O REINO DIVIDIDO: SAMARIA


Ruínas de Samaria

Quando Omri se apoderou, pela força, dos reino do Norte (1ª Reis 16), deslocou a capital para uma colina até então desabitada no centro de Efraim. Situada no meio de uma planície rodeada de montanhas, esta colina era fácil de defender. A cidade foi chamada Samaria, como o nome do proprietário a quem Onri tinha comprado a colina (Shémér). Omri começou a construção da cidade, mas foi o seu filho Acab, marido de Jezabel, que a acabou. A construção foi realizada com minúcia, já que as juntas foram fechadas e os lados polidos com cinzel. A cidade foi construída à volta de um grande palácio fortificado, rodeado de armazéns, de silos e de habitações para o pessoal. O palácio real encontrava-se mesmo no meio. Embora tenha sido destruído pelo rei assírio Salmaneser V, quando este tomou Samaria em 722 a.C., uma parte do seu esplendor foi conservada.
Riquezas e poder do rei Acab.

Ruínas do palácio em Samaria

1ª Reis 22:39 menciona uma casa de marfim mandada construir por Acab. É difícil acreditar que essa construção fosse inteiramente de marfim. Quando foram feitas escavações em Samaria, foi descoberto um palácio muito bonito feito em pedra. Nessas ruínas, foram encontrados numerosos fragmentos de objectos de marfim, que tinham servido para decorar os móveis e as paredes do palácio. Quando foi descoberto o palácio dos reis assírios em Nimrode, encontraram-se objectos semelhantes, também feitos de marfim. É provável que esses objectos fizessem parte do espólio que os assírios levaram depois de terem tomado a cidade. os fragmentos encontrados em Samaria provêm, provavelmente, de objectos partidos que foram deixados para trás. O palácio em si não era, portanto, feito de marfim, mas merecia certamente o seu nome por causa da abundância de objectos feitos nesse material.
Acab não parou depois da construção de Samaria. Há vestígios do seu reinado em Megido e em Hazor, sobre ruínas que datam do tempo de Salomão. Embora o reinado de Acab tenha sido um dos períodos mais sombrios da história religiosa de Israel, a prosperidade foi maior do que sob qualquer um dos outros reis israelitas. Quando os monarcas da Síria e da Palestina se uniram numa coligação destinada a resistir aos temidos assírios na batalha de Quarquar, em 853 a.C., o destacamento de Acab e os seus 2000 carros de combate foi certamente o mais importante do exército siro-palestino. Este pormenor é claramente visível nos relatos feitos por Salmaneser III, o monarca assírio, que não tinha qualquer motivo par exagerar o poder de Acab. Os laços que ligavam Acab aos fenícios, através da sua esposa Jezabel, foram para ele uma ajuda, de certo.


Decoração de marfim proveniente
de Samaria.

A queda de Samaria.
Apesar de uma forte defesa, os assírios, sob o comando de Salmaneser V e do seu general – que mais tarde seria conhecido sob o nome de Sargão II – conseguiriam tomar a cidade de Samaria em 722 a.C. Uma grande parte da população foi capturada e deportada para as regiões do Norte e do Leste da Assíria. Não sabemos mais nada, a não ser eu, mais tarde, alguns se juntaram aos judeus em Babilónia. Foi encontrado em Babilónia um selo com um nome hebreu, datado de mais ou menos 600 a.C. A sua particularidade reside no facto do nome do pai desse homem hebreu ser um nome assírio, o que leva a pensar que a família fazia provavelmente parte dos deportados que se juntaram aos seus irmãos em Babilónia.

O relato bíblico dos cercos repetidos a Samaria pelos assírios e pelos arameus revela uma violência extrema. A população deve ter sofrido imenso. Fortes evidências arqueológicas sugerem que muitos israelitas tentaram escapar aos assírios refugiando-se em Judá que, nessa altura, ainda mantinha boas relações com a Assíria e tinha, por isso, menos a temer.
Até à época de Salomão, a cidade de Jerusalém limitava-se a um cume estreito acima do vale de Cedrom. Quando Salomão construiu o seu palácio e o tempo, a cidade estendeu-se progressivamente para Norte, até duplicar a sua superfície. Os dados arqueológicos provenientes das escavações intensas, feitas um pouco por toda a parte em Jerusalém, levaram à conclusão de que a cidade não se tinha desenvolvido até à época de Ezequias, Jerusalém tornou-se em muito pouco tempo, cinco vezes maior. Provavelmente, ela foi invadida pelos refugiados vindos de Samaria, que montavam as suas tendas no vale e na parte Oeste de Jerusalém.


Pedra que menciona
as conquistas de
Sargão II.

O relato bíblico é, assim, confirmado de várias maneiras. Em primeiro lugar, a versão bíblica da violenta invasão dos assírios é confirmada pelos vestígios do caos no seio da população do reino do Norte. Se a isso juntarmos os vestígios de uma destruição impiedosa de Samaria, deduzimos que o relato bíblico é digno de confiança nesse ponto. Além disso, nas suas crônicas, o rei assírio Sargão II vangloria-se da tomada de Samaria. A queda da capital do reino do Norte, tal como a Bíblia a relata, já não levanta quaisquer dúvidas.
As descobertas arqueológicas acrescentam certos pormenores muito realistas ao relato bastante sucinto de 2ª Reis 17. A multidão de refugiados que vai para Jerusalém salienta todo o sofrimento e a angústia provocados pela invasão assíria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário