Pesquisadores encontram caverna que abrigou Manuscritos do Mar Morto

Durante as décadas de 1940 e 1950, cientistas encontraram uma coleção de 981 textos antigos diferentes, alguns deles da própria Bíblia, em 11 cavernas de Qumran, sítio arqueológico localizado na Cisjordânia, perto do Mar Morto. Por essa razão, eles são conhecidos até hoje como Manuscritos do Mar Morto e possuem grande importância histórica para a região. Agora, arqueólogos dizem ter achado uma 12ª caverna, onde poderia ter existido partes remanescentes dos mesmos pergaminhos.
Segundo os pesquisadores das universidades Israelita de Jerusalém e de Liberty, nos Estados Unidos, não é possível afirmar com certeza se restos dos Manuscritos do Mar Morto estiveram na caverna recém descoberta. Nenhum traço deles foi realmente encontrado lá, mas a certeza que há é de que as evidências encontradas nela pertencem à mesma era dos textos. 
A caverna abrigava apenas um pergaminho em branco e vasos construídos especialmente para comportar rolos do mesmo material. Todos eles parecem ter sido destruídos, e seus antigos conteúdos, roubados.
Os pesquisadores acreditam que os responsáveis tenham sido alguns beduínos, povo nômade que habita a região. Isso porque eles encontraram algumas picaretas de ferro que devem ter cerca de 60 anos, o que sugere que os invasores chegaram ao local na mesma época em que os Manuscritos do Mar Morto foram descobertos.
O pergaminho encontrado na caverna pertence ao período situado entre 530 a.C. e 70 d.C. A data coincide com a dos 981 textos encontrados antes, que datam de uma época entre o século três a.C. e o primeiro d.C. A descoberta, portanto, abre as possbilidades quanto à origem de supostos fragmentos dos manuscritos que são frequentemente enviados a instituições de pesquisa. Afinal, eles poderiam ter estado nos vasos desta caverna.
As provas ainda são circunstanciais, e muitas análises ainda serão feitas até que o grupo publique sua pesquisa. Enquanto nenhum traço direto dos Manuscritos for achado nas instalações, o que aconteceu lá continuará sendo um mistério. Mesmo assim, as descobertas vêm para mostrar que há muito ainda para ser investigado nas cavernas de Qumran.
(Com informações da Science Alert)
  (Foto: Divulgação/Casey L. Olson/Oren Gutfeld)

Nenhum comentário:

Postar um comentário