ARQUEÓLOGOS DESCOBREM POTES DE VINHO NA ÁREA PRÓXIMA ONDE NOÉ CULTIVOU UVAS APÓS O DILÚVIO

Robert Mondavi pode ter sido um dos homens mais conhecidos na plantação de vinha nos últimos anos, mas Noé foi o primeiro. Este é muitas vezes esquecido na sombra das realizações humanas. No entanto, a Bíblia diz em Génesis 9 que, após a arca ter encalhado nas montanhas de Ararat ", Noé, um homem da terra, foi o primeiro a plantar uma vinha "( Génesis 9:20 ), o vinho a partir do qual, infelizmente, levou a outras histórias da mais famosa exposição de Noé embriagado. E embora muitos académicos poderiam ser tentados a negar provimento aos pedidos de vinha originais de Noé como sem nenhum valor histórico, os cientistas descobriram evidências do fabrico de vinho naquela região onde a Arca do Dilúvio terá pousado.
Num recente artigo no Journal of Archaeological Ciência , uma arqueólogos a partir de uma expedição conjunta arménios, americanos e irlandeses anunciaram a descoberta dos primeiros produtores da vinificação conhecido numa caverna perto do fronteira da Arménia, perto do sul com o Irão. Este lugar que fica a cerca de 60 milhas do Monte da Turquia. Ararat, o local tradicional da terra da arca bíblica. Tal como é facilmente observado na foto o local da produção do vinho está perfeitamente preservado, graças à temperatura consistente e uma camada de esterco de ovelhas na gruta que se formou uma camada protetora sobre os artefactos e restos orgânicos.
O mais interessante é que este achado fica a apenas 97 km de distância do Monte Ararat na Turquia, local onde o relato histórico-bíblico da vida de Noé relata que o seu barco repousou quando as águas daquela catástrofe global baixaram.
É possível supor, portanto, que Noé foi o primeiro fabricante de vinho na era pós-diluviana.
“Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha” (Gênesis 9:20).
A palavra hebraica utilizada no verso acima é כּרם (kerem) que significa literalmente atividade de campo com videiras. O relato acima, infelizmente, levou a uma história triste que demonstra a realidade do ser humano quando, mesmo num simples descuido, se afasta de Deus, a famosa nudez de Noé quando estava embrigado.
“Bebendo vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda” (Gênesis 9:21).
A palavra original utilizada para vinho acima dá a entender que não era simplesmente o suco da uva, mas o suco da uva acrescentado de um processo de fermentação, tornando-o alcoólico. Tanto que, a palavra embriagado (heb: shâkar) remete a uma pessoa que saciou-se com bebida estimulante e a consumiu em abundância permitindo sua influência.
E embora muitos académicos possam ser tentados a negar a historicidade das vinhas de Noé, a descoberta de evidências arqueológicas nas proximidades da mesma área onde a Bíblia regista que Noé também exerceu as mesmas atividades pode não ser tanta coincidência assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário