Juízo Investigativo Adventista Versus VERDADE BÍBLICA


Em suma, adventistas ensinam que
1- a profecia de 2300 dias de Daniel 8 foi uma profecia de 2300 anos
2- a profecia de 2300 dias concluída em 1844

Após 23 anos estudando a teoria do Juízo Investigativo da igreja adventista eu detectou diversos problemas e contradições, fiz diversos questionamentos a pastores e líderes, e fui perseguido por fanáticos dessa igreja. Este estudo examinará os ensinamentos da Igreja Adventista do Sétimo Dia sobre Daniel 8 e a profecia de 2300 dias à luz da sã doutrina.

Os adventistas do sétimo dia têm uma compreensão única e equivocada de Daniel 8, diferente de qualquer outra denominação cristã.

1. Eles dizem que o chifre de Daniel 8 é Roma - O teólogo adventista pioneiro JN Andrews escreve:
"Consequentemente, as atividades atribuídas a esse 'chifre' em Daniel 8: 10-13,23-25; 11:31; e 12:11 devem ser entendidas como abraçando a Roma pagã e papal em seu escopo ".

O pioneiro adventista Uriah Smith nos garante que não pode haver outra explicação:
" Roma atende a todas as especificações da profecia. Nenhum outro poder as encontra. Portanto, Roma, e nenhum outro, é o poder em questão ." 2

De acordo com os ensinamentos da ASD, o chifre de Daniel 7 e o chifre de Daniel 8 têm o mesmo poder.

Durante o período de 2300 dias, o pequeno chifre de Daniel 8 está supostamente profanando o santuário celestial. Eles afirmam que isso começou com a Roma pagã e depois se tornou a Roma papal:
"Pelo chifre pequeno 'o sacrifício diário foi retirado.' Este chifre simbolizou Roma em toda a sua história, incluindo suas duas fases, pagã e papal ".
" A transgressão da desolação. Este termo abrange os sistemas pagão e papal da religião falsa em conflito com a religião de Deus".
A ação do chifre de tirar o "diário" refere-se às atividades do papado e da Roma pagã. De acordo com o comentário bíblico da ASD :
"O termo 'diário' - 'contínuo' - refere-se ao ministério sacerdotal contínuo de Cristo no santuário celestial e à verdadeira adoração de Cristo na era do evangelho; que a retirada do 'diário' representa a substituição por o papado da unidade compulsória em uma igreja visível no lugar da unidade voluntária de todos os crentes em Cristo, da autoridade de uma cabeça visível - o papa - no lugar da de Cristo, a cabeça invisível da igreja, de um hierarquia sacerdotal no lugar do acesso direto a Cristo por todos os crentes, de um sistema de salvação pelas obras ... do confessionário e do sacrifício da massa no lugar da obra mediadora de Cristo como nosso grande sumo sacerdote ... "

"... o chifre pequeno é um símbolo da Roma imperial, bem como da Roma papal ... suas atividades também podem ser entendidas como aplicáveis ​​à Roma pagã ... Assim, o 'diário' também pode se referir ao templo terrestre e seus serviços e a retirada do 'diário' para a desolação do Templo pelas legiões romanas em 70 dC e a conseqüente cessação do sistema de sacrifício ".

2. Os 2300 dias são 2300 anos - os adventistas do sétimo dia aplicam o "princípio profético do dia do ano" para converter os "dias" em "anos":
"Quais são os 2300 dias ou '2.300 noites de manhã', como o hebraico original lê? 
De acordo com Gênesis 1, uma" tarde e manhã "é um dia. ... um período de profecia simbólica também é simbólico: um profético dia representa um ano. Assim, como muitos cristãos ao longo dos séculos acreditaram, os 2300 dias de Daniel 8 significam 2300 anos literais ".

3. Os 2300 dias começam em 457 aC e terminam em 22 de outubro de 1844 
 Não há data de início dada na Bíblia para a profecia de 2300 dias. A fim de obter uma data de início para os 2300 dias, eles tentam conectar a profecia de Daniel 8 à profecia de 70 semanas de Daniel 9, que eles alegam ter uma data de início de 457 aC.
Os 490 anos terminaram em 34 dC Quando cortamos 490 anos dos 2300 anos, ficamos com 1810 anos, já que os 2300 anos estendiam 1810 anos. além de 34 dC, eles atingem o ano de 1844. " 7

4. O "santuário" de Daniel 8: 13-14 é o santuário celestial.
 De acordo com o comentário bíblico da ASD :
"Como os 2300 anos nos projetam para a era cristã, o santuário não pode se referir ao templo em Jerusalém , que foi destruído em 70 dC. O santuário da nova aliança é claramente o santuário no céu ". 

5. A purificação do santuário refere-se ao Dia da Expiação - os adventistas do sétimo dia ensinam que Cristo iniciou uma fase especial de ministério em 1844. Naquela época, ele se mudou do Lugar Santo para o Lugar Santíssimo e iniciou um trabalho de julgamento investigativo dos justos:
"... Cristo veio ao Ancião dos Dias e começou a fase final de Seu ministério sacerdotal no santuário celestial. Esse ministério era o antítipo da limpeza do dia da Expiação no santuário que Daniel 7 descreve como o pré-advento do Advento. julgamento investigativo "

Os 2300 dias começaram em 457 aC e terminaram em 1844 dC. Durante esse período, o chifre de Daniel 8 deveria profanar o santuário. Segundo os ensinamentos da  ASD, isso começou com a Roma pagã pisando sob o santuário terrestre, e depois se tornou a Roma papal pisando sob o santuário celestial. Isso apresenta uma série de dilemas:
Roma não teve nenhum contato com a nação judaica até 161 aC. 
Como o chifre pequeno poderia ter começado sua profanação em 457 aC, 296 anos antes de entrar em contato com o estado judeu? 
Roma não teve parte alguma nas atividades de 457 aC e, portanto, não poderia ser o "chifre pequeno" descrito em Daniel 8.

Roma viveu em paz com a nação judaica e nem sequer molestar os judeus até depois da Palestina tornou-se parte do Império Romano em 63 aC. Como o chifre pequeno poderia pisar o Santuário por quase 400 anos, quando nunca interferiu no serviço do santuário durante esse período?

Se a Roma papal é o chifre de Daniel 8 durante a última parte dos 2300 dias, o que aconteceu com a Roma papal em 22 de outubro de 1844? 
De repente o papado parou de profanar o santuário em 1844? 
Foi "quebrado sem mão" (vs. 25) em 1844? 
Por que não há evento na história papal que coincida com o fim dos 2300 dias?

A "unidade obrigatória em uma igreja visível" terminou em 1844?
"A autoridade de uma cabeça visível - o papa" terminou em 1844?
A "hierarquia sacerdotal" cessou em 1844?
"Um sistema de salvação pelas obras" parou em 1844?
"O confessionário e o sacrifício da massa" pararam em 1844?

Não, não, não, não, não! 
Nenhuma das atividades desoladoras da Roma papal cessou em 1844.

Se a Roma pagã não perseguiu os judeus nem interrompeu os sacrifícios em 457 aC, e se não há nenhum evento na história papal que coincida com o fim dos 2300 dias em 1844, então como podemos anexar Roma a essa profecia?

Quem lê o capítulo inteiro de Daniel 8 verá um evento logicamente após o outro. Os eventos ocorreram na história exatamente em alguma ordem:

Como o chifre pequeno poderia profanar o santuário em 457 aC, quando a profecia nem sequer o mostrou surgir até depois de 301 aC?

"Mas, no fim do seu reinado, quando acabarem os prevaricadores, se levantará um rei, feroz de semblante, e será entendido em adivinhações." Daniel 8:23

Não há dúvida de que Gabriel está aqui identificando o "chifre pequeno" do versículo 9 como o "rei do semblante feroz".
A palavra hebraica para "rei" no versículo 23 é melek , e significa "um rei; rei, real" (de Strong ). 
A palavra, melek , nunca é traduzida como "reino, poder mundial ou império".

Gabriel usa a mesma palavra hebraica, melek , para identificar o grande chifre da cabra no versículo 21, que todos os estudiosos da Bíblia concordam que se refere a Alexandre.

No versículo 23 (veja acima), a palavra "reino" vem da palavra hebraica malkuth , que significa "domínio, império, reino, reino, reino, reino" ( Strong ). 
Portanto, Gabriel fez uma distinção óbvia ao usar essas duas palavras. Aqui está o que Gabriel disse:
De um malkuth [domínio, domínio, império, reino] um melek [governante, rei] se levantará.

Os 2300 dias são realmente 2300 anos?

O Dr. Russell Earl Kelly explica:
"A palavra hebraica ímpar para dias em Daniel 8:14 não é a palavra hebraica usual, yom , para dia. Em vez disso, são as palavras hebraicas " ereb-boqer " , que significa" noites à noite "que são traduzidas corretamente em Daniel 8 : 26 (mesmo na KJV). Ao comparar KJV, NASU, NIV e RSV, apenas a versão King James lê incorretamente? Dias.? É importante saber que ocorrem? Ereb (tarde) e boqer (manhã) 48 vezes na KJV como "tarde e manhã" e apenas uma vez como "dias" - em Daniel 8:14! "
Como a palavra hebraica comum para Dia , yom , não aparece em 8:14, essa é provavelmente uma falha fundamental nos cálculos da ASD. 

O chamado princípio do dia-ano pode ser aplicado a esta passagem? 
Dr. Robert Brinsmead escreve:
Existem muitos casos na profecia bíblica em que um dia significa um dia e um ano significa um ano. A Bíblia profetizou que os filhos de Abraão seriam afligidos 400 anos e que os judeus ficariam em cativeiro 70 anos. Aqui, dias são dias e anos são anos.
As "setenta semanas" de Daniel 9 não podem provar o princípio do dia do ano, porque a expressão é realmente "setenta 'setes"' (Dan. 9:24). 
Sabemos que Daniel 9 está falando sobre "semanas de anos", não "semanas de dias", mas esse conhecimento vem do contexto, não da palavra.
A fórmula "um dia durante um ano" não foi usada pelo Novo Testamento, nem pelos primeiros cristãos. Foi sugerido pela primeira vez por um estudioso judeu medieval, e somente depois adotado por alguns expositores cristãos. Atingiu o auge da aceitabilidade nos séculos XVIII e XIX. ...
Se provar que um dia = um ano está cheio de dificuldades, o que diremos sobre provar que 2.300 sacrifícios equivalem a 2.300 anos? 

Os 2300 dias começaram em 457 aC e terminaram em 22 de outubro de 1844?

Os adventistas do sétimo dia fazem afirmações muito incomuns sobre Daniel 8:
Gabriel não conseguiu fazer Daniel entender a visão - particularmente a parte de 2300 dias
Gabriel voltou mais tarde (em Daniel 9) para ajudar Daniel a entender os 2300 dias
Daniel 9 é uma expansão sobre o assunto de Daniel 8
A profecia de 70 semanas é "cortada" a partir dos 2300 dias e, portanto, eles têm a mesma data de início

Primeiro, abordaremos se Gabriel falhou em sua missão de fazer Daniel entender a visão.

William Miller e, posteriormente, Ellen White, Uriah Smith e outros adventistas do sétimo dia, na tentativa de vincular Daniel 8 a Daniel 9, alegaram que Gabriel foi enviado novamente a Daniel, onze anos depois da visão de Daniel 8, para explique a visão de Daniel 8 novamente. Eles afirmam que a última parte de Daniel 9 é uma explicação adicional de Daniel 8. Este ensino é derivado de Daniel 8:27:
"E eu, Daniel, desmaiei, e estive enfermo alguns dias; depois levantei-me e tratei dos negócios do rei, e fiquei espantada com a visão, mas nenhum entendido isso ."

Primeiro, precisamos reconhecer que a palavra que são fornecidos pelos próprios tradutores, e não é no original hebraico. A remoção da palavra torna o significado do versículo ambíguo.
"... fiquei surpreso com a visão, mas ninguém entendeu ."

A que "ninguém entendeu" se refere? 
Ninguém entendeu a visão? 
Ou ninguém entendeu a reação de Daniel à visão? 
Isaac Lesser, um importante estudioso judeu, apresenta o versículo da seguinte forma:
"E eu, Daniel, sofri e fiquei doente por vários dias; depois me levantei e fiz os negócios do rei; fiquei deprimido por causa da aparência; mas ninguém observou."

Para afirmar que Daniel não entendeu a visão - exigindo assim uma segunda visita de Gabriel - é preciso primeiro assumir que o anjo falhou em sua primeira missão. No entanto, em Daniel 8:16, uma voz ordena,
"Gabriel, faça esse homem entender a visão."

Se Daniel estava doente demais para entender a visão, por que Gabriel não o tocou e o fortaleceu da mesma maneira que Elias foi fortalecido por um anjo? (1 Reis 19: 5-7)
 E por que Gabriel esperaria onze anos para voltar a explicar a visão? Por que não no dia seguinte?

Se Gabriel não fizesse Daniel entender a visão, ele estaria desobedecendo a Deus. Além disso, Gabriel seria culpado de praticar o engano, porque no versículo 19 Gabriel diz a Daniel: "Eis que eu te farei saber o que deve ser ..."
 Gabriel falhou? 
Ele mentiu para Daniel? Se alguém é um cristão que acredita na Bíblia, deve-se acreditar que Gabriel obedeceu à ordem de fazer Daniel entender a visão, e é preciso acreditar na própria palavra de Gabriel que ele faria Daniel entender.

Portanto, não há razão para Gabriel voltar onze anos depois para explicar uma visão que ele já havia conseguido explicar!

Segundo, Daniel 9 é uma expansão de Daniel 8?

Argumenta-se que parte da visão de Daniel 8 referente à visão (hebraico mar'eh ) "da tarde e da manhã" (versículo 26) não foi incluída na explicação de Gabriel. Portanto, Gabriel retornou após um período muito longo (11 anos) para terminar de explicar a parte da visão, que é então registrada por Daniel no capítulo 9.

A visão da ASD é que a palavra hebraica para "visão" ( chazown ) é usada em Daniel 9:21 e 24. 
Eles argumentam outra palavra para visão, mar'eh é usada no versículo 9:23, e que estabelece um vínculo entre "visão" ( mar'eh ) de Daniel 9:23 e a "visão" ( mar'eh ) de Daniel 8:26.
 A posição deles é que era o mar'eh da "tarde e manhã" que Daniel não entendeu e precisava que Gabriel voltasse para esclarecê-lo.

Em Daniel 8, a palavra em inglês "visão" é traduzida de duas palavras hebraicas diferentes: mar'eh e chazown . 
Eles diferem um pouco no significado, mas ambos se referem exatamente à mesma visão quando são usados ​​juntos no mesmo capítulo :
"A visão ( mar'eh ) da tarde e da manhã que foi dita é verdadeira: por que calas a visão ( chazown ), pois será por muitos dias." (Dan. 8:26)

Se Gabriel dissesse a Daniel para calar a visão ( chazown ), não seria lógico concluir que, quando ele retornasse onze anos depois para (supostamente) explicar a visão ( mar'eh ), que a visão ( chazown ) ainda estaria fechada acima?

A visão da ASD é refutada quando consideramos que Gabriel foi a Daniel por ordem de Deus, que disse: "Gabriel, faça esse homem entender a visão ( mar'eh )" (Dan. 8:16). 
No entanto, somos informados pela ASD de que essa é a parte da visão ( mar'eh ) que Daniel não entendeu! 
Como dito acima, se isso é verdade, então Gabriel falhou em obedecer a Deus!
A profecia de 70 semanas é "cortada" da profecia de 2300 dias?

Alega-se que o uso da palavra "determinado" no texto que diz: 
"Setenta semanas são determinadas sobre o teu povo e a tua cidade santa" (Dan. 9:24), significa que as 70 semanas (490 anos) são de um período de tempo muito mais longo, ou seja, os 2300 anos.

As palavras "determinar" e "determinado" são definidas na Concordância Analítica de Young para significar: "Marcar de antemão, dizer, ser determinado, aconselhar, aconselhar, perder, julgar / decidir, organizar, determinar / mover-se bruscamente / ser cortado, colocar / colocar / colocar, para concluir / concluir / determinar. "

É uma exegese ruim considerar apenas um significado de uma palavra, em um esforço para estabelecer um fundamento doutrinário, quando é bastante evidente, como neste caso, que a palavra "determinado" tem vários significados. O significado mais evidente é que Deus decretou ou determinou um certo período de tempo, além do qual a nação judaica deixaria de ser reconhecida como Seu povo santo. Se os 490 anos devem ser eliminados de outro período, por que as 2300 manhãs? Por que não interromper a profecia de 1260 dias, ou a profecia de 1290 dias ou a profecia de 1335 dias? Como sabemos que a profecia de 70 semanas não é cortada no meio ou no final da profecia de 2300 anos?

A razão pela qual William Miller interrompeu a profecia de 70 semanas da profecia de 2300 dias foi porque ele precisava de um ponto de partida para sua profecia de 2300 anos. Como a Bíblia não tem data de início, então Miller a vinculou à profecia de 70 semanas para obter uma data de início para os 2300 anos. 
Naturalmente, não faz absolutamente sentido começar a profecia de 2300 dias em 457 aC, porque o santuário não foi desolado até centenas de anos depois.
 O santuário de Daniel 8: 13-14 é o santuário celestial?
"Depois ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do sacrifício contínuo, e da transgressão assoladora, para que sejam entregues o santuário e o exército, a fim de serem pisados?
E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado."
Daniel 8:13,14
Observe a pergunta: " Quanto tempo ... o santuário ... será pisado? "
A resposta é 2300 TARDES E MANHÃS
Isso coloca os adventistas do sétimo dia em um dilema, porque eles insistem que o santuário sendo "purificado" no versículo 14 é o santuário celestial.
 No entanto, de acordo com seus próprios cálculos, o papado não chegou até depois de 476 dC - quase um milênio após o início dos 2.300 anos! 
Quem pisoteava o santuário por 934 anos antes da ascensão do papado?
 Os adventistas do sétimo dia afirmam que Roma pisoteava o templo terrestre em 70 dC quando foi destruído pelos exércitos romanos, mas esse era o templo terrestre, não o celestial. 
Se o santuário é o santuário celestial no versículo 14, como poderia ser o santuário terrestre no versículo 13, já que o versículo 13 é uma pergunta que está sendo respondida no versículo 14?

A verdade é que nunca houve na história humana um período de 2300 anos em que o santuário no céu (ou na terra) foi pisado.

Assim, a profanação do santuário - a profanação da qual deve ser "purificado" (versículo 14) - foi causada pelo sangue de Jesus e, na verdade, começou milhares de anos antes de 457 aC. Se levarmos a lógica da ASD à sua conclusão final, trabalhando de trás para frente a partir do versículo 14, eis o que descobriríamos:
A limpeza do santuário começou em 1844
O santuário está sendo purificado da contaminação dos pecados dos justos, que foram "colocados em Cristo e transferidos, de fato, para o santuário celestial".
Desde que os pecados dos justos foram trazidos ao santuário por Cristo, o sumo sacerdote, ele é o instigador da contaminação.
Assim, Cristo deve ser o pequeno poder da buzina que desola o santuário!

Não é de admirar que tantos pastores e professores da ADS relutem em ensinar ou mesmo discutir essa doutrina, pois é uma bagunça complicada.

Daniel 8:14 está descrevendo os serviços do Dia da Expiação?

Os adventistas do sétimo dia ensinam que os "purificados" de Daniel 8:14 se referem à limpeza que ocorreu durante as atividades anuais do Dia da Expiação descritas em Levítico 16.

Um desafio ao ensino da ASD é que uma palavra hebraica diferente é usada para "purificado" em Levítico 16 ( ta-heer ). A palavra hebraica para "purificado" em Daniel 8:14 é tsa-daq . 
A palavra hebraica tsa-daq é usada 41 vezes no Antigo Testamento, e Dan. 8:14 é a única vez que a palavra é traduzida como "purificada". 

O terrível dilema adventista

Daniel 8: 11-12 diz que o "chifre pequeno" foi quem "derrubou" o "santuário". 
No contexto de Daniel 8, é o "chifre pequeno" que causou tanta confusão no santuário que precisou ser purificado e justificado.

Aqui está o terrível dilema adventista : eles afirmam que a "purificação do santuário" refere-se ao processo do Dia da Expiação de Levítico 16, em que os pecados de Israel são purificados pelo sangue de Cristo. 
Infelizmente, em nenhum lugar de Daniel 8 achamos que foram os pecados de Israel que profanaram o santuário. Pelo contrário, é o poder do "chifre pequeno" que desolou o Santuário! 
Portanto, a purificação do Santuário, conforme descrito em Daniel 8, não pode se referir ao Dia da Expiação; antes, refere-se à restauração do santuário que foi pisoteada pelo pequeno poder da buzina!

Daniel 8 diz que o santuário foi profanado pelo chifre; ainda assim, os ADS dizem que foi profanado pelos pecados do povo de Deus! É impossível que ambos sejam verdadeiros. Ou o santuário foi poluído pelo chifre (como descrito em Daniel 8) ou poluído pelos pecados do povo de Deus. Qual é?

O estudioso Dr. Raymond Cottrell, explica o terrível dilema adventista :
"O contexto de Daniel 8:14 atribui a profanação do santuário ao chifre. A interpretação da ASD o atribui à transferência de pecados confessados ​​ao santuário celestial pelo ministério sacerdotal de Cristo. Fingir para nós mesmos que a interpretação de Daniel 8:14 no contexto, portanto, seria identificar o chifre pequeno como Cristo. Em outras palavras, não podemos ter o contexto e a interpretação adventista no que diz respeito à própria Bíblia" 

Se alguém for consistente com a lógica da ASD e disser que a limpeza do santuário foi o Dia da Expiação, então somos forçados a concluir que Cristo e Seu povo são o pequeno poder de chifre que poluiu o santuário! 

Considerações adicionais sobre o princípio dia ano 
Jonas profetizou que Nínive seria destruída em 40 dias (Jonas 3: 4), o que não equivalia a 40 anos.

Em Gênesis 6: 3, Deus profetizou que haveria um período de 120 anos antes do dilúvio, que não equivalia a 43.200 anos.

Portanto, é preciso ter cuidado ao aplicar o princípio do dia do ano, especialmente nos casos em que a palavra "dia" nem aparece no texto hebraico, como em Daniel 8:14.



FONTES DE CONSULTA
JN Andrews, A Profecia de Daniel, Os Quatro Reinos, O Santuário e os 2300 Dias
Uriah Smith, Daniel e a Revelação
Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia
Os adventistas do sétimo dia acreditam
Expondo o Adventismo do Sétimo Dia
http://www.tithing-russkelly.com/sda/id18.html.
Raymond Cottrell, Ph.D.
Desmond Ford
Josefo, Antiguidades dos Judeus
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário