Inscrição de 3,1 mil anos encontrada em Israel menciona juiz bíblico


A palavra “Jerubaal” foi escrita a tinta em um objeto de cerâmica de 1100 a.C. e remete a Gideão, figura bíblica mencionada no Livro dos Juízes

Em um local próximo à cidade israelense de Qiryat Gat, pesquisadores encontraram uma rara inscrição de 3,1 mil anos. De acordo com o comunicado da Autoridade de Antiguidades de Israel, a descoberta marca a primeira vez que a palavra “Jerubaal” aparece em um contexto arqueológico datado do período dos Juízes — cerca de 1100 a.C.


“O nome Jerubaal é conhecido das passagens do Livro dos Juízes como um nome alternativo do juiz Gideão, filho de Yoash”, explicam os professores Yosef Garfinkel e Sa’ar Ganor, responsáveis por liderar as escavações da Universidade Hebraica de Jerusalém e autores do artigo publicado no periódico Jerusalem Journal of Archeology.

Segundo textos bíblicos, Gideão teria combatido a idolatria destruindo o altar de Baal e é lembrado por ter vencido os midianitas, que atravessavam o rio Jordão para saquear plantações agrícolas.

A palavra Jerubaal foi escrita a tinta em uma vasilha de cerâmica no sítio arqueológico de Khirbat er-Ra‘i, onde ocorrem escavações desde 2015. Especialistas acreditam que a tigela servia para guardar óleos, perfumes ou medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário