MULHERES NA BÍBLIA - INTRODUÇÃO


À primeira vista, a Bíblia parece ser um livro destacado que coleta histórias de heróis, todos masculinos. Há bons e maus, patriarcas, reis, sacerdotes e profetas. Aparentemente, as mulheres aparecem apenas como uma figura acompanhante: "a esposa de..., a irmã de..., a filha de..."

Um exame do texto bíblico nos revelará que há 88 nomes diferentes de mulheres em comparação com centenas de nomes masculinos. Tudo isso sobressai à primeira olhada como mencionado acima. No entanto, o estudo mais profundo das histórias bíblicas nos permitirá descobrir que o lugar da mulher na realidade de antigamente é de grande importância.
Vamos vê-las operando em todos os níveis da sociedade, nos grandes momentos da vida e nos pequenos acontecimentos diários. 
Muitas mulheres bíblicas atuam com avassalador poder, grande sabedoria, malandragem e moralidade. Há mulheres que salvam vidas, mulheres na guerra e mulheres que aparecem nas vitórias. As que se comprometem e casam, aquelas que lutam pelo fruto do seu ventre, as que enganam, seduzem, são infiéis e caem como vítimas de estupro. 

E, entre todas elas, descobriremos que a sua dimensão e transcendência são muito maiores do que as que se desdobram entre as escrituras.

Em breve colocarei uma série de estudos e reflexões que eu fiz e quero compartilhar co vocês, sobre a relevância do ministério e apostolado das mulheres no Antigo testamento, e também, sua relevância como apóstolas e discípulas do cristianismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário