O Monte de Sodoma

O Monte ou Montanha de Sodoma em Israel está localizado bem no coração de um dos desertos mais quentes e áridos do Mundo, espremidos entre o Deserto da Judeia e o Deserto de Moabe, composta basicamente de sal, enxofre e calcário, esta montanha é um fenômeno geológico impressionante.
Segundo os geólogos, a montanha de Sodoma foi criada devido as pressões na camada geológica e a constante erosão dos materiais mais pesados e frágil que foram levados com a água da chuva, permanecendo os mais sólidos.
A sensação de que passeia por esta região é de completa desolação, pois devido a altíssima concentração dos materiais acima citados, a vida é praticamente impossível tanto para a vegetação quanto a fauna, tornando o local um cenário que faz lembrar o caos bíblico relatado após a destruição do local no que é chamado em Hebraico, Mahapechat Sedom, ou seja, a transformação de Sodoma.
A Montanha de Sodoma está localizada a cerca de 350 metros acima do nível do Mar Morto e portanto, ainda está localizada cerca de 70 metros abaixo do nível do Mediterrâneo, isto por si só já é um fenômeno. Para quem está no alto da Montanha e olha rumo ao nascer do Sol, pode avistas com clareza as Montanhas de Moab na Jordânia, local para onde as Escrituras Sagradas revelam que Ló e suas duas filhas fugiram. Para que olha rumo ao nascer do Sol, pode-se avistar as montanhas altas da Judeia, a região do Monte Hebron que está localizado a cerca de 1000 acima do Mar Mediterrâneo e cerca de 1470 acima do Mar Morto.
Entre a Montanha de Sodoma e as Montanhas da Judeia existem um vale onde no passado era parte do Mar Morto e nos dias de hoje passa um riacho que na maior parte dos dias do ano é seco, formando pequenos canions de calcário branco, tornando a paisagem espetacular e única.
Por causa do processo constante de erosão, a paisagem entre as milhares de pequenas colinas da Montanha de Sodoma é muito variada em suas formas e muito incomum, podendo-se ver camadas geológicas até mesmo na horizontal e diagonal.
A região é bastante árida, mas uma visita em um dia de outono ou inverno pode te surpreender com uma chuva repentina no local, o que pode causar grandes transtornos e a possibilidade de ver outro fenômeno incrível, a água passando entre as muitas camadas geológicas com grande facilidade, dando a sensação de que tudo é feito de espoja.
A Montanha de Sodoma é parte das muitas reservas naturais existentes no Estado de Israel, no local ainda podem ser vistas muitas cavernas importantes como a caverna da Farinha, a Caverna de Ló, o grande pilar conhecido como a Mulher de Ló e muitos penhascos, o local é muito bem marcado para pessoas que amam trilhas, e se você não gosta de se arriscar, siga pela marcação azul e branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário