Resíduos de vinho de 6 mil anos foram encontrados em caverna na Itália


"É o mais antigo resíduo de vinho de toda pré-história italiana", afirmam os cientistas

Pesquisadores encontraram numa caverna da Sicília, na Itália, resquícios do que pode ser o vinho mais velho do mundo. O líquido estava em um vaso de barro, e especialistas acreditam que a bebida foi produzida e consumida há mais de seis mil anos.

De acordo com os cientistas, a descoberta, publicada no Microchemical Journal, é uma das mais importantes da região. "É o mais antigo resíduo de vinho de toda pré-história italiana", comunicaram. 


"Ao contrário de descobertas anteriores que eram limitadas às vinhas, que mostraram a presença de uvas antigamente, nosso trabalho identificou restos de vinho", disse Davide Tanasi, líder da pesquisa. "Obviamente isso não envolve apenas a prática da viticultura, mas da produção de vinho — numa época muito antiga." 
VASOS DE BARRO ONDE FORAM ENCONTRADAS OS RESTOS DO VINHO (FOTO: DAVIDE TANASI)

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Enrico Greco, químico da Universidade de Catania, e integrante da pesquisa, afirmou que o recipiente de barro foi submetido à uma análise química. 

"Identificamos a presença de ácido tartárico e sal", falou Greco. "A presença dessas moléculas nos permite confirmar o uso do recipiente como um reservatório de vinho." 


Nenhum comentário:

Postar um comentário