Patmos, a ilha grega onde o Livro do Apocalipse foi escrito

Mundialmente conhecida como o lugar onde o apóstolo João escreveu o Livro do Apocalipse, a ilha de Patmos é também um destino ideal para os amantes da natureza graças à sua costa lindíssima. Tem uma área total de 35 km² e uma população de 2.700 habitantes.

Foi na Gruta do Apocalipse em 95 d.C., que o apóstolo João, já com quase 100 anos de idade, teve visões e ouviu as revelações de Deus sobre o fim do mundo, as quais resultaram no Livro do Apocalipse, o último livro do Novo Testamento. A Gruta encontra-se à meia altura de uma montanha. Uma capela, a Capela de Santa Ana, foi construída como entrada para a caverna.

No ano de 1088, o Imperador Bizantino, Alexios I, doou a ilha de Patmos para o monge Cristodoulos, que construiu o Monastério de São João na forma de fortaleza para se proteger de ataques, principalmente dos turcos.

Skala, a maior cidade de Patmos, é onde fica o porto da ilha. É em Skala que estão concentrados a maior parte dos hotéis da ilha. No entanto, é em Chora ou Hora, no alto de uma colina, onde estão as atrações de maior interesse histórico e religiosos – o Mosteiro de São João e a Gruta do Apocalipse -; é o principal lugar de visitação.

A capital de Patmos, Chora, é um povoado do século XIII, que surgiu ao redor do Mosteiro de São João, no alto de uma colina. Com casas brancas e ruas estreitas, Chora não tem hotéis, apenas quartos para se alugar em casas de moradores adaptadas para hospedar turistas.

Em Patmos não há aeroporto. Partindo de Atenas, mais precisamente de Pireus, chega-se à ilha por meio de balsa ou de barco. O destino é o porto de Skala em Patmos. Ao desembarcar, o turista é recepcionado por proprietários de pensões e hotéis.
Patmos não brilha com luzes de bares noturnos nem ressoa ao som de discotecas. Apesar do crescente número de turistas, em Patmos, reina a paz provincial. É uma cidade pacata, sem vida noturna.
Na ilha, há muitas belas praias para se passear ou se desfrutar uma bebida fresca à beira mar, e claro, nadar.
Por seu valor histórico e religioso, além de suas belezas naturais, a ilha de Patmos é um dos lugares do mundo que merece ser conhecido.
 Entrada para a Gruta do Apocalipse através da Capela de Santa Ana
Caverna onde São João ouviu as revelações do Apocalipse

Monastério de São João

Mosaico na entrada Capela de Santa Ana, a qual dá aceso à Gruta . A imagem representa São João (à direita) e seu discípulo Prócoro, que transcreveu as visões descritas por São João

O Monastério de São João, da igreja Católica Ortodoxa, construído na forma de fortaleza

O povoado de Skala




Nenhum comentário:

Postar um comentário