Reflexão do Dia - Evangelho Segundo Marcos 13:33-37

A reflexão de hoje é o texto do evangelista Marcos 13:33-37.É um discurso escatológico que  trata das realidades últimas e finais da história.  É necessário fazer uma pequena contextualização para a compreensão mais adequada, pois Jesus se encontrava em Jerusalém, vivendo a última fase do seu ministério e, ao sair do templo, os discípulos expressaram admiração pela aquela grande construção Jesus respondeu que dali não restaria pedra sobre pedra mas não lhes fornece nenhuma indicação de tempo. 

Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo. (Marcos 13:33) => o texto começa com uma advertência, uma chamada de atenção tendo em vista a imprevisibilidade da segunda vinda do Senhor. Infelizmente, a tradução não consegue exprimir tão bem essa chamada de atenção, sobretudo na primeira parte do versículo, onde seria correto usar a expressão “abri os olhos! Vigiai!”.

Será como um homem que, partindo em viagem, deixa a sua casa e delega sua autoridade aos seus servos, indicando o trabalho de cada um, e manda ao porteiro que vigie. (Marcos 13:34) =>
uma pequena ilustra a necessidade da vigilância. A partida do homem em viagem equivale ao intervalo temporal entre a ascensão e a segunda vinda do Senhor. É um tempo para a edificação do Reino. 

Vigiai, pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, (Marcos 13:35) => a casa é sinal de *universalidade* e ao mesmo tempo de pequenas comunidades. A comunidade vigilante é aquela na qual os sinais do Reino predominam: amor, perdão e justiça social.

O motivo da vigilância é muito claro: p
para que, vindo de repente, não vos encontre dormindo.(Marcos 13:36) 
dormir significa deixar de praticar a mensagem de Jesus Cristo, é abandonar seu ensinamento. 

Portanto, não importa quando o Senhor virá pela segunda vez e nem se Ele virá, pois Sua presença constante não será percebida enquanto não assumirmos a nossa responsabilidade na casa que Ele nos confiou: a Terra nossa casa comum. Para celebrarmos bem a certeza de que Ele já veio, só nos resta nos mantermos acordados, ou seja, praticando o amor, acima de tudo e acima de todos.


Paz, graça e bem,
Renato Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário