Silo lado oeste |
Duas coisas me incomodam frequentemente sobre notícias: o que eles dizem e o que eles não dizem. Um exemplo disso é a recente história sobre a igreja bizantina descoberta em Silo. O Telegraph tem o único relatório desta descoberta que eu já vi.
Gostaria que não tivesse dito: na Manchete: "Igreja da Arca 'encontrada na Cisjordânia
Isso é um bom nome, eu acho, só que não há nenhuma evidência de que a arca estava sempre na igreja ou associada a esta igreja. Sim, a arca da aliança estava na mesma cidade onde a igreja foi encontrada, mas foi cerca de 1.400 anos antes da igreja ser construída.
"A igreja remonta ao final do século 4, e é um dos primeiros lugares formais do culto Cristianismo."
Eu acho que se alguém lê esta história não terá nenhum interesse se não for marcado o "primeiro" ou "um dos primeiros". Mas é um absurdo. Cristãos bizantinos construíram muitas igrejas na Terra Santa antes desta, incluindo a Igreja da Natividade de Belém, a Igreja de Jerusalém do Santo Sepulcro, e a Igreja do Mt. das Oliveiras. Se você contar "a mais antiga igreja já encontrada" do ano passado em Megido, ou melhor a igreja Silo pode afirmar é que ela foi construída nos primeiros cem anos da igreja na Terra Santa. Acho que isso não soa tão emocionante mas é a verdade.
Silo, de leste |
"A equipe da Silo está a considerar a possibilidade de cavar sob os belos mosaicos que já descobertos, a fim de encontrar vestígios da Arca."
Você está a brincar comigo. Ninguém, e eu quero mesmo dizer ninguém, pensa que os vestígios da arca estão debaixo daquela igreja. Talvez, e isso é muito improvável, talvez, há vestígios do tabernáculo debaixo da igreja. Mas a maioria dos estudiosos que se aventuraram a adivinhar acreditam que o tabernáculo foi localizado no lado norte de Silo, enquanto esta igreja está do lado sul.
"Temos que decidir se quer corrigir os mosaicos aqui ou levá-los para um museu", disse Aharonovitch.
Há dois problemas com os mosaicos levados para um museu: 1) Os mosaicos perdem muito da sua importância para o visitante, porque eles são arrancados do seu contexto. É muito melhor para permitir que os visitantes do Silo vejam os mosaicos onde foram descobertos. 2) É improvável que qualquer visitante do museu nunca irá vê-los de qualquer maneira, porque o espaço do museu é muito limitado e o piso de mosaicos são muito comuns.
Mosaico da igreja recém-descoberta |
David Rubin, ex-prefeito de Silo, disse: "Nós acreditamos que, se continuarem a cavar eles remontam ao tempo do Tabernáculo."
Isto implica que os arqueólogos ainda não tenham descoberto restos de Silo do tempo dos israelitas. Na verdade, eles descobriram muito deste tempo nas escavações de Israel Finkelstein na década de 1980.
Eu gostaria que eles tivessem dito:
Esta não é a primeira igreja bizantina descoberta em Silo. Suponho que isso seja um drama quando se aprende que a cerca de 50 metros de uma igreja bizantina foi escavada há 80 anos. A terceira igreja está menos preservada, mas é conhecida como a "Igreja do Peregrino". É bem possível que existam outras igrejas ainda não escavadas.
Ao lado da igreja bizantina a principal parte nem sequer foi escavada. |
A igreja está localizada do lado de debaixo da "Mesquita dos Órfãos" (Jame Yetim). Isso ajudaria o leitor experiente a saber a localização exata da igreja. A mesquita há muito abandonada parece ser intocável, mas gostaria de saber se houve alguma motivação política para não divulgar o local
específico da escavação.
Escavação da igreja bizantina em torno de "Mesquita dos Órfãos" |
A inscrição que menciona Silo é uma prova importante na confirmação da identificação do lugar. A tradução, mesmo provisória, da inscrição seria útil. (Esta é a inscrição em questão. Os teólogos Dr. William Varen e Brian Gee começaram uma tradução da mesma e é: “Senhor Jesus Cristo, lembre-se e considere digno em seu reino Eutonius o bispo santo e que se aproxime de Deus ser iluminado.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário