JESUS VEIO PARA EVANGELIZAR OS POBRES - LUCAS 4:18

Por Renato Barbosa

Evangelizar os pobres: A missão de Jesus e a missão da Igreja


Jesus, um judeu carpinteiro da periferia de Nazaré da Galiléia em uma nação pobre e sedenta por uma transformação social de base. Jesus, verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus, de alguma forma o Filho de Deus uniu-se de algum modo a todo homem. Trabalhou com mãos humanas, pensou com inteligência humana, agiu com vontade humana, amou com coração humano, Jesus teve suas origens profundamente enraizadas na tradição e na cultura de seu povo, mas também é fruto de seu meio, marcado pela geografia, história e cultura do seu povo, como também é influenciado pelas leis econômicas do seu tempo, pelos conflitos sociais políticos. A Sua vida foi marcada por solidariedade para com os pobres, lutou pela causa do excluído e teve que enfrentar a perseguição da elite que detinha o poder político, econômico e ideológico de sua época.A comunidade cristã é igualmente convocada para para "proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor… "


Jesus, o “Ungido" de Deus para evangelizar os pobres. Este é o lema, a missão de toda cristão da verdadeira Igreja que está em Cristo.


Nas palavras de Francisco, o líder da Igreja Católica “Evangelizar os pobres significa em primeiro lugar aproximar-nos deles, significa ter a alegria de servi-los, de libertá-los da opressão, e tudo isso em nome e com o Espírito de Cristo, porque é Ele o Evangelho de Deus, é Ele a Misericórdia de Deus, é Ele a libertação de Deus, é Ele quem se fez pobre para nos enriquecer com a sua pobreza.”


O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos. e proclamar o ano da graça do Senhor. Então ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. Na sinagoga todos tinham os olhos fitos nele; e ele começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir". Lucas 4:18-21

“Hoje se cumpriu…”
hoje: uma referência ao espaço-tempo em que vivemos. Pois se é certo que há libertação em Jesus, também é certo que essa libertação tem um marcado aspecto social, que realiza e quer fazer presente o Reino de Deus HOJE, negá-lo seria negar praticamente todo o Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário