Museu Britânico vai devolver artefatos de 5 mil anos para o Iraque

Oito itens apreendidos em 2003 com um vendedor de arte serão devolvidos após serem identificados por especialistas do museu.

Oito artefatos de 5 mil anos que foram levados do Iraque após a queda de Saddam Hussein serão devolvidos ao país depois de terem sido identificados pelo Museu Britânico, em Londres.
Os objetos foram apreendidos pela polícia britânica em 2003, nas mãos de um vendedor de arte que já faleceu.
A coleção passou 15 anos nas mãos do Estado, e recentemente especialistas do museu indicaram que eles vêm de um sítio arqueológico em Tello, no sul do Iraque.
Os itens, que incluem um pingente de mármore em formato de touro, serão apresentados à embaixada iraquiana em Londres nesta sexta-feira.
O diretor do Museu Britânico, Hartwig Fischer, disse que a organização está "absolutamente comprometida com a luta contra o comércio ilícito e os danos ao patrimônio cultural".
Além do pingente de mármore, a coleção – que data do ano 3 mil a.C. – inclui a cabeça de uma clava (tipo de arma) feita de gipsita, dois estampadores de selos, um pedregulho com inscrições e três cones de argila com escrituras cuneiformes sumérias.
Nenhum dos itens tinha qualquer documentação quando eles foram descobertos na Inglaterra pela Polícia Metropolitana – e o vendedor de arte com quem elas foram encontradas não tentou recuperá-las.
Depois de anos em um depósito da polícia, a coleção foi levada ao Museu Britânico em 2018.
Após decifrar as inscrições nos itens, os especialistas do museu determinaram não apenas a que sítio arqueológico eles pertenciam, mas também de que partes específicas de edificações eles vieram.
As inscrições nos cones tinham o nome do rei sumério que os encomendou, o templo do qual eles vinham e o deus ao qual o templo era dedicado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário