Gigante estrutura monumental descoberta em Petra


"Apesar de estar situada a menos de um quilómetro do centro da cidade, esta plataforma até agora tinha passado despercebida", explica uma das investigadoras.

Uma equipa de arqueólogos descobriu, enterrado nas areias de Petra, na Jordânia, um novo monumento com mais de 2000 anos. A estrutura retangular, identificada inicialmente com recurso a imagens por satélite, mede 56 por 49 metros - é quase tão comprida como uma piscina olímpica e duas vezes mais larga.

Os investigadores, Sarah Parcak e Christopher Tuttle - que publicaram o estudo na revista científica The American Schools of Oriental Research -, afirmam que a plataforma agora descoberta não encontra paralelo nos restantes monumentos do complexo.

"Sabia-se que alguma coisa estava ali, mas até agora ninguém tinha dedicado muita atenção ao que poderia estar escondido naquela zona", explica Tuttle. Também Sarah Parcak se mostrou surpreendida com o resultado das pesquisas: "Petra é um complexo enorme e, apesar de esta plataforma estar situada a menos de um quilómetro do centro da cidade, até agora tinha passado despercebida".

Pelo formato, acredita-se que a estrutura agora descoberta tenha sido um espaço usado para a celebração de grandes cerimónias. A pesquisa revelou também a existência de uma plataforma mais pequena, situada no interior da maior, com colunas de um dos lados e uma escada no lado oposto.

A cidade de Petra remonta ao século IV antes de Cristo e foi fundada pelos Nabateus, que habitaram a zona geográfica que corresponde atualmente à Jordânia, Iraque, Síria e Líbano.

Em 2007 Petra foi eleita uma das sete novas maravilhas do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário