Durante décadas, especialistas procuram a furtiva área de Ziclague, escrita na Bíblia como tendo sido refúgio para Davi concedido pelo rei dos Filisteus, Aquis.
Pesquisadores da Universidade Hebraica, da Autoridade de Antiguidades de Israel e da Universidade de Macquarie da Austrália encontraram na área de Kiryat Gat, restos de um povoado onde o futuro rei Davi havia se refugiado do rei Saul.
A partir desse ponto, conhecido como Ziclague, Davi seguiu trajetória até Hebron, onde foi coroado como rei.
Na área, arqueólogos encontraram dezenas de artefatos de cerâmica de mais de 3.000 anos de idade.
As escavações começaram em 2015 na cidade de Khirbet a-Ra'i, uma área localizada no deserto da Judeia. As escavações ocorreram em uma área de aproximadamente um quilômetro quadrado, onde os destroços de Ziclague foram descobertos.
O nome diferenciado do local pertence a uma linguagem canaanita-semítica, além de ser um nome filisteu, que foi outorgado por um povoado de imigrantes vindos do mar Egeu, informa o The Times of Israel.
Como prova de que a área seja dos tempos dos filisteus, entre os séculos XII e XI a.C., há grandes estruturas de pedra, revelando detalhes sobre a civilização filisteia. Além de haver depósitos e tigelas de cerâmica, encontrados debaixo das estruturas dos prédios, acreditando que foram colocados no local para atrair boa sorte nas construções.
A descoberta ocorreu em outra comunidade rural da era do rei Davi, sendo destruída depois de um intenso incêndio.
Alguns dos utensílios de cozinha foram encontrados em diversas salas e são iguais aos encontrados na cidade de Khirbet Qeiyafa, conhecida na Bíblia como Shaaraim.
Fonte: Sputnik
Nenhum comentário:
Postar um comentário