Plágio e Ilustrações pirateadas em “O Grande conflito”

À esquerda ilustração no livro The history of Protestantism, escrito por J. A. Wylie e publicado em 1878. À direita a mesma ilustração, pirateada, no livro The great controversy, de Ellen White, edição publicada em 1885. Destaque em vermelho: nome do artista apagado e, em seu lugar, escrito o nome da editora adventista.
RESUMO
  • “O grande conflito”, o mais famoso livro adventista, tem sérios problemas de autoria. A autora copiou o que outros escritores haviam escrito.
  • Mas o problema não é só esse. Na edição do “O grande conflito”, publicada em 1885, as ilustrações foram pirateadas.
  • As imagens reproduzidas aqui mostram que ilustrações foram tiradas de um livro publicado sete anos antes.
  • Além disso, ilustrações foram alteradas, cortando partes da imagem e acrescentando outras.
  • Nomes dos artistas que fizeram as ilustrações chegaram a ser apagados. Em se lugar puseram o nome da editora adventista.
  • Algumas perguntas inconvenientes. Uma delas: Que avaliação você faz da pirataria denunciada nesta postagem?

Plágios adventistas

Hoje quero falar das ilustrações pirateadas em The great controversy [ O grande conflito ], o mais famoso livro escrito pela “profetisa” adventista Ellen White.
Mas, antes disso, é preciso lembrar que os livros “escritos” por Ellen White estão repletos de plágio. Ou seja, a Ellen usou ideias e palavras de outro autores como se fossem dela. Aliás, esse é um problema que vem sendo denunciado e documentado há muitos e muitos anos. Há até mesmo estudos encomendados pela direção da própria Igreja Adventista do Sétimo Dia que comprovaram que, em boa parte de The desire of the ages [O desejado de todas as nações], a Ellen copiou muito, mas muito mesmo.1

Problema com ilustrações de O grande conflito

Mas pouco se fala de uma denúncia feita por Walter T. Rea em 1982. No livro The White lie,2 o autor, que na época ainda era pastor adventista, não apenas acusou de plágio várias obras de Ellen White, mas também demonstrou que até ilustrações encontradas em O grande conflito foram roubadas de outro livro.
Isso aconteceu na terceira edição do livro O grande conflito, de autoria da Ellen White. Essa terceira edição foi publicada em 1885 pela editora Pacific Press, situada na cidade de Oakland, Califórnia, e é a única que foi publicada com ilustrações.3
Conforme denunciado por Rea, as ilustrações foram copiadas de The history of Protestantism [A história do protestantismo], livro escrito pelo escocês J. A. Wylie e publicado em 3 volumes em 1878.4
fonte: aqchivewhite, noasd.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário