Plágio e Ilustrações pirateadas em “O Grande conflito”
RESUMO
“O grande conflito”, o mais famoso livro adventista, tem sérios problemas de autoria. A autora copiou o que outros escritores haviam escrito.
Mas o problema não é só esse. Na edição do “O grande conflito”, publicada em 1885, as ilustrações foram pirateadas.
As imagens reproduzidas aqui mostram que ilustrações foram tiradas de um livro publicado sete anos antes.
Além disso, ilustrações foram alteradas, cortando partes da imagem e acrescentando outras.
Nomes dos artistas que fizeram as ilustrações chegaram a ser apagados. Em se lugar puseram o nome da editora adventista.
Algumas perguntas inconvenientes. Uma delas: Que avaliação você faz da pirataria denunciada nesta postagem?
Plágios adventistas
Hoje quero falar das ilustrações pirateadas em The great controversy [ O grande conflito ], o mais famoso livro escrito pela “profetisa” adventista Ellen White.
Mas, antes disso, é preciso lembrar que os livros “escritos” por Ellen White estão repletos de plágio. Ou seja, a Ellen usou ideias e palavras de outro autores como se fossem dela. Aliás, esse é um problema que vem sendo denunciado e documentado há muitos e muitos anos. Há até mesmo estudos encomendados pela direção da própria Igreja Adventista do Sétimo Dia que comprovaram que, em boa parte de The desire of the ages [O desejado de todas as nações], a Ellen copiou muito, mas muito mesmo.1
Problema com ilustrações de O grande conflito
Mas pouco se fala de uma denúncia feita por Walter T. Rea em 1982. No livro The White lie,2 o autor, que na época ainda era pastor adventista, não apenas acusou de plágio várias obras de Ellen White, mas também demonstrou que até ilustrações encontradas em O grande conflito foram roubadas de outro livro.
Isso aconteceu na terceira edição do livro O grande conflito, de autoria da Ellen White. Essa terceira edição foi publicada em 1885 pela editora Pacific Press, situada na cidade de Oakland, Califórnia, e é a única que foi publicada com ilustrações.3
Conforme denunciado por Rea, as ilustrações foram copiadas de The history of Protestantism [A história do protestantismo], livro escrito pelo escocês J. A. Wylie e publicado em 3 volumes em 1878.4
A seguir aparecem cinco exemplos de Ilustrações pirateadas em O grande conflito. Em cada exemplo aparece um conjunto de três fotos. A primeira foto mostra a página em que a ilustração aparece no livro O grande conflito. A segunda foto mostra a mesma ilustração, mas ampliada. A terceira apresenta a ilustração original, conforme aparece no livro de Wylie.
Primeira ilustração pirateada
Três detalhes chamam a atenção na comparação das ilustrações em The history of Protestantism e The great controversy.
Primeiro, houve manipulação da ilustração, com corte das laterais e acréscimo em cima e embaixo. Em The great contorversy fica claro o acréscimo embaixo. A textura do desenho muda na parte de baixo da ilustração. É como se tivessem acrescentado uma faixa horizontal logo abaixo dos pés descalços da pessoa em primeiro plano. O acréscimo em cima é menos perceptível, mas um exame atento mostra que o entalhe em pedra na parte superior (acrescentada) do arco é diferente do mesmo entalhe na parte mais baixa do arco.
Segundo, suprimiram a assinatura do artista (as iniciais “WR”) no canto inferior direito e colocaram o nome da editora adventista Pacific Press no canto inferior direito da parte acrescentada.
Terceiro, a qualidade da ilustração é muito superior no original. Por exemplo, os rostos das pessoas têm mais detalhes. A qualidade ruim demonstra que The great controversy é cópia.
Segunda ilustração pirateada
Observe-se que no canto embaixo à esquerda o nome do autor da ilustração foi trocado pelo nome da editora adventista.
Terceira ilustração pirateada
Observe-se que, embora pouco legível, o nome do autor da ilustração em The history of protestantism aparece no canto embaixo à esquerda. O nome foi borrado, e o nome da editora adventista foi posto à direita logo abaixo da ilustração.
A qualidade da ilustração também é inferior em The great controversy.
Quarta ilustração pirateada
Aqui o pessoal da Pacific Press se descuidou e não apagou a assinatura do autor da ilustração (as iniciais “WR”, as mesmas do primeiro caso), encontradas no canto inferior direito, mas acrescentou o nome da editora no canto inferior esquerdo.
Além disso, a ilustração foi ligeiramente cortada em cima em The great controversy. E sua qualidade também é inferior.
Quinta ilustração pirateada
Nesse quinto caso, além da ilustração estar mais escura e menos nítida em The great controversy, houve pequenos cortes em cima e em baixo. E, tal como nos casos anteriores, o nome do autor foi cortado fora e em seu lugar aparece o nome da editora adventista.
Pirataria!
Pode parecer pesado dizer que ilustrações foram “pirateadas”. Mas não tem como negar: houve, sim, ilustrações pirateadas em O grande conflito.
O que não se sabe é quem foi o responsável pela pirataria. Mas não é impossível que a Ellen tenha aprovado ou até mesmo pedido a inclusão daquelas ilustrações encontradas no livro de Wylie. Afinal, ela acompanhava de perto a publicação de todos os seus livros e, conforme amplamente documentado, ela copiou muitas ideias e até mesmo palavras do livro do escocês.
Manipulação de imagens
O que talvez chame mais a atenção é, conforme se verá, que as ilustrações não foram apenas copiadas. No primeiro exemplo a imagem foi cortada nas laterais e ampliada em cima e embaixo. E em alguns casos a assinatura do ilustrador foi apagada, e em seu lugar foi colocado o nome da editora adventista!
Ilustrações pirateadas em O grande conflito. Será que alguém ousa negar?
Para refletir
O que você sabe sobre os plágios literários feitos pela Ellen White?
Você sabia dessa pirataria de imagens no livro mais famoso da “profetisa” adventista?
Que avaliação você faz da pirataria de imagens denunciada nesta postagem?
Nenhum comentário:
Postar um comentário