Criança encontra tesouro viking do século X no mar Báltico

Moedas, anéis, pérolas e pulseiras de prata de mais de mil anos foram descobertos na ilha alemã de Ruegen, no mar Báltico, informa a agência de notícias AP.

As primeiras descobertas foram localizadas no mês de janeiro na região de Schaprode por dois arqueólogos amadores, um deles de apenas 13 anos de idade.

"Trata-se do maior tesouro deste tipo de moedas no sudeste da região do Báltico", sublinha o comunicado divulgado nesta segunda-feira (16) pelo centro arqueológico de Mecklemburgo, no norte da Alemanha. O tesouro conta com cerca de 600 moedas e joias diferentes.

Rene Schoen e o menino Luca Malaschnitschenko estavam usando detectores de metal até que encontraram a primeira moeda e pensaram inicialmente se tratar de lixo de alumínio, foi aí que uma equipe arqueológica se juntou às buscas e às escavações.
Os cientistas afirmaram que cerca de cem moedas foram cunhadas na era de Harald Gormsson, rei viking do século X, também conhecido como Harald Bluetooth (Dente Azul), que introduziu o cristianismo na Dinamarca.
O apelido do rei foi derivado do fato de Harald Gormsson ter um dente morto da cor azul, mas hoje em dia o nome é conhecido pela tecnologia sem fio Bluetooth inventada pela companhia sueca Ericsson. A empresa designou assim a tecnologia depois da habilidade do rei de reunir a Escandinávia antiga.



Nenhum comentário:

Postar um comentário