Fortaleza de 3,2 mil anos é encontrada em região descrita na Bíblia


Data e local de construção descoberta em Israel coincidem com relatos do Livro de Juízes, que narra batalhas sangrentas entre cananeus, israelitas e filisteus



Fortaleza de 3200 anos é encontrada em região descrita na Bíblia, em Israel (Foto: Emil Aladjem/Israel Antiquities Authority)Uma fortaleza cananeia de 3,2 mil anos foi encontrada perto da cidade de Qiryat Gat, ao sul de Israel, segundo um anúncio realizado em agosto pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA). A época e o local de sua construção coincidem com os de alguns acontecimentos citados no Livro dos Juízes, o sétimo livro da Bíblia.

Naquele período, a terra de Canaã e seus habitantes estavam sob o poder dos egípcios, até que, em meados do século 12 a.C., os filisteus decidiram entrar em uma batalha sangrenta pela região. Segundo os arqueólogos da IAA, ao que tudo indica, a fortaleza de Galon, como é chamada a construção descoberta recentemente, foi construída por egípcios e caneneus na tentativa de lidar com a nova situação geopolítica.

"No entanto, em meados do século 12 a.C. os egípcios deixaram a terra de Canaã e voltaram para o Egito", explicaram os arqueólogos Saar Ganor e Itamar Weissbein, em comunicado. "Sua partida levou à destruição das agora desprotegidas cidades cananeias — uma destruição que provavelmente foi liderada pelos filisteus."

Como contam os pesquisadores, o Livro de Juízes na Bíblia demonstra claramente a complicada realidade geopolítica e a luta pelo controle dos territórios durante o estabelecimento de novos poderes políticos na terra de Israel. "A fortaleza que encontramos oferece um vislumbre da realidade geopolítica descrita no Livro de Juízes, em que cananeus, israelitas e filisteus lutam entre si", disseram os especialistas.

Ilustração mostra como provavelmente era a fortificação (Foto: Itamar Weissbein/Israel Antiquities Authority)

A fortaleza foi construída em uma localização estratégica, de onde era possível observar a estrada principal que acompanhava o rio Guvrin, conectado a planície costeira à planície da Judeia. Sua arquitetura corresponde a das chamadas "casas de governador" egípcias, um tipo de estrutura já observada por arqueólogos em outras regiões de Israel.


Diversos utensílios de cerâmica foram encontrados durante as escavações (Foto: Sa'ar Ganor,/Israel Antiquities Authority)

Nesse caso, a fortificação escavada tem 18 metros de comprimento e 18 metros de largura, torres em seus quatro cantos e um pátio interno pavimentado com pedras e cercado por quartos. Durante as escavações, os especialistas também encontraram um porta enorme de 2,7 toneladas feita a partir de uma única rocha e diversos utensílios de cerâmica, como potes e vasos.

Diversos utensílios de cerâmica foram encontrados durante as escavações (Foto: Dafna Gazit/Israel Antiquities Authority)

Durante as escavações, os arqueólogos contaram com a ajuda de alunos de escolas da região e outros voluntários. O método, proposto pela IAA, é comum no país e tem o intuito de aproximar o público em geral, e especialmente a geração jovem, da arqueologia.

"A fortaleza de Galon oferece um vislumbre fascinante da história de um período relativamente desconhecido na história do país", disse Talila Lifshitz, diretora da comunidade e do departamento florestal na região sul do Fundo Nacional Judaico. "[Além de] fornecer uma visão turística e empírica para visitantes."


As escavações no sítio arqueológico (Foto:Ganor/Israel Antiquities Authority)

Nenhum comentário:

Postar um comentário