O Reino de Deus e as parábolas

Disse mais: A que assemelharemos o reino de Deus? Ou com que parábola o apresentaremos?” (Mc.4.30)
Antes de um rei se encontrar com os governantes de uma nação, uma comitiva era enviada para preparar o caminho, averiguando o ambiente e a disposição daqueles que o receberiam, preparando tudo para que o rei fosse bem recebido com toda a dignidade necessária. A chegada de Jesus foi antecedida por uma comitiva, também: anjos anunciaram o nascimento de Jesus (Lc.1.26-38; 2.8-20), profetas falaram acerca do menino (Lc.2.25-38) e um grande profeta surgiu no meio do povo preparando o caminho do Senhor (Is.40.3; Mt.3.1-12). Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando o arrependimento, preparando o povo para seu encontro com o grande Rei Jesus (Mt.3.1-10).
Todavia, os judeus esperavam a manifestação do poder de Deus, salvando Israel de seus inimigos, por meio da vitória política do Messias que reinaria para sempre em Israel, fazendo da nação a glória do mundo. O acesso a este reino se daria por meio da completa obediência à Lei pregada todos os sábados nas sinagogas judaicas. Por isso, os líderes colocavam fardos pesados nas costas do povo, exigindo leis e mais leis como critério para agradar a Deus e alcançar a benevolência do Senhor. Desta forma, um povo vazio de coração, mas cheio de tradições, caminhava perdido sem saber para onde ia.
João Batista foi enviado para preparar o povo para seu encontro com Jesus. A mensagem do profeta consistia em vida coerente com o temor do Senhor, a fim de que as pessoas não vivessem apenas de aparência. Depois que o povo foi preparado por João Batista, tendo sido batizado como sinal de purificação, Jesus apareceu entre os judeus, pregando o arrependimento e a aproximação do Reino de Deus: “Arrependei-vos, porque está próximo o Reino dos céus” (Mt.3.2). Agora o Reino estava oficialmente se aproximando e a prova disso era a presença do Filho do Grande Rei que ia à frente para subjugar o império inimigo com Seu poder (Lc.11.20-22), como um grande general do exército de Seu Pai.
Jesus desenvolveu largamente o tema sobre o Reino dos Céus, apresentando as várias características do Reino de Deus e a forma como ele poderia ser alcançado por aqueles que nele desejavam entrar. Contrariando muitas expectativas apocalípticas, extremamente sensacionalistas, correntes entre os judeus da época, Jesus veio sem alarmes nem exército celestial; sem armas ou qualquer declaração de guerra. Ele nasceu entre o povo, viveu entre o povo e não possuiu nenhuma glória aparente. Por esta razão, mesmo vendo os sinais e maravilhas que Jesus realizava, as multidões estavam confusas sem saber, ao certo, quem era Jesus, pois Ele contrariava as expectativas transmitidas pelos estudiosos de diversas seitas judaicas.
O conteúdo da maioria das parábolas contadas por Jesus é o Reino de Deus, anunciado como cumprimento das promessas do Senhor, feitas por todo o Antigo Testamento. Esse Reino é de caráter escatológico e as parábolas apontam para o processo pelo qual se realizaria a sua chegada. Dentre os diversos estilos retóricos disponíveis em sua época, Jesus escolheu as parábolas para falar da presença do Reino de Deus e de sua manifestação escatológica presente-futura. Não há nenhum indício de que Jesus tenha sido helenizado, portanto é certo dizer que Ele fez uso das parábolas como recurso encontrado dentro das Escrituras do Antigo Testamento, lidas todos os sábados nas sinagogas.
Em 2 Samuel 12.1-9, as Escrituras revelam o encontro entre o profeta Natã e Davi quando aquele apontou o pecado que este cometera, contando-lhe uma parábola sobre um homem rico e outro pobre. Davi compreendeu muito bem o sentido da parábola, ao ser apontado como alvo da mesma. E, ao compreendê-la, Davi pode enxergar a gravidade do pecado que havia cometido. Neste caso, a parábola de Natã cumpriu dois propósitos: 1) Primeiramente, a parábola ocultou a Verdade dos olhos de Davi. Por esta razão, Natã pode exortar Davi sem que este percebesse, pois apesar de simples, a parábola não fazia direta referência ao que ele havia feito; 2) Em segundo lugar, a parábola aproximou o insensível coração de Davi da mensagem que o profeta Natã tinha para ele. Após revelar a chave de interpretação da parábola, a mensagem veiculada pela parábola se tornou clara, abrindo os olhos de Davi para o problema em questão. De forma semelhante, Jesus contou parábolas que cumpriam duplo papel, pois ocultavam a Verdade das multidões enquanto revelavam o caráter do Reino de Deus para aqueles que recebiam a chave hermenêutica das parábolas.
Assim, Jesus cumpriu o que foi dito pelos profetas: “Abrirei os lábios em parábolas e publicarei enigmas dos tempos antigos.” (Sl.78.2). Seu propósito, na escolha deste estilo literário, não ficou oculto dos discípulos: “Respondeu-lhes Jesus: A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam; e, ouvindo, não entendam” (Lc.8.10; Mt.13.34-35). O objetivo de Jesus era tornar a mensagem obscura para as multidões enquanto Ele a revelava para os seus discípulos. Todavia, nem todas as parábolas eram difíceis de serem entendidas, pois Jesus também as utilizou com o propósito de transmitir uma mensagem clara para os líderes do povo, o que comumente era feito para revelar os pecados deles (Mc.12.12). Sendo assim, a parábola era um estilo literário adequado para cumprir os dois objetivos de Jesus: revelar e ocultar. Quando Jesus queria tornar o ensino obscuro, então Ele contava narrativas que eram de difícil reconhecimento das similaridades. Quando Jesus queria ser compreendido por meio da parábola, tornando clara sua mensagem, então Ele contava uma narrativa de fácil compreensão e reconhecimento das similaridades, desafiando seu público a que buscasse fazer a vontade de Deus no dia a dia, nas coisas elementares da vida cotidiana.
Mateus é o principal propagador das parábolas de Jesus. Conforme alguns estudiosos, seu evangelho está estruturado em cinco blocos, com ações e discursos de Jesus sobre o Reino, que são encerrados com a expressão: “quando Jesus acabou de proferir estas palavras” (Mt.7.28; 11.1; 13.53; 19.1; 26.1). Em cada um desses blocos, Jesus apresenta um ensino sobre o Reino dos céus, fazendo extenso uso das parábolas. Nas parábolas, Jesus fala da natureza, progresso, características, valor e lutas do Reino de Deus. Ainda que possam ser fictícias, as parábolas são criadas a partir da vida diária do povo, se constituindo numa simples e bem objetiva narrativa que veicula uma mensagem central. Os detalhes nem sempre têm alguma relevância para seu entendimento, pois o foco está no propósito central. O contexto histórico das parábolas de Jesus é, naturalmente, o contexto do próprio Jesus e de seu público-alvo. Como as parábolas são dirigidas a um público específico, pode-se dizer que a narrativa de cada uma delas é tirada do contexto de seus ouvintes, judeus da Galiléia e/ou Judéia, do início do primeiro século da era cristã. Desta forma, Jesus aproximou a mensagem do Reino de Deus para o dia a dia da multidão que o escutava, tornando palpável a vida do Reino de Deus, enquanto desafia seus ouvintes a darem alguma resposta prática.
As parábolas nos contam que Deus manifestaria sua graça, mas também seu juízo com a chegada do Reino. Ele salvaria um povo que não o conheceu antes, mas, também, rejeitaria aqueles que tendo conhecimento não o serviram. O Reino de Deus, portanto, mostraria o poder de Deus para vencer o mal e, também, para, graciosamente, salvar os pecadores perdidos. Este Reino é presente e também futuro. É presente, pois ele já estava chegando, atacando o exército inimigo, avançando sobre o império das trevas para tirar dele cada uma das ovelhas do Senhor (Cl.1.13; Lc.11.20). Aqueles que fossem tirados do império das trevas desfrutariam das bem-aventuranças do Reino de Deus, pois o “coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar” (Jo.16.22). Os discípulos de Jesus desfrutariam da “justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Rm.14.17), presentes no Reino de Deus que estava chegando, e ampliariam seus horizontes, pois o Reino começaria pequeno como um grão de mostarda e cresceria como uma grande árvore (Mt.13.31-33).
Enquanto Jesus não volta, o Reino de Deus estará presente neste mundo pecador, mostrando seu poder sobre as trevas por meio da libertação dos pecadores. Quando todos os escolhidos de forem tirados do império das trevas, ou seja, o último pecador eleito na eternidade se converter, então o Reino de Deus se manifestará com poder julgador, trazendo juízo sobre o império das trevas (Mt.26.29). Após derrotar completamente o império das trevas, o Reino de Deus será o único reino presente no mundo e, então, terá, finalmente, chegado em sua completude. Desta forma, o Reino de Deus anunciado por Jesus tanto estava chegando naqueles dias quanto ainda teria sua presença completa concretizada apenas no futuro. Tudo isso, Jesus revelou aos seus discípulos por meio de parábolas. Para alguns, essas parábolas ocultaram a beleza e glória do Reino de Deus, mas para os que são salvos, as parábolas esclarecem a grandeza e profundidade do Reino dos Céus, trazido por Cristo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ADRIANO FILHO, José. Mudanças de paradigma e interpretação das parábolas evangélicas. Portal da Universidade Metodista de São Paulo: Revista Estudos de Religião, v. 26, n. 42, 2012, p.52-64. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ER/issue/view/233. Acesso em 05 de agosto de 2014.
GUIMARÃES, Laércio Rios; BASTOS, Neusa Maria O. B. Revelação e Ocultamento nas Parábolas do Reino em Mateus Capítulo 13. Universidade Estadual Paulista: Anais do X SEL – Seminário de Estudos Literários, 2010. Disponível em: http://sgcd.assis.unesp.br/Home/PosGraduacao/Letras/SEL/anais_2010/laerciorios.pdf. Acesso em 05 de agosto de 2014.
JEREMIAS, Joachim. Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2008, p.69-79.
LADD, George Eldon. Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2001, p.43-126.
NUNES, Leonardo Godinho. A Parábola do Semeador no Evangelho de Mateus. Centro de Pesquisa de literatura Bíblica: Revista Hermenêutica, vol.7, 2007, p.57-84.
SALGADO, Samuel de Freitas. A inclusão da ovelha perdida - Exegese de Lucas 15. 4-7. Faculdade de Teologia IV Centenário: Âncora revista digital de estudos em religião, vol. 4, 2008. Disponível em: http://www.revistaancora.com.br/revista_4/01.pdf. Acesso em 05 de agosto de 2014.
SANOKI, Koichi. Parábola: Um gênero literário. Faculdade de Teologia da PUC-SP: Revista Eletrônica Espaço Teológico, vol. 7, nº 12, 2013, p.102-112. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/reveleteo/article/view/17365/12893. Acesso em 05 de agosto de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário