que a Palavra do reino - o evangelho do reino: "Nosso Deus reina!" ( Isaías 52: 7 ) - não está varrendo o mundo inteiro antes dele. Está aqui com poder para salvar alguns - mas três vezes a pregação do reino parece estar abortando. Isso não era esperado quando o Messias chegou para dizer: 


"O reino está próximo. Nosso Deus reina!" 

Este é o mistério do reino.

A parábola do trigo e dos joios

Então olhe a parábola do trigo e do joio nos versos 24. "Outra parábola ele colocou diante deles, dizendo: 'O reino dos céus pode ser comparado a um homem que semeou boa semente em seu campo.'" Um inimigo semeia a semente ruim e trigo e joio crescem juntos. E Jesus diz que é uma figura do reino. Filhos do reino (v. 38) e filhos do mal um lado a lado até a colheita - o dia do julgamento.

A interpretação é dada nos versos 37 e seguintes. Note o versículo 41. No final dos tempos, diz: "O Filho do homem enviará seus anjos, e eles reunirão do seu reino todas as causas do pecado e de todos os malfeitores, e os lançarão na fornalha de fogo". 


Este é o mistério do reino - um reino existente por algum tempo neste mundo com o justo (v. 43) e o mal nele lado a lado até a consumação. Isso não era esperado. 
O reino viria com poder total para destruir imediatamente os iníquos e vindicar os justos. Mas Jesus diz que chegou. Existe satisfação. Mas a consumação, a separação final, espera pela segunda vinda do Filho do Homem (v. 41).

A parábola da semente de mostarda

Veja a parábola do grão de mostarda em 31-32: "O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e semeou em seu campo; é a menor de todas as sementes, mas, quando cresceu, é o maior dos arbustos e se torna uma árvore". de modo que as aves do ar vêm e fazem ninhos em seus ramos ".

O mistério do reino é que o reino veio em Jesus como um grão de mostarda e não um golpe militar. Será algum dia uma enorme e poderosa árvore. Mas o mistério é que o reino chegou ao mundo sem a transformação cataclísmica mais esperada.

A parábola da rede de pesca

Pule para a última parábola do capítulo, versículos 47–50, a parábola da rede de pesca.

Novamente, o reino dos céus é como uma rede que foi lançada ao mar e reuniu peixes de toda espécie; quando estava cheio, os homens chegaram à praia e sentaram-se e separaram os bons em vasos, mas jogaram fora o mal. Então, será no final da era. Os anjos sairão e separarão o mal dos justos e os lançarão na fornalha de fogo.

O mistério do reino, novamente, é que, como a rede - o poder do reino - atrai os homens para o seu domínio, atrai o bem e o mal. Somente quando a rede estiver em terra, no final da idade, os peixes bons e maus serão separados.

Observe cuidadosamente: a separação descrita aqui não é entre os peixes que não foram pegos na rede do reino e aqueles que o fizeram. Esse não é o ponto dessa parábola. A separação aqui é entre dois tipos de pessoas que são arrastadas para a rede do reino. Um tipo é mantido. O outro é lançado no fogo.

Assim, o mistério do reino não é apenas que o reino é inicialmente limitado em seu escopo e seu efeito no mundo (é um grão de mostarda), mas também o mistério do reino é que as pessoas que estão sob o poder de Deus o reino é, como dizemos, um saco misturado. Alguns são verdadeiros discípulos. E alguns são hipócritas.

O ponto da mensagem é que o reino de Deus é presente e futuro. Houve satisfação, mas não houve consumação. Este é o mistério do reino. E isso leva a duas breves aplicações, uma de incentivo e outra de aviso.
Duas aplicações

Primeiro, a advertência: cuidado ao insistir que Deus demonstre as dimensões do reino que agora reservou para a consumação. O reino agora é limitado em seu escopo e efeitos. E cuidado de assumir que todos os que são levados ao poder do reino de Deus são os filhos do reino. O poder do reino reúne muitos ( Mateus 7:22 ) em sua rede que serão expulsos no final, porque eles amavam a cura e não a santidade; eles amavam poder e não pureza; eles amavam maravilhas e não a vontade de Deus.

E finalmente o encorajamento: o reino realmente chegou. O cumprimento sem precedentes dos propósitos de Deus está iminente. O rei chegou. O rei lidou com o pecado de uma vez por todas no sacrifício de si mesmo. O rei está sentado à direita do Pai e reina agora até que todos os seus inimigos estejam sob seus pés. A justiça do rei agora já é nossa pela fé. O Espírito do Rei já está habitando em nós. A santidade do rei já está sendo produzida em nós. A alegria e a paz do rei já nos foram dadas agora. A vitória do rei sobre Satanás já é nossa quando usamos a espada do Espírito, a Palavra de Deus. O poder do rei para testemunhar já está disponível para nós. E os dons do Rei - os dons de seu Espírito - estão agora disponíveis para o ministério.

E agora com uma consciência sóbria do mistério do reino - presente ainda futuro; cumprida, mas não consumada - vamos continuar como uma igreja para buscar o reino primeiro - descobrir tudo o que nós ainda deveríamos ser para a salvação dos pecadores perdidos e a glória do Rei Jesus!


-----------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário