ARQUEÓLOGOS ACHAM LOCAL DE NASCIMENTO DOS DISCÍPULOS DE JESUS


A cidade perdida de Julias foi construída sobre a aldeia judaica de Bethsaida na Galiléia, que acredita ser o lugar do nascimento dos apóstolos Pedro, Andre e Felipe.


Arqueólogos israelenses descobriram o que pode ser a cidade perdida de Julias, onde acreditam ser o local de nascimento dos três dos apóstolos de Jesus: Pedro, Andre e Felipe.

Os restos foram descobertos durante uma escavação em Beit Habek, na Reserva Natural do Vale de Bethsaida, no norte de Israel. Mordechai Aviam, do Instituto Kinneret de Arqueologia está liderando a escavação que acaba de completar dois anos.

De acordo com o historiador romano judeu Josephus Flavius, o filho do rei Herodes construiu a aldeia de pescadores em Betsaida, uma cidade romana chamada Julias. O novo testamento, em João 1:44 cita Betsaida como o lugar de nascimento dos três discípulos: “Felipe, André e Pedro de Betsaida”. A mesma vila também é mencionada em outro capitulo de João onde se lê: “Eles vieram a Felipe que era de Betsaida na Galiléia”.

Os arqueólogos descobriram uma camada que remonta aos tempos romanos a 2 metros abaixo da “camada bizantina”. Os achados romanos incluem fragmentos de cerâmica e moedas que datam do primeiro ao terceiro século da Era Comum e que reforça a teoria de que os restos de Julias foram encontrados.

“Não era só esta camada, a romana, que era desconhecida. Os pesquisadores alegaram que o local mostrava também indícios de um período antes do bizantino”, disse Aviam. “Nossa maior surpresa foi que no final da escavação, desenterramos a parede de um prédio e ao lado dele um piso de mosaico, bens característicos das casas de banho da época romana. Esta é uma pista que a cidade de Julias pode estar no subsolo”.

“Esperamos que descoberta repercuta particularmente entre os pesquisadores do cristianismo primitivo, do Novo Testamento, daqueles que estudam a história da terra de Israel e da Galiléia judaica no período do Segundo Templo”, disse Aviam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário